Diversidade linguística e regionalismo na educação básica: um estudo dos livros didáticos PHASES no Colégio Saint Germain

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2025-04-03

Currículo Lattes

http://lattes.cnpq.br/5695504860539061

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

A língua portuguesa, por sua ampla disseminação e diversidade cultural, apresenta variações regionais que refletem identidades e dinâmicas sociais. Nesse contexto, este estudo analisa como a diversidade linguística e o regionalismo é abordado nos livros didáticos da coleção PHASES, utilizados no Ensino Fundamental I do Colégio Saint Germain durante o ano letivo de 2023. A pesquisa concentra-se nos volumes do 2º e 5º anos da disciplina de Língua Portuguesa, adotando um recorte metodológico que valoriza a progressão didática e a profundidade da análise em diferentes etapas da escolarização. Fundamentado nos pressupostos do dialogismo de Bakhtin, o estudo investiga de que forma o regionalismo e a diversidade linguística são representados nesses materiais e quais impactos essa abordagem pode exercer na formação de leitores críticos. A seleção dos volumes visa identificar padrões no tratamento da pluralidade linguística, possibilitando uma compreensão mais ampla da proposta pedagógica da coleção. A metodologia inclui revisão bibliográfica de estudos técnico-científicos, com o intuito de sistematizar conhecimentos e refletir sobre os efeitos dessa abordagem no ensino de Língua Portuguesa. Os resultados apontam para a importância da adoção de materiais didáticos que reconheçam e integrem a diversidade linguística, contribuindo para um ensino mais inclusivo e conectado às realidades socioculturais dos estudantes.

Descrição

Palavras-chave

Letras - Português, Diversidade linguística, Variedade linguística, Regionalismo – Linguística, Livro didático PHASES, Formação de leitores críticos, Linguistic diversity, Regionalism - Linguistic, Language variety, Critical literacy development, Textbook

Citação