Leitura e escrita: conquista de todos ou de alguns?
Carregando...
Data
2021
Currículo Lattes
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo geral refletir se a leitura e escrita são
conquistas de todos ou de alguns. O método investigativo adotado foi a
pesquisa bibliográfica (GIL, 2002), visto que permite fazer um resgate das
literaturas existentes sobre o tema investigado, bem como que novos
pesquisadores possam produzir conhecimentos. Com vistas a alcançar o
objetivo traçado, tomamos como base teórica as contribuições de Soares
(2003, 2004, 2006, 2010, 2017); Cagliari (1995, 1998), Morais (1996, 2004,
2005, 2012), Freire (1999), dentre outros. Consideramos ainda o Pacto
Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (BRASIL, 2013) e os Parâmetros
Curriculares Nacionais da Língua Portuguesa (BRASIL, 1996), que discutem a
leitura e a escrita como direito de todos. Além disso, consideramos a Lei de
Diretrizes e Bases da Educação Nacional (BRASIL, 1996); o Estatuto da
Criança e Adolescente (BRASIL, 1990); o Plano Nacional de Educação e a
Constituição Federal de 1988 (BRASIL, 1988), no tocante à discussão sobre o
direito à educação. No que tange à inserção de práticas voltadas para o
desenvolvimento do letramento na educação básica, foram consultados os
documentos do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita da Universidade
Federal de Minas Gerais e a Base Nacional Curricular Comum (2017). Esta
pesquisa concluiu que, apesar da melhoria que houve nas práticas de
alfabetização nas últimas décadas, ainda há avanços a serem feitos para
garantir o ensino efetivo da alfabetização para todos os cidadãos.
Descrição
Palavras-chave
Alfabetização, Leitura, Escrita.