Reflexões sobre o processo de avaliação da aprendizagem na educação profissional e tecnológica
Carregando...
Data
2023-10-04
Autores
Currículo Lattes
http://lattes.cnpq.br/5192832995110281
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas
Resumo
A avaliação da aprendizagem é um elemento norteador do processo de ensino e
aprendizagem, que vislumbra a construção do conhecimento. A presente pesquisa
objetivou investigar as práticas avaliativas de nove docentes da Educação Profissional
e Tecnológica (EPT) no Instituto Federal de Alagoas – IFAL, Campus Murici – AL.
Consideramos o estudo dessa temática necessária, levando em conta a importância
da avaliação como elemento norteador do processo de ensino e aprendizagem e as
especificidades existentes da Educação Profissional e Tecnológica. Desse modo, esta
pesquisa qualitativa buscou refletir sobre o processo de avaliação na Educação
Profissional e Tecnológica, comtemplando a melhoria da qualidade do processo de
ensino-aprendizagem concebendo circunstâncias para que se promova uma
educação de qualidade. Para tanto se fez necessário, identificar as concepções de
avaliação que nortearam a prática educativa, e verificar os principais instrumentos de
avaliação. Destacamos que para o desenvolvimento desta pesquisa buscamos aporte
teórico nos estudos de Luckesi (1995 - 2011), Hadji (2001), Haydt (2011), Hoffmann
(2001), Kenski (2007), Libâneo (1994 - 2007), dentre outros. Com os resultados
obtidos nesta pesquisa, pode-se constatar a relevância da reflexão sobre o processo
de avaliação da aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica na prática
docente, através da adoção de diversos instrumentos avaliativos que serviram como
elementos norteadores do processo de aprendizagem do aluno e por sua vez,
identificando as possibilidades e necessidades dos alunos da educação profissional
que irão se inserir no mercado de trabalho.
Descrição
Palavras-chave
Educação Profissional e Tecnológica, Avaliação da Aprendizagem, Professor, Vocational and Technological Education, Learning Assessment, Teacher