Educação alimentar e nutricional no contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT)
Carregando...
Data
2025-07-30
Autores
Currículo Lattes
http://lattes.cnpq.br/0015998542522987
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS - Ifal
Resumo
Esta dissertação tem como objetivo investigar as potencialidades da Educação Alimentar e
Nutricional (EAN) no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), por meio do
desenvolvimento e aplicação de um Produto Educacional (PE) lúdico. A proposta surge da
necessidade de promover práticas pedagógicas inovadoras que integrem conteúdos curriculares a
temas relevantes para a formação integral dos estudantes. A pesquisa, de abordagem qualitativa e
natureza descritivo-exploratória, utilizou o método da pesquisa-ação e foi realizada com estudantes
do 1º ano do Ensino Médio Integrado do IFAL – Campus Satuba. Como intervenção educativa,
elaborou-se o jogo de cartas “Nu-tri-oh – O jogo da alimentação saudável”, que visa fomentar o
protagonismo juvenil, a reflexão crítica e a autonomia nas escolhas alimentares. Os resultados
evidenciaram que o jogo contribuiu significativamente para o aprendizado dos conteúdos
relacionados à alimentação saudável, ampliando o conhecimento dos estudantes sobre os grupos
alimentares, nutrientes e impactos dos hábitos alimentares na saúde. Observou-se, ainda, um
elevado nível de engajamento dos participantes, bem como uma predisposição à mudança de
comportamento alimentar. Conclui-se que o uso de recursos lúdicos no contexto escolar pode ser
uma estratégia eficaz para potencializar a EAN e fortalecer a articulação entre teoria e prática,
promovendo a formação de sujeitos conscientes, críticos e socialmente comprometidos com sua
saúde e bem-estar.
Descrição
Palavras-chave
Educação Alimentar - Nutricional, Ensino Médio Integrado, Prática Alimentar, Educação Omnilateral, Food and Nutritional Education, Integrated High School., Food practices, Omnilateral Education, Educational game
Citação
Maciel Filho, Valdenor Carvalho.
Educação alimentar e nutricional no contexto da educação profissional e tecnológica
(EPT) / Valdenor Carvalho Maciel Filho. – 2025.
110 f. : il.
Orientação: Prof. Dr. Nelson Vieira da Silva Meirelles.
Dissertação - (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica) Instituto Federal de
Alagoas, Campus Avançado Benedito Bentes, Maceió, 2025.