Documentário vida e formação: autobiografias educativas de estudantes concluintes do ensino médio integrado do Ifal- Campus Maceió
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Data
2025
Autores
Currículo Lattes
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Resumo
Esta dissertação apresenta os resultados de uma pesquisa em nível de mestrado no
âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica
(ProfEPT), na Linha de Práticas Educativas em EPT, com objetivo de estabelecer,
por meio da produção de um documentário, relações entre o currículo, o mundo do
trabalho e os projetos de vida dos/as estudantes do Ensino Médio Integrado da
Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, de modo a contribuir para a
formação integral, resultando em cidadãos/ãs críticos/as e reflexivos/as diante da
realidade vivenciada, capazes de “realizar linguisticamente objetivos específicos em
situações sociais particulares” (Marcuschi, 2010, p. 31). Para isso, desenvolvemos
uma sequência didática (Zabala, 2010; Schneuwly e Dolz, 2004) cujo objetivo foi a
produção de Autobiografias Educativas (Josso, 2014), uma vez que as narrativas
biográficas contribuem para a compreensão dos processos de formação,
conhecimento e aprendizado. A metodologia adotada é de caráter qualitativo,
seguindo-se o método da pesquisa-ação, embasada em Thiollent (2011), Ibiapina
(2008), Pimenta (2005). O lócus da pesquisa foi o Instituto Federal de Alagoas –
Campus Maceió. Os participantes foram os discentes de uma turma de terceira série
do Curso Técnico em Eletrônica Integrado ao Ensino Médio e a respectiva
professora regente da turma, além de docentes que ministram o componente Língua
Portuguesa no ensino médio integrado, os quais participaram como avaliadores do
Produto Educacional desenvolvido por meio da pesquisa. Os instrumentos de coleta
e produção de dados utilizados foram: questionários de caracterização e avaliação,
notas e diários de campo; produções de texto realizadas pelos/as estudantes
durante a pesquisa, além de registros em áudio e vídeo. Esses dados foram
analisados por meio do método autobiográfico, além de categorias que foram
acessadas com base nos estudos da Linguística Aplicada. As Autobiografias
Educativas dos estudantes participantes apresentam, de modo geral, seu percurso
formativo desde seu ingresso no Ifal - Campus Maceió até o momento em que
produziram suas narrativas e revelaram questões relacionadas às seguintes
categorias: 1) Diversidade de experiências vivenciadas ao longo da formação em
curso; 2) Desafios da transição escolar entre ensino fundamental e ensino médio
integrado à formação profissional e tecnológica; 3) A influência da família como um
fator determinante para o sucesso escolar e profissional; 4) Amadurecimento
pessoal; 5) A escola como o caminho para um futuro melhor. Alguns participantes
apresentaram ainda, em suas Autobiografias Educativas, indícios de transformação,
denominados como momentos-charneira (Josso, 2014), que se destacam por
marcarem rupturas e transformações significativas na trajetória pessoal, acadêmica
e/ou profissional dos participantes. O resultado foi a elaboração do Documentário
“Vida e Formação”, um Produto Educacional na perspectiva da linha de Práticas
Educativas, com o intuito de contribuir com a integração do ensino de Língua
Portuguesa e a formação para o mundo do trabalho, de modo a contribuir para a
formação humana integral dos/as estudantes do ensino médio.
Descrição
Palavras-chave
Autobiografia Educativa, Juventudes, Currículo Integrado, Produto Educacional Documentário, Educação Profissional e Tecnológica.