Teses e Dissertações Teses e Dissertações defendidas no IFAL Ciências Humanas Educação
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifal.edu.br/handle/123456789/297
Tipo: Dissertação
Título: A promoção da acessibilidade na educação profissional e tecnológica: reflexões sobre cultura surda e libras por meio da oferta de um minicurso a estudantes do ensino médio integrado
Autor(es): Carvalho, Ermans Quintela
Primeiro Orientador: Cavalcanti, Ricardo Jorge de Sousa
Primeiro membro da banca: Fiori, Ana Paula Santos de Melo
Segundo membro da banca: Silva, Jair Barbosa da
Resumo: Esta pesquisa investiga como uma proposta de ensino de Libras para estudantes do Ensino Médio integrado ao Técnico, do Campus Maceió do Ifal, propicia a inclusão de pessoas surdas. O Produto Educacional (PE) Guia para Acesso ao Minicurso “Inclusão, Cultura Surda e Noções de Libras no Ifal” contempla o ensino de termos que visam à introdução dos estudos da Libras, os conhecimentos teóricos e legais acerca da identidade, da cultura e das especificidades educativas do surdo, além de concepções de inclusão no Ifal e na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). O propósito do PE é de favorecer práticas interacionais, bem como diminuir barreiras comunicacionais e estigmatizantes por meio de uma pedagogia inclusiva, transformadora e libertária. Ademais, o estudo se propõe a indicar estratégias para superar limitações quanto à inclusão de pessoas surdas no ambiente escolar do Ifal. O objetivo principal da pesquisa é de problematizar a acessibilidade do aluno surdo com vistas à inclusão lançando mão de uma proposta de ensino de Libras e de aspectos culturais, linguísticos, legais e educacionais das comunidades surdas a estudantes do Campus Maceió do Ifal. A investigação é de abordagem qualitativa, tendo como método a pesquisa-ação, com a inserção do pesquisador no espaço remoto de sala de aula, contando com a colaboração de discentes ouvintes e surdo, de docentes de Libras, de tradutores e intérpretes de Libras e Língua Portuguesa (TILSP), além da equipe multidisciplinar do NAPNE. Os instrumentos da pesquisa incluem a aplicação de questionários semiestruturados e a observação em sala de aula, cujos resultados são utilizados em dois momentos. Primeiramente, na concepção do Minicurso e, posteriormente, para a elaboração do Guia para Acesso ao Minicurso. Os resultados da pesquisa indicam a necessidade de propor estratégias de ensino para aprendizagem da Libras de forma integral numa perspectiva crítico- emancipatória. O PE servirá para a utilização por parte dos estudantes, especialmente, do Ifal, sendo esta proposta de ensino com temática central na inclusão das pessoas surdas na EPT.
Abstract: This research investigates how a proposal for teaching Libras for high school students integrated with Professional Course, from Campus Maceió of Ifal, promotes the inclusion of deaf people. The Educational Product (PE) Guide for Access to the Mini- course “Inclusion, Deaf Culture and Notions of Libras in Ifal” includes the teaching of terms that aim to introduce the studies of Libras, theoretical and legal knowledge about identity, culture and educational specificities of the deaf, as well as concepts of inclusion at Ifal and in Professional and Technological Education (EPT, in Brazil). The purpose of the EP is to favor interactional practices, as well as to reduce communicational and stigmatizing barriers through an inclusive, transformative and libertarian pedagogy. Furthermore, the study proposes to indicate strategies to overcome limitations regarding the inclusion of deaf people in the Ifal school environment. The main objective of the research is to problematize the accessibility of the deaf student with a view to inclusion, using a proposal for teaching Libras and cultural, linguistic, legalit and educational aspects of deaf communities to students from Campus Maceió do Ifal. The investigation has a qualitative approach, using the action research method, with the insertion of the researcher in the remote space of the classroom, with the collaboration of hearing and deaf students, Libras teachers, Libras translators and interpreters and Portuguese Language (TILSP), in addition to the multidisciplinary team of NAPNE. The research instruments include the application of semi-structured questionnaires and classroom observation, whose results are used in two moments. Firstly, in the conception of the Mini-Course and, later, for the elaboration of the Guide for Access to the Mini-Course. The research results indicate the need to propose teaching strategies for learning Libras in an integral way in a critical- emancipatory perspective. The EP will be used by students, especially Ifal, as this teaching proposal has a central theme in the inclusion of deaf people in EPT.
Palavras-chave: Ensino
Educação Profissional e Tecnológica
Inclusão
Produto Educacional
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas
Departamento: Campus Benedito Bentes
Nome do programa: ::Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica/ProfEPT
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifal.edu.br/handle/123456789/297
Data do documento: 14-Dez-2021
Aparece nas coleções:Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ermans Quintela.pdf14,66 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Ermans Quintela-1.pdf548,06 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.