Do ensino presencial a abruptidão do ensino remoto emergencial(ERE) no contexto da educação profissional e tecnológica

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Data

2021-11-19

Currículo Lattes

http://lattes.cnpq.br/0752072479998535

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Editor

Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas

Resumo

Em decorrência da Pandemia COVID-19, causada por uma mutação do vírus SARS-CoV, em meados de dezembro de 2019, o governo chinês anunciou à rápida proliferação e sua alta capacidade de mortandade. Este processo obrigou uma remodelação no padrão das relações pessoais e educacionais em todo o mundo. Como forma de minimizar a proliferação deste vírus, que se relaciona com síndromes respiratórias graves, necessitou-se o fechamento de ambientes educacionais, exigindo uma alteração, de forma emergencial, nos moldes de ensino, realizando adequações nas metodologias e práticas pedagógicas características do ensino presencial, utilizando-se da massificação do uso das tecnologias para comunicação que tem se acentuado dentro dos moldes sociais. Logo, este estudo objetiva-se a compreender a dinâmica vivida por professores, atuantes no estado de Alagoas em 2020, quanto às capacitações, dificuldades e visões futuras para a realidade vivida dentro de novos modelos educacionais.

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Palavras-chave

Educação, Saber fazer docente, Ensino Remoto Emergencial (ERE), Education, Knowing how to do teaching, Emergency Remote Education (ERE)

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