Foco na leitura: abordando a língua portuguesa através dos textos
Carregando...
Data
2021
Currículo Lattes
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
O ato de ler, escrever, produzir e interpretar textos é fundamental para que os alunos
tenham bom desempenho nas principais provas avaliativas do Brasil. Tais avaliações são
elaboradas fazendo uso de descritores de competência, que são voltados para análise de
textos. A realidade tem demonstrado que são muitos alunos que vão á escola sem,
contudo, apropriarem-se completamente da leitura, da escrita, da produção e interpretação
textual. Dessarte são fundamentais práticas de ensino voltadas para os estudos dos textos,
identificando as principais dificuldades encontradas pelos alunos diante de questões que
envolvem a interpretação textual, objetivando prepará-los para obterem um bom
desempenho nas principais provas nacionais, além de prepará-los para a vida pessoal e
profissional. Este trabalho foi desenvolvido na Escola Municipal de Educação Básica
Professor Douglas Apratto Tenório, localizada na cidade de Penedo Alagoas. Foi feita
entrevista com a professora da turma, aplicação de questionário socioeconômico com os
alunos, aplicação da prova diagnóstica 1, desenvolvimento das atividades, aplicação da
prova diagnóstica 2 e por fim aplicação de pesquisa de satisfação. Os resultados
mostraram que os alunos tinham muita dificuldade na análise de textos e após a
intervenção com as atividades esses resultados tornaram-se satisfatórios.
Descrição
Palavras-chave
Textos, Leitura, Escola, Descritores, Atividades.