Uma reflexão à luz do letramento crítico sobre produções textuais desenvolvidas por alunos do 1º ano do ensino médio em uma escola pública estadual de Maceió
Carregando...
Data
2019-12-20
Autores
Currículo Lattes
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas
Resumo
O presente trabalho é um estudo de caso de abordagem qualitativa que tem como objetivo geral
compreender uma experiência de trabalho com produções textuais de alunos do Ensino Médio, à luz
do letramento crítico. Uma investigação norteada pela seguinte questão: quais as dificuldades e
avanços linguísticos e culturais que permeiam e conduzem as produções dos alunos? Participaram
do estudo 4 alunos de ambos os sexos na faixa etária de 15 a 19 anos e 1 professora de 57 anos
(amostra). Os instrumentos e técnica usados para coleta e tratamento dos dados foram a entrevista
semiestruturada, a observação sistemática e a análise textual discursiva. Os resultados evidenciam
que os alunos conseguiram discorrer sobre os temas de forma simples e singular tanto no formato do
texto quanto na disposição das ideias. Constata-se assim, que mesmo diante das limitações
morfossintáticas e contextuais existentes, reflexo do distanciar entre a língua culta/padrão e a língua
viva em uso presentes em seus nichos sociais, os alunos do Ensino Médio são seres linguísticos e
culturais em potencial, capazes de escrever de forma coerente e objetiva sobre os fenômenos da
realidade, principalmente se forem conduzidos por práticas discursivas produtoras de sentidos.
Portanto, acredita-se que seja possível incutir, cultivar e desenvolver a arte de produzir textos nos
jovens nas aulas de Língua Portuguesa
Descrição
Palavras-chave
Língua portuguesa, produção textual, letramento crítico