Book Trailer: uma ferramenta de aprendizagem significativa para desenvolver a competência leitora por meio da multimodalidade e da tradução intersemiótica
Carregando...
Data
2025-04-25
Autores
Currículo Lattes
http://lattes.cnpq.br/8062566003940904
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS - Ifal
Resumo
Esta dissertação objetivou investigar o potencial pedagógico do book trailer — vídeo curto inspirado na lógica dos trailers cinematográficos — como instrumento didático para o desenvolvimento da competência leitora no contexto da educação profissional e tecnológica. A pesquisa foi realizada com estudantes de um curso técnico integrado ao ensino médio de um campus do Instituto Federal da Bahia, a partir da aplicação de uma sequência didática composta por seis oficinas. Fundamentado em teorias da leitura multimodal, dos multiletramentos, da tradução intersemiótica, da intermidialidade, das metodologias ativas e da aprendizagem significativa, o estudo analisou como a mediação literária por meio das tecnologias digitais da informação e
comunicação pode promover práticas leitoras mais significativas, críticas e
contextualizadas. Os dados foram coletados por meio de um questionário com escala Likert e analisados por meio de codificação e análise temática, na qual emergiram três temas principais: (1) compreensão da linguagem multimodal e tradução intersemiótica; (2) uso das tecnologias digitais no ensino da literatura; e (3) experiência com metodologias ativas e aprendizagem significativa. Os resultados indicaram que o
book trailer parece favorecer o engajamento dos estudantes, ampliar o interesse pela
leitura literária e possibilitar a construção de sentidos por meio da articulação entre
recursos linguísticos, estéticos e tecnológicos. A pesquisa também aponta os desafios da implementação dessas práticas em contextos públicos, como limitações materiais e de tempo, mas sugere caminhos possíveis para sua replicação e ampliação.
Conclui-se que o book trailer, enquanto prática de leitura e tradução intersemiótica, pode contribuir para a formação leitora no ensino tecnológico integrado, alinhando-se às demandas contemporâneas da educação crítica e multimodal.
Descrição
Palavras-chave
Educação Profissional e Tecnológica, Linguagem Multimodal, Multiletramento, Multiliteracies, Multimodality, Intermediality