Percepções docentes sobre o uso de recursos digitais: um estudo com professores dos cursos de licenciatura do IFAL-Campus Maceió

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2025-05-13

Currículo Lattes

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

O objetivo geral deste estudo é investigar como os recursos digitais vêm sendo utilizados na prática docente no Instituto Federal de Alagoas – Campus Maceió, a partir dos objetivos específicos que busca compreender as percepções dos professores sobre o potencial pedagógico dessas ferramentas, bem como identificar os principais desafios enfrentados em sua integração ao processo de ensino-aprendizagem. Para dialogar com este trabalho trazemos autores como Freire (1996), Andrade (2011), Kenski (1997), Moran (2007-2015), Valente (2019), Caetano (2015), Larrosa (2002) dentre outros, que nos ajudam a entender a temática. O trabalho compreende que a tecnologia tem se tornado um elemento indispensável na educação contemporânea, especialmente após a pandemia da COVID-19, que impulsionou o ensino remoto e exigiu dos docentes novas competências digitais. Quanto aos aspectos metodológicos, a pesquisa teve caráter quanti-qualitativo e utilizou como instrumentos de coleta de dados um questionário semiestruturado, aplicado via Google Forms. Além disso, realizamos a leitura e análise do Plano Político-Pedagógico Institucional (PPPI) do IFAL e dos Projetos Pedagógicos dos cursos (PPC) de Licenciatura ofertados. A partir das reflexões sobre o uso de recursos digitais na prática docente dos cursos de licenciaturas do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) - campus Maceió, os resultados apontam que, embora os recursos digitais como plataformas educacionais e aplicativos interativos estejam sendo inseridos no contexto educacional dos cursos de licenciaturas do IFAL-campus Maceió, ainda há limitações relacionadas à infraestrutura, à formação docente e à adaptação metodológica. Portanto, para que o uso dessas ferramentas digitais seja significativo, é necessário investir na formação continuada dos professores, na valorização de uma prática pedagógica crítica e na infraestrutura tecnológica.

Descrição

Palavras-chave

Ciências biológicas, Educação – Recursos digitais – Ensino e aprendizagem, Formação de professores - IFAL, Teacher trainin, Education - Digital resources

Citação