Documentário vida e formação: autobiografias educativas de estudantes concluintes do ensino médio integrado do Ifal- Campus Maceió

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2025

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Esta dissertação apresenta os resultados de uma pesquisa em nível de mestrado no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), na Linha de Práticas Educativas em EPT, com objetivo de estabelecer, por meio da produção de um documentário, relações entre o currículo, o mundo do trabalho e os projetos de vida dos/as estudantes do Ensino Médio Integrado da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, de modo a contribuir para a formação integral, resultando em cidadãos/ãs críticos/as e reflexivos/as diante da realidade vivenciada, capazes de “realizar linguisticamente objetivos específicos em situações sociais particulares” (Marcuschi, 2010, p. 31). Para isso, desenvolvemos uma sequência didática (Zabala, 2010; Schneuwly e Dolz, 2004) cujo objetivo foi a produção de Autobiografias Educativas (Josso, 2014), uma vez que as narrativas biográficas contribuem para a compreensão dos processos de formação, conhecimento e aprendizado. A metodologia adotada é de caráter qualitativo, seguindo-se o método da pesquisa-ação, embasada em Thiollent (2011), Ibiapina (2008), Pimenta (2005). O lócus da pesquisa foi o Instituto Federal de Alagoas – Campus Maceió. Os participantes foram os discentes de uma turma de terceira série do Curso Técnico em Eletrônica Integrado ao Ensino Médio e a respectiva professora regente da turma, além de docentes que ministram o componente Língua Portuguesa no ensino médio integrado, os quais participaram como avaliadores do Produto Educacional desenvolvido por meio da pesquisa. Os instrumentos de coleta e produção de dados utilizados foram: questionários de caracterização e avaliação, notas e diários de campo; produções de texto realizadas pelos/as estudantes durante a pesquisa, além de registros em áudio e vídeo. Esses dados foram analisados por meio do método autobiográfico, além de categorias que foram acessadas com base nos estudos da Linguística Aplicada. As Autobiografias Educativas dos estudantes participantes apresentam, de modo geral, seu percurso formativo desde seu ingresso no Ifal - Campus Maceió até o momento em que produziram suas narrativas e revelaram questões relacionadas às seguintes categorias: 1) Diversidade de experiências vivenciadas ao longo da formação em curso; 2) Desafios da transição escolar entre ensino fundamental e ensino médio integrado à formação profissional e tecnológica; 3) A influência da família como um fator determinante para o sucesso escolar e profissional; 4) Amadurecimento pessoal; 5) A escola como o caminho para um futuro melhor. Alguns participantes apresentaram ainda, em suas Autobiografias Educativas, indícios de transformação, denominados como momentos-charneira (Josso, 2014), que se destacam por marcarem rupturas e transformações significativas na trajetória pessoal, acadêmica e/ou profissional dos participantes. O resultado foi a elaboração do Documentário “Vida e Formação”, um Produto Educacional na perspectiva da linha de Práticas Educativas, com o intuito de contribuir com a integração do ensino de Língua Portuguesa e a formação para o mundo do trabalho, de modo a contribuir para a formação humana integral dos/as estudantes do ensino médio.

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Palavras-chave

Autobiografia Educativa, Juventudes, Currículo Integrado, Produto Educacional Documentário, Educação Profissional e Tecnológica.

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