Educação alimentar e nutricional no contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT)

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2025-07-30

Currículo Lattes

http://lattes.cnpq.br/0015998542522987

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS - Ifal

Resumo

Esta dissertação tem como objetivo investigar as potencialidades da Educação Alimentar e Nutricional (EAN) no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), por meio do desenvolvimento e aplicação de um Produto Educacional (PE) lúdico. A proposta surge da necessidade de promover práticas pedagógicas inovadoras que integrem conteúdos curriculares a temas relevantes para a formação integral dos estudantes. A pesquisa, de abordagem qualitativa e natureza descritivo-exploratória, utilizou o método da pesquisa-ação e foi realizada com estudantes do 1º ano do Ensino Médio Integrado do IFAL – Campus Satuba. Como intervenção educativa, elaborou-se o jogo de cartas “Nu-tri-oh – O jogo da alimentação saudável”, que visa fomentar o protagonismo juvenil, a reflexão crítica e a autonomia nas escolhas alimentares. Os resultados evidenciaram que o jogo contribuiu significativamente para o aprendizado dos conteúdos relacionados à alimentação saudável, ampliando o conhecimento dos estudantes sobre os grupos alimentares, nutrientes e impactos dos hábitos alimentares na saúde. Observou-se, ainda, um elevado nível de engajamento dos participantes, bem como uma predisposição à mudança de comportamento alimentar. Conclui-se que o uso de recursos lúdicos no contexto escolar pode ser uma estratégia eficaz para potencializar a EAN e fortalecer a articulação entre teoria e prática, promovendo a formação de sujeitos conscientes, críticos e socialmente comprometidos com sua saúde e bem-estar.

Descrição

Palavras-chave

Educação Alimentar - Nutricional, Ensino Médio Integrado, Prática Alimentar, Educação Omnilateral, Food and Nutritional Education, Integrated High School., Food practices, Omnilateral Education, Educational game

Citação

Maciel Filho, Valdenor Carvalho. Educação alimentar e nutricional no contexto da educação profissional e tecnológica (EPT) / Valdenor Carvalho Maciel Filho. – 2025. 110 f. : il. Orientação: Prof. Dr. Nelson Vieira da Silva Meirelles. Dissertação - (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica) Instituto Federal de Alagoas, Campus Avançado Benedito Bentes, Maceió, 2025.