A multimodalidade nos livros didáticos de língua portuguesa do ensino médio: um olhar sobre a dimensão linguístico-discursiva do gêneros discursivos multimodais
Carregando...
Data
2023-09-20
Currículo Lattes
http://lattes.cnpq.br/1787999736803865
http://lattes.cnpq.br/2993297218004981
http://lattes.cnpq.br/2993297218004981
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas
Resumo
Os avanços tecnológicos e as demandas sociais de leitura e escrita têm exigido dos sujeitos
capacidades cada vez mais avançadas para a compreensão dos diferentes gêneros
textuais/discursivos produzidos socialmente. Pesquisas recentes têm apontado para a
necessidade de se atentar para as diferentes linguagens presentes nos textos, quer sejam
impressos ou digitais. Como consequência direta desse fenômeno, houve mudanças
significativas na configuração dos materiais didáticos e, consequentemente, com as propostas
que são apresentadas pelos livros didáticos para o ensino da língua materna no ambiente
escolar. Com isso, o objetivo principal desta pesquisa é analisar o tratamento dado aos
gêneros discursivos multimodais em 01 coleção de Língua Portuguesa pertencente ao Plano
Nacional do Livro Didático (PNLD) do Ensino Médio de 2021, que tem suas propostas
ancoradas nos documentos oficiais que estruturaram o Novo Ensino Médio no país. Para
realização deste trabalho foi utilizada a abordagem qualitativa, com a análise documental,
uma vez que ela permite interpretar fenômenos sociais inseridos em um dado contexto social.
Para isso, seguimos o postulado interpretativista fundamentado na teoria sociointeracionista
discutida pela Linguística Aplicada (Moita Lopes, 1994, 2002). O referencial teórico buscou
articular as discussões sobre os gêneros discursivos (Bakhtin, 2009, 2016) e os textos
multimodais (Van Leeuwen 2020; Dionísio 2006/2007, Oliveira 2006, 2007; Rojo, 2012,
2013), dentre outros. Assim, buscou-se compreender a maneira pela qual os gêneros
discursivos multimodais são abordados nos livros didáticos de Língua Portuguesa para que as
reflexões propostas possam contribuir com a melhoria do trabalho do professor e,
consequentemente, com a formação linguística dos alunos do Ensino Médio. No que se refere
aos gêneros discursivos trabalhados no material, o livro faz uso de vários gêneros, todavia, a
maioria deles são utilizados apenas para a identificação e compreensão do conteúdo em
questão, abordando apenas a temática e dispensando a composição e o estilo enquanto
elementos de sua arquitetônica.
Descrição
Palavras-chave
Gênero, Multimodalidade, Livro didático, Professor, Língua portuguesa, Gender, Multimodality, Textbook, Teacher, Portuguese language