Um relato de experiência do projeto de extensão “Graciliano Ramos para formação social de leitores” no ensino em língua portuguesa

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Data

2023-09-04

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INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS - Ifal

Resumo

O presente trabalho se deu da vivencia por meio do projeto de extensão, intitulado “Graciliano Ramos para a formação social de leitores”, desenvolvido em escolas públicas no município de União dos Palmares/AL, no ano de 2018 e 2019 (no Ensino Médio), 2021 (no Ensino Fundamental), com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), pela graduanda Maria Andreia da Silva como bolsista no projeto de extensão no curso de licenciatura em Letras – Português no IFAL – Polo de São José da Laje pela UAB – Universidade Aberta do Brasil. O objetivo no desenvolvendo ao valor da leitura como ato enriquecedor para emancipação social e promoção da cidadania dos indivíduos por meio da leitura crítica e reflexiva, podendo dar sua própria opinião diante do que foi lido\absorvido do conto infanto-juvenil “A terra dos meninos pelados” (1939) de Graciliano Ramos. Dessa forma, o projeto aplicou dois tipos de questionários respondidos pelos discentes alcançando resultados quantitativos e qualitativos alcançados durante seu desenvolvimento. Visto que, apresentar à forma graciliânica de se trabalhar a fantasia e aceitação do diferente no qual o escritor cria personagens antropomorfizadas como forma de responder a pergunta que norteia o livro “O que é ser diferente?”. Em consequência disso espera- se que o leitor possa entender melhor o seu universo, rompendo assim as barreiras do preconceito e da exclusão social tão pertinente à região nordestina.

Descrição

Palavras-chave

Barreiras de preconceito e exclusão social, Crítica, Formação social, Leitura, Graciliano Ramos, Barriers of prejudice and social exclusion, Criticism, Social Training, Reading

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