Book Trailer: uma ferramenta de aprendizagem significativa para desenvolver a competência leitora por meio da multimodalidade e da tradução intersemiótica

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2025-04-25

Currículo Lattes

http://lattes.cnpq.br/8062566003940904

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS - Ifal

Resumo

Esta dissertação objetivou investigar o potencial pedagógico do book trailer — vídeo curto inspirado na lógica dos trailers cinematográficos — como instrumento didático para o desenvolvimento da competência leitora no contexto da educação profissional e tecnológica. A pesquisa foi realizada com estudantes de um curso técnico integrado ao ensino médio de um campus do Instituto Federal da Bahia, a partir da aplicação de uma sequência didática composta por seis oficinas. Fundamentado em teorias da leitura multimodal, dos multiletramentos, da tradução intersemiótica, da intermidialidade, das metodologias ativas e da aprendizagem significativa, o estudo analisou como a mediação literária por meio das tecnologias digitais da informação e comunicação pode promover práticas leitoras mais significativas, críticas e contextualizadas. Os dados foram coletados por meio de um questionário com escala Likert e analisados por meio de codificação e análise temática, na qual emergiram três temas principais: (1) compreensão da linguagem multimodal e tradução intersemiótica; (2) uso das tecnologias digitais no ensino da literatura; e (3) experiência com metodologias ativas e aprendizagem significativa. Os resultados indicaram que o book trailer parece favorecer o engajamento dos estudantes, ampliar o interesse pela leitura literária e possibilitar a construção de sentidos por meio da articulação entre recursos linguísticos, estéticos e tecnológicos. A pesquisa também aponta os desafios da implementação dessas práticas em contextos públicos, como limitações materiais e de tempo, mas sugere caminhos possíveis para sua replicação e ampliação. Conclui-se que o book trailer, enquanto prática de leitura e tradução intersemiótica, pode contribuir para a formação leitora no ensino tecnológico integrado, alinhando-se às demandas contemporâneas da educação crítica e multimodal.

Descrição

Palavras-chave

Educação Profissional e Tecnológica, Linguagem Multimodal, Multiletramento, Multiliteracies, Multimodality, Intermediality

Citação