Uma reflexão sobre o gênero Charge em contexto de ensino-aprendizagem de língua portuguesa em uma turma do 7º ano da rede municipal de Maceió: um relato de experiência no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID
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Data
2024-03-30
Currículo Lattes
http://lattes.cnpq.br/2989627845793878
http://lattes.cnpq.br/6785524944323385
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Editor
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas
Resumo
Este trabalho trata-se de um relato de experiência – aplicação de uma sequência
didática – por licenciandas em Letras-Português, bolsistas do Programa Institucional
de Bolsas de Iniciação à Docência-PIBID, que atuaram em uma escola da rede
Municipal, na região periférica de Maceió. A ideia de aplicação da sequência didática
surgiu através do questionamento sobre quais as reflexões e conexões que o gênero
charge seria capaz de proporcionar aos discentes, tendo em vista que esse gênero
nasce de outros diálogos, portanto, poderia levá-los a pensar acerca do meio social,
econômico e cultural em que estão inseridos. Diante do exposto, a aplicação da
sequência didática, a partir do gênero charge, teve como objetivo promover
reflexões acerca do seu cotidiano. Teoricamente, apoiamo-nos nas contribuições
dos estudos sobre: (i) estudos da língua e linguagem (Lopes, 1994; Bakhtin, 2006;
Fiorin, 2006; Cazzarin, 1995), (ii) letramentos (Soares, 1998, 2001; Silva, 2011;
Kleiman, 1995; Souza, Corti e Mendonça, 2012) (iii) letramento crítico (Janks, 2010;
Duboc, 2016; Takaki, 2012); (iii) o gênero discursivo charge (Miani, 2000; Duarte,
2017; Ramos, 2009; Romualdo, 2000; Agostinho, 1993; Silva, 2004; Oliveira, 2004).
O processo de coleta e construção de dados ocorreu durante a aplicação da
sequência didática, composta por dez aulas divididas em cinco encontros em uma
turma do 7º ano do ensino fundamental, composta por 18 estudantes. Durante o
processo, os estudantes puderam expor suas opiniões a respeito do contexto em
que estão inseridos, como também argumentar e questionar sobre temáticas que
lhes causavam inquietações. A análise desses dados demonstrou que as charges
produzidas pelos estudantes apresentaram um alto nível de criticidade sobre
temáticas da atualidade que estão provocando várias inquietações na sociedade,
como: aposentadoria, saúde pública, segurança e educação pública. Vale ressaltar,
que não interferimos nas produções, bem como não sugerimos temas. Nas
considerações finais, destacamos que os estudos de Língua Portuguesa associados
ao gênero charge proporcionaram o protagonismo dos estudantes, pois eles tiveram
a oportunidade de construir sentidos com o que aprenderam na escola e com as
temáticas que os afetam diariamente, dando, assim, significado a esses
conhecimentos e valorizando suas vivências nesse processo de construção.
Descrição
Palavras-chave
Letras - Português, Gênero Charge, Língua portuguesa - Ensino-aprendizagem, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) - Relato de experiência, PIBID - Enseñanza de Lengua Portuguesa, Gévero Caricatura