Utilização de sequências didáticas no estudo de progressão aritmética associada à soma de Gauss

Nenhuma Miniatura disponível

Data

2022

Currículo Lattes

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Este trabalho visa mostrar o que é uma sequência didática usando o ensino de progressões aritméticas como uma forma de apontar como fazer uma sequência didática, aplicando Soma de Gauss a situações simples do cotidiano. Inicialmente se abordará a Soma de Gauss, em seguida progressões aritméticas, mostrando como se pode estudar as progressões utilizando a Soma de Gauss. Posteriormente, serão apontadas algumas aplicações da Soma de Gauss ao cotidiano e os conceitos utilizados no trabalho para a compreensão do mesmo. Posteriormente, serão trazidos exemplos de sequências didáticas e será discutido o modelo de sequência elaborado. Por fim se trará uma sequência didática para o estudo das progressões aritméticas a qual abordará algumas noções de progressões aritméticas e suas propriedades, analisando a origem dessa Soma e a história de Gauss, para que, desse modo cheguemos à dedução da fórmula da soma de n números naturais. E a partir daí estudarmos os conceitos necessários para o estudo e compreensão da Soma de Gauss e seu uso em progressões aritméticas, conteúdos tais como os Axiomas de Peano e Números Triangulares, tudo isso sempre retornando à forma como o pequeno Gauss resolveu o problema que lhe foi proposto. Chegando, dessa forma às considerações finais onde serão revistos e reafirmados os conceitos utilizados no decorrer do trabalho avaliando a efetividade do mesmo.

Descrição

Palavras-chave

Progressões Aritméticas, Números Naturais, Sequência Didática, Soma de Gauss

Citação