Teses e Dissertações
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Item 3D School: Desenvolvendo estratégias Maker para estudantes do ensino técnico integrado do curso eletrotécnica campus Pesqueira – IFPE(2025-04-09) Alcantara, Eurlles Canuto de; Moraes, Eduardo Cardoso; http://lattes.cnpq.br/3464358663007696; Pontes, Edel Alexandre Silva; https://orcid.org/0000-0002-9782-8458; http://lattes.cnpq.br/3143006785845985; Moraes Junior, Edison Camilo de; http://lattes.cnpq.br/8234380347792761; Santos, Nádson Araújo dos; http://lattes.cnpq.br/6038242905803170Esta dissertação investiga a introdução da Cultura Maker no contexto do ensino técnico integrado em eletrotécnica, buscando unir de forma transdisciplinar os conteúdos curriculares e explorar o potencial das metodologias ativas de ensino como a cultura Maker. A pesquisa parte da observação da necessidade de conectar os conhecimentos teóricos estudados pelos alunos com aplicações práticas e contemporâneas, como forma de aumentar o engajamento e promover um aprendizado mais significativo. O estudo se justifica pela experiência observada do investigador no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Pernambuco - IFPE, campus Pesqueira, onde se notou uma possível lacuna no contato direto dos estudantes com tecnologias emergentes como a impressão 3D, apesar da relevância dessas ferramentas para a área da eletrotécnica. Adicionalmente, a pesquisa aborda a questão da fragmentação do conhecimento, explorando os conceitos de multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e, principalmente, transdisciplinaridade, defendendo a última como abordagem capaz de integrar os saberes envolvidos no processo de aprendizagem. A problemática central da dissertação reside em como incorporar a Cultura Maker de maneira transdisciplinar no curso técnico de nível médio Integrado em eletrotécnica do IFPE, campus Pesqueira. O objetivo geral é identificar de que modo é possível trabalhar a Cultura Maker nessa perspectiva, utilizando tecnologias emergentes. Os objetivos específicos incluem, permitir aos estudantes a exploração da criatividade e o desenvolvimento de soft skills por meio do trabalho em equipe, criar objetos impressos em 3D para compor um microaerogerador em escala reduzida e, finalmente, elaborar uma sequência didática que sistematize o processo. Acredita-se que a abordagem da Cultura Maker, ao estimular a experimentação e a aplicação prática do conhecimento, pode promover uma aprendizagem significativa, conectando a teoria com a realidade e preparando os estudantes para os desafios tecnológicos do século XXI. A dissertação também aborda a importância da aprendizagem significativa, baseada na teoria de Ausubel, como um elemento central para a transformação do processo educativo. Em suma, esta pesquisa busca contribuir para a modernização do ensino técnico, propondo uma abordagem pedagógica inovadora que valorize a criatividade, a colaboração e a aplicação prática do conhecimento, por meio da integração da Cultura Maker e da transdisciplinaridade no curso técnico de nível médio Integrado em eletrotécnica do IFPE, campus Pesqueira. A elaboração da sequência didática visa materializar essa proposta, servindo como um recurso para futuras implementações e estudos na área.Item A atuação da Biblioteca Nacional no contexto da censura às obras literárias eróticas: abordagens do período da Ditadura Militar(2023-10-23) França, Franciane Monick Gomes de; Frota, Maria Guiomar da Cunha; http://lattes.cnpq.br/5412492257148196; Greenhalgh, Raphael Diego; http://lattes.cnpq.br/4363292671692262; Silva, Carlos Henrique Juvêncio da; http://lattes.cnpq.br/1646741868261976; Hoffman, Felipe Eleutério; http://lattes.cnpq.br/3939955973103347; Silveira, Fabrício José Nascimento da; http://lattes.cnpq.br/8840124188505402A presente pesquisa se trata de um estudo de caso que se propõe a investigar e relatar como ocorreu a censura aos livros literários de conteúdo erótico/sexual, durante o período da Ditadura Militar (1964-1985), na Biblioteca Nacional brasileira, assim como a atuação dos Bibliotecários ante os atos censórios. No referencial teórico e em uma perspectiva histórica, tratamos principalmente dos seguintes temas: a censura no período ditatorial e seus órgãos de controle, o patrimônio bibliográfico como integrante da memória coletiva do país e instrumentos legais da área biblioteconômica que orientavam a atuação ética profissional do Bibliotecário à época. No plano metodológico utilizamos pesquisa documental, realizada no Arquivo Nacional, para compreender as análises dos censores e seu preparo para a execução da função, através dos pareceres das obras componentes da Série Censura Prévia e documentos administrativos da Seção Administração Geral, ambos integrantes do Fundo da Divisão de Censura de Diversões Públicas, órgão responsável pela centralização da censura na Ditadura Militar. A pesquisa documental inclui ainda documentos administrativos da Biblioteca Nacional, referentes ao período ditatorial, através da Coleção Biblioteca Nacional, sob a custódia da Seção de Manuscritos, onde constam relatórios administrativos, estatísticas, correspondências, ofícios, e os Relatórios de Gestão Anuais integrantes do Arquivo Geral e os Relatórios de Direção que constam nos Anais da Biblioteca Nacional. Essa pesquisa documental tem como propósito identificar a presença das obras examinadas pelos censores, sobretudo as vetadas. Quanto aos resultados, foram identificadas no catálogo online os 78 títulos de livros que correspondem aos eróticos, pornográficos, obscenos ou sobre educação sexual, em língua portuguesa, da lista total de 673 da Série Censura Prévia. Conferimos a existência de suas fichas no catálogo dicionário, utilizado à época para identificar as obras que compunham o acervo. A metodologia incluiu ainda entrevistas e correspondências por e-mail à servidores da Biblioteca Nacional, resultando em 1 testemunho e 3 relatos de episódios sobre atuações governamental e bibliotecária. Pela análise dos dados coletados verificamos que, dos 78 livros contemplados no acervo, foram 52 vetados, 20 liberados e 6 ausentes de parecer, destes, 75 foram adquiridos por depósito legal. As ações empreendidas pelos Bibliotecários na proteção das publicações proibidas, foram ocultamento em cofre e armário, retirada de fichas de identificação, mudança de estante e seção. Em termos das práticas governamentais verificamos a presença de agentes da ditadura para fiscalização dessas obras de forma oficial e camuflada. Concluímos que houve ação governamental censória fiscalizatória, sem determinação legal embargando a aquisição de publicações, mas buscando a posteriori subtrair determinadas obras do acervo, e que da parte de alguns servidores, dentre eles, Bibliotecários, houve estratégias de resistência à censura e salvaguarda às obras coibidas.Item A formação de professores para a educação inclusiva no ensino técnico: legislação e diretrizes(2022) Souza, Jairo José de; Moraes, Eduardo Cardoso; Santos; Moraes, Eduardo Cardoso; Santos, Adriana Cavalcanti dos; Lima, André Sueldo Tavares deA temática das pessoas com deficiência é um debate em destaque na sociedade, não obstante existam políticas públicas afirmativas, a exemplo das cotas em concursos públicos e das vagas destinadas nas empresas privadas. Sendo ainda um desafio incluir, seguindo normativas legais, as pessoas com deficiência na educação profissional e tecnológica, este trabalho tem como objetivo refletir acerca da problemática da inclusão do aluno com necessidades educacionais específicas, além de diagnosticar a implementação da legislação e diretrizes para a educação inclusiva no Instituto Federal de Alagoas – IFAL. Esse tema tem sido amplamente debatido por estudiosos da educação, da psicologia e da psicopedagogia, visto que a presença do aluno com necessidades educacionais específicas, sejam elas físicas, mentais, auditivas, visuais, ou outras, tem sido uma realidade cada vez mais constante em salas de aula do ensino básico. A pesquisa tem como base metodológica o método qualitativo e como instrumento de coleta de dados o questionário semiestruturado, respondido por professores do IFAL que tinham em suas salas de aula aluno com necessidades educacionais especificas. O referencial teórico adotado é o da Psicologia Sócio-Histórica, que concebe os sujeitos como ativos, sociais e históricos. Os resultados indicaram que os produtos educacionais desenvolvidos possibilitam a reflexão sobre a temática da inclusão do aluno com necessidades educacionais específicas no ensino técnico e sobre o cumprimento da legislação e diretrizes da educação inclusiva no IFAL, além de proporcionar ferramentas educacionais que auxiliam gestores, professores, demais educadores e alunos no tocante ao processo de acesso, permanência, aprendizagem e desenvolvimento, buscando o engajamento do aluno tanto pela objetividade, no caso da Cartilha Legal: inclusão do aluno com necessidades educacionais específicas; quanto pelo fator lúdico, no caso do aplicativo Inclusão Game: ajude a destruir o monstro da exclusão.Item A história do curso técnico de eletrônica: promovendo a valorização e sensibilização da comunidade discente no combate à evasão na educação profissional(2022) Fidelis, Mariluze da Silva Vieira; Lima, André Suêldo Tavares de; Lima, André Suêldo Tavares de; Castilho, Fábio Fancisco de Almeida; Souza, Maria de Fátima Matos deO trabalho pretende compreender a evasão escolar no âmbito do Curso Técnico Integrado de Eletrônica do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), no Campus Maceió, com o intuito de atenuar o problema no contexto do curso, construindo propostas que auxiliem na permanência do estudante na integração dos estudos. A investigação empenha-se sobre a complexidade do tema, que envolve fatores pessoais, familiares, institucionais e políticos. A metodologia do estudo é de abordagem qualitativa e quantitativa. Os dados foram coletados em 2020 e 2021, pela aplicação de questionários online, viabilizados pelo Google Forms. Posteriormente, a fim de dar continuidade à sistematização do Produto Educacional (PE), realizamos outra coleta de dados, utilizando a técnica da roda de conversa por meio das salas virtuais do Google Meet. Enviamos também outro questionário pelo Google Forms, para 344 discentes do curso de eletrônica. Como produto educacional, sistematizamos uma exposição fotográfica para dar visibilidade e valorizar as identidades estudantis e seus saberes produzidos no âmbito do Curso Técnico Integrado de Eletrônica. Essa proposta está classificada na tipologia atividade de extensão, conforme documento da área de ensino da Capes para os mestrados profissionais. Essa problemática está associada à diversidade de profissionais e de estudantes que constituem os Institutos Federais, como é verificado em outras realidades, pelos estudiosos do assunto. Enfim, a problemática torna-se característica do dinamismo da inclusão. Conforme levantamento da avaliação do Produto Educacional, realizado durante o período da exposição fotográfica, a comunidade do Ifal, principalmente os discentes, expressou uma relevante aprovação, especialmente no tocante às informações da história do Instituto. Outro dado importante, que reflete a aceitação da exposição, refere-se ao quantitativo de visitantes, que chegou a 156 pessoas.Item A interdisciplinaridade e a gamificação: as tecnologias digitais no ensino da língua espanhola no contexto da EPT(2023) Coimbra, Renata Portela das Chagas; Fiori, Ana Paula Santos de Melo; Fiori, Ana Paula Santos de Melo; Cavalcanti, Ricardo Jorge de Sousa; Francisco, Deise JulianaCom passar dos anos, o ensino da língua espanhola (LE) assumiu objetivos e finalidades distintos, sendo ministrado por diferentes abordagens e metodologias. Atualmente, no âmbito do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), tem-se dado relevância às políticas públicas no sentido de fomentar a expansão no ensino de línguas aos estudantes e a servidores, de forma ampla. Entretanto, há uma motivação em como propor um ensino significativo do espanhol para os estudantes do Técnico de Nível Médio Integrado em Agroecologia. Em suma, essa língua é ofertada na última série da grade curricular. Assim, a questão que impulsiona esta pesquisa parte do desafio de realizar uma prática pedagógica que proporcione diálogo entre as duas áreas do curso citado: a área de formação específica do currículo do curso (Núcleo Profissional) e do Núcleo Básico no qual está inserida a LE. Dessa maneira, esta investigação teve por objetivo propor subsídios a partir da prática pedagógica interdisciplinar pelo uso da gamificação como metodologia de ensino. A base epistemológica e analítica que orientou esta pesquisa foi o materialismo histórico-dialético. A pesquisa é de natureza qualitativa e atende a fins exploratórios e descritivos. Adotou-se o método da pesquisa-ação colaborativa, que se desenvolveu em quatro fases: pesquisa diagnóstica e análise dos dados; elaboração do produto educacional (PE); aplicação do PE e resultados; ajustes e avaliação do PE. O público-alvo da pesquisa foram docentes do Núcleo Básico (propedêutica, componente curricular de Língua Espanhola) e do Núcleo Profissional (docentes da área técnica) do referido curso. A análise temática, para organização e discussão dos dados em pesquisas qualitativas, foi a técnica utilizada. Os resultados analisados na fase diagnóstica apontam que os docentes são adeptos ao uso das tecnologias digitais e das metodologias ativas, e que há carência de ações que possibilitem a práxis dialógica e a desenvoltura de trabalhos interdisciplinares. A investigação aponta para a necessidade de formações continuadas para aperfeiçoar o uso das tecnologias digitais e da gamificação. Para dirimir essa lacuna, foi proposta aos docentes de Língua Espanhola a criação de um produto educacional colaborativo, no formato de e-book, interativo e interdisciplinar. O material didático foi elaborado de forma colaborativa/participativa com os docentes de LE dos loci de pesquisa. Os resultados do PE demonstraram que o material assumiu um caráter positivo em sua organização, em seu conteúdo e em sua estrutura. Seu viés interdisciplinar possibilitará o diálogo entre as diferentes áreas do curso, como também será recomendado a docentes de outros componentes curriculares da área do Núcleo Básico.Item A participação de pais ou responsáveis nos processos de gestão da educação profissional e tecnológica do Ifal(2023) Alencar, Rendrikson Gonçalves; Gomes, Jarbas Mauricio; Gomes, Jarbas Maurício; Gomes, Maria das Graças Correia; Brasileiro, Regina Maria de OliveiraEste estudo tem como temática a participação de pais ou responsáveis nos processos de gestão no Instituto Federal de Alagoas e se constitui em uma pesquisa aplicada que tem como objetivo sistematizar práticas educativas para o trabalho em gestão no âmbito do Ifal. Situado na Área de Ensino e desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), na linha de pesquisa Organização e Memória dos Espaços Educativos da EPT, assume uma perspectiva metodológica com abordagem qualitativa. O universo de análise é composto pelos pais ou responsáveis de estudantes e os servidores das Equipes Pedagógicas e da Gestão do Ensino de dois campi do Ifal localizados na Mesorregião do Sertão Alagoano. Como procedimento metodológico, utilizou-se de pesquisas documental, bibliográfica e a aplicação de questionários estruturados, em três etapas: I) Pesquisa diagnóstica dos espaços de participação de pais ou responsáveis na gestão e das práticas de gestão realizadas no Ifal; II) Definição e desenvolvimento do protótipo/produto educacional; III) Aplicação teste e avaliação do Protótipo. Na avaliação do produto, os participantes da pesquisa ponderaram sobre a qualidade do material, sua adequação ao perfil do público-alvo e sobre a relevância do conteúdo apresentado. Com os resultados da discussão, materializou-se um Produto Educacional, para avaliação dos servidores das Equipes Pedagógicas e da Gestão do Ensino, com o intuito de utilização como instrumento formativo de pais ou responsáveis. Os resultados do estudo indicam que ainda é necessário desenvolver canais de informação e de formação que promovam a participação de pais ou responsáveis na gestão do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), de forma que os espaços assegurados em normativos institucionais fortaleçam a gestão democrática e participativa.Item A utilização de softwares, sites e suportes de aprendizagem matemático: desbravando os segredos da matemática(2024-07-15) Silva, Josivaldo da; Pontes, Edel Alexandre Silva; http://lattes.cnpq.br/3143006785845985; Pontes, Edel Alexandre Silva; http://lattes.cnpq.br/3143006785845985; Barbosa, Isnaldo Isaac; http://lattes.cnpq.br/8346517003296057; Lima, André Suêldo Tavares de; orcid logo https://orcid.org/0000-0003-4687-0645; http://lattes.cnpq.br/6019670165528345RESUMO A investigação das dificuldades dos estudantes na disciplina de matemática no cotidiano escolar e nos processos de aprendizagem, através de contextos sociais que constituem a escola, a comunidade e a sociedade. A partir daí propõe a construção de um Produto Educacional intitulado: Programa Suporte de Aprendizagem Matemático: Uma abordagem didática no Ensino Médio Integrado, com a intenção de subsidiar o tratamento da questão no âmbito do ensino no Curso Técnico Integrado de Informática. A pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/Ifal). O presente estudo se justifica por trazer uma temática que pode contribuir com o aprendizado dos discentes do Ensino Médio Integrado, o desenvolvimento e conhecimento das plataformas digitais, envolvendo nessa perspectiva, sites e softwares na aprendizagem. Tem o objetivo de sanar as dificuldades, ora existentes dos estudantes. Para isso, analisamos como se apresentam as questões relacionadas à disciplina de matemática no processo de ensino-aprendizagem e no cotidiano escolar na perspectiva do materialismo histórico de Karl Marx (1993). A presente pesquisa é do tipo pesquisa-ação, com viés colaborativo e de caráter quali-quantitativa baseada nos princípios da pesquisa participante (TRIPP, 2005; THIOLLENT, 2011). O lócus da pesquisa foi o Campus Rio Largo, e os participantes da pesquisa foram 3 grupos de voluntários(estudantes): (1) estudantes do 1º, 2º e 3º ano do Curso Técnico Integrado de Informática do Campus Rio Largo, no caso tivemos a turma A, B e C com A: 35 participantes, a turma B: com 30 participantes e a C com 26 participantes, os três grupos de estudantes totalizaram 91 participantes; (2) os/as docentes que lecionam na disciplina de matemática nesse Curso Técnico Integrado em Informática, totalizaram 3 docentes. Almeja-se, com os resultados da investigação, contribuir para uma formação omnilateral (RAMOS, 2008; FRIGOTTO, 2012; MOURA 2013; CIAVATTA, 2014) que, considerando os contextos sociais de origem dos estudantes, e o papel da matemática, no processo de aprendizagem, que integre as dimensões do trabalho, da ciência e da cultura, conseguindo alcançar o máximo de pessoas e assim contribuir para essa formação atualizada na Educação profissional e Tecnológica.Item Abordagem dos temas contemporâneos transversais no Proeja com foco na macroárea temática cidadania e civismo(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2024-02-01) Valido, Janeíne de Oliveira; Lima, Antonio Carlos Santos de; http://lattes.cnpq.br/8646424835026554; Lima, Antônio Carlos Santos de; http://lattes.cnpq.br/8646424835026554; Lima, Rita de Cássia Souto Maior Siqueira; http://lattes.cnpq.br/1312070903160476; Brasileiro, Regina Maria de Oliveira; https://orcid.org/0000-0003-3382-3786; http://lattes.cnpq.br/4146119273576569Esta pesquisa tem como objetivo refletir sobre a importância dos Temas Contemporâneos Transversais (TCTs), integrantes da macroárea Cidadania e Civismo, para a formação integral de estudantes do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA). Metodologicamente, este estudo constitui-se como de natureza qualitativa, do tipo pesquisa-ação, fundamentada por Oliveira (2016), Minayo (2009) e Thiollent (2011), cujos instrumentos incluem aplicação de questionários para docentes e discentes desta modalidade, com vistas à produção e aplicação de sequências didáticas produzidas com foco na utilização de materiais audiovisuais; culminando na produção de um e-book, o qual se configura como um instrumento pedagógico destinado à abordagem dos TCT na Educação de Jovens e Adultos com vistas à formação cidadã dos estudantes atendidos nessa modalidade. Como referencial teórico, utilizamos as contribuições de autores/as como: Arroyo (2008), Azevedo e Tavares (2015), Carvalho et al (2020), De Lira (2018), Freire (2002), Gadotti (2009), Ramos (2008), Santos, (2014), Silva (2021), Thiollent (2011). Para a análise dos dados obtidos na pesquisa foi utilizada a Análise do Conteúdo, segundo Bardin (2016). A pesquisa foi aplicada no curso de Cozinha – PROEJA do Instituto Federal de Alagoas – Campus Marechal Deodoro, com uma amostragem de 9 docentes e 50 discentes distribuídos em diferentes módulos do curso. Como conclusão da pesquisa, salientamos que o ensino que é ofertado na Educação de Jovens e Adultos necessita de uma significação perante a sua finalidade, no qual visões diferentes e novos métodos de ensino podem promover o protagonismo do aluno. A abordagem dos TCTs na sala de aula possibilita a formação de um sujeito conhecedor dos seus direitos e deveres, uma vez que eles dialogam com a realidade de diferentes grupos sociais, principalmente no que se refere aos da macroárea Cidadania e Civismo.Item Alimentação escolar e sustentabilidade: compostagem como método de (re)aproveitamento dos resíduos orgânicos produzidos no refeitório do Ifal - campus Batalha(2021) Mélo, Thaisa Martins Porto de Souza; Lima , André Suêldo Tavares de; Lima, André Suêldo Tavares de; Oliveira, Maria Alice Araújo; Pereira, Álvaro Itaúna Schalcher; Meirelles, Nelson Vieira da SilvaEsta investigação vinculada à linha de pesquisa Práticas Educativas em EPT e ao macroprojeto Propostas metodológicas e recursos didáticos em espaços formais e não formais de ensino na EPT tem por intuito desenvolver práticas sustentáveis no propósito de sensibilizar os/as estudantes e demais segmentos da comunidade escolar para questões relacionadas às sustentabilidades ambiental, econômica e social. O objetivo principal é promover a prática de compostagem como método de (re)aproveitamento dos resíduos orgânicos produzidos no refeitório do IFAL - Campus Batalha, utilizando-a como elemento didático-pedagógico na articulação entre teoria e prática com fim na aprendizagem significativa. A compostagem é considerada uma das tecnologias mais efetivas na gestão de resíduos orgânicos e deverá permitir a integração entre diferentes componentes curriculares. Nesse sentido, o Produto Educacional (PE) desta pesquisa “Oficinas de educação alimentar e nutricional: a sustentabilidade em uma perspectiva transdisciplinar, apresentadas no formato de e-book, se propôs a discutir as seguintes temáticas: Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e sustentabilidade, problematização sobre a cultura do desperdício e o sistema produtivo hegemônico e compostagem como prática de (re)aproveitamento dos resíduos orgânicos. O PE foi desenvolvido a partir de práticas pedagógicas sob uma perspectiva dialógica e problematizadora, na finalidade de contribuir para uma formação integrada no contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). A pesquisa foi desenvolvida com base numa abordagem qualitativa do tipo pesquisa-ação e os instrumentos metodológicos aplicados para o diagnóstico desta pesquisa foram os questionários semiestruturados, realizados com 6 discentes da 3ª série do Ensino Médio Integrado ao Técnico de Agroindústria e 4 docentes das disciplinas de Biologia, Química, Matemática e Gestão de resíduos, ambos do Campus Batalha. Os resultados obtidos apontam para a importância do PNAE na garantia do direito humano à alimentação adequada, que, associado à prática de compostagem, apresenta-se como um importante avanço em direção ao desenvolvimento sustentável. Além disso, a compostagem foi identificada como um instrumento de articulação entre teoria e prática com foco na inter/transdisciplinaridade. Tais prerrogativas foram ratificadas ao longo da aplicação das oficinas que contou com uma participação efetiva de 36 estudantes e 4 docentes. Esse intento foi realizado por meio de reflexões/problematizações suscitadas pelos/as estudantes e docentes, ficando ainda mais evidentes a importância do PNAE como um fator de proteção social para os/as estudantes comensais do refeitório do Campus Batalha, a compostagem como uma importante ferramenta para a gestão de resíduos orgânicos e, consequentemente, para articulação entre teoria e prática entre os diversos campos de saber, fomentando ações de educação alimentar e nutricional. As oficinas passaram por um processo de avaliação final do Produto Educacional, mediante resposta a questionário semiestruturado, fundamentado na metodologia da pesquisa ação. Essa avaliação envolveu 4 docentes e 25 estudantes participantes da pesquisa. As percepções registradas pelo público-alvo supramencionado, reafirmam a aprovação do Produto educacional, uma vez que, entre esse público, não foram identificados problemas e não foram indicadas sugestões e/ou necessidades de adequação do PE.Item Análise da inserção das plantas alimentícias não convencionais (PANC) na merenda escolar do município de Marechal Deodoro, Alagoas(INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS - Ifal, 2025-01-28) Amorim, Paloma Sena; Melo, Ingrid Sofia Vieira de; http://lattes.cnpq.br/4727408608738222; Calheiros, Altanys Silva; https://orcid.org/0000-0001-5985-6602; http://lattes.cnpq.br/9353777923030637; Melo, Joabe Gomes de; http://lattes.cnpq.br/5180399418500159; Silva, Jose Pedro da; http://lattes.cnpq.br/1491552623899332As Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) são plantas comestíveis que não fazem parte da alimentação cotidiana de grande parte da população, mas que apresentam alto potencial nutricional e são parte das tradições culturais de diversos povos. Este estudo analisou a viabilidade de sua inserção na merenda escolar de Marechal Deodoro (AL) e desenvolveu um material didático para divulgar os resultados. A pesquisa adotou uma abordagem descritiva, combinando métodos quantitativos e qualitativos, incluindo pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo e estudo de caso. Os dados foram analisados com auxílio de planilhas eletrônicas e pela pesquisa-ação, permitindo a integração entre análise e aplicação prática. Os resultados mostraram que 65% dos participantes desconheciam o termo "PANC", mas 54% já consumiam partes dessas plantas, demonstrando conhecimento prático sem familiaridade com a nomenclatura. Todos manifestaram interesse no cultivo, e 100% demonstraram disposição para expandir a produção. Além disso, 83% relataram ter aprendido sobre PANC por meio da sabedoria popular, evidenciando a relevância do conhecimento tradicional. Com base nesses achados, foi elaborado um material educativo com receitas para incentivar a introdução das PANC na merenda escolar, promovendo conscientização nutricional e fortalecimento da alimentação local.Item Análise da percepção da qualidade dos serviços educacionais em uma instituição de ensino pública federal: um modelo para avaliação institucional na educação profissional técnica de nível médio(2024) Ribeiro , Ricardo Luís Alves de Oliveira; Castilho, Fabio Francisco de Almeida; Pontes, Edel Alexandre Silva; Pontes, Edel Alexandre Silva; Lima, André Suêldo Tavares de; Moura, Elton Oliveira deEsta dissertação analisa a percepção da qualidade dos serviços educacionais em uma instituição pública federal de ensino, propondo um modelo para avaliação institucional na Educação Profissional Técnica de Nível Médio. O trabalho foi desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), Campus Benedito Bentes. A pesquisa adotou uma abordagem quantitativa, utilizando questionários baseados no modelo HEDPERF e no SINAES para coletar dados dos discentes dos cursos técnicos. O modelo foi testado e aplicado no IFAL - Campus Satuba nos cursos técnicos de nível médio na modalidade integrado de Agroindústria e Agropecuária. Os resultados indicam que as dimensões de qualidade mais valorizadas pelos estudantes são Reputação, Acesso, Aspectos Acadêmicos e Formação Acadêmica e Profissional. A análise estatística confirmou a adequabilidade e validade do modelo proposto, que pode ser utilizado como um produto educacional para a melhoria contínua dos serviços oferecidos pelos Institutos Federais. Como segundo produto educacional, foi elaborado um guia de utilização do modelo. A originalidade do trabalho reside na adaptação de modelos de avaliação da qualidade para o contexto específico da educação profissional e tecnológica, proporcionando uma ferramenta robusta para a gestão educacional.Item Análise da percepção de mulheres em situação de vulnerabilidade em relação ao consumo ecossustentável de produtos de higiene menstrual(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2024-01-30) Silva, Mércia Dark Bastos da; Cunha, Mônica Ximenes Carneiro da; http://lattes.cnpq.br/1775024859845111; Marques, Sheyla Karolina Justino; http://lattes.cnpq.br/3917387578549073; Gaia, Rossana Viana; http://lattes.cnpq.br/4018992389689693Este estudo concentrou-se na avaliação da percepção de mulheres em situação de vulnerabilidade social em relação ao consumo ecossustentável de itens de higiene menstrual, com especial atenção para os impactos ambientais associados ao descarte inadequado desses produtos, bem como para sua composição e processo de produção. O percurso metodológico compreendeu quatro etapas: (1) Revisão Sistemática de Literatura; (2) Estudo de caso, incorporando entrevistas e grupo focal; (3) Análise de Conteúdo; e (4) Produção de Produto Técnico e Tecnológico, incluindo Manuais de uso e de produção de absorvente reutilizável de tecido, Manual Didático de orientações para um ciclo menstrual mais sustentável e saudável, Material Didático de orientações para um ciclo menstrual mais sustentável e saudável, e Tecnologia Social – Absorvente Reutilizável de Tecido. Os resultados revelaram que, para mulheres em situação de vulnerabilidade, a percepção ambiental não é um dos principais fatores que influenciam a adoção de itens reutilizáveis. A falta de informação, juntamente com a disponibilidade limitada desses produtos e as condições econômicas, emergiram como determinantes nesse processo de transição. Destaca-se, assim, a necessidade de democratizar informações, promovendo a autonomia de pessoas menstruantes e facilitando escolhas mais assertivas e ecologicamente conscientes. A criação de materiais educativos, como manuais e recursos didáticos, representa uma contribuição prática para capacitar mulheres, permitindo escolhas informadas e conscientes em relação à higiene menstrual. Esses recursos buscam disseminar informações sobre os benefícios dos produtos reutilizáveis, incentivando práticas mais sustentáveis e saudáveis.Item Análise da qualidade de águas subterrâneas dos municípios de Maceió e Rio largo - AL(2024-10-30) Brandão, Iago Gabriel França; Freitas, Alan John Duarte de; http://lattes.cnpq.br/7222112856028905; Freitas, Johnnatan Duarte de; http://lattes.cnpq.br/4999402869058858; Cabral Júnior, Jório Bezerra; http://lattes.cnpq.br/7439808091974845; Cabral, Mirelle Márcio Santos; http://lattes.cnpq.br/7765541308045861É essencial considerar a importância da água, um recurso vital para a vida no planeta, ao abordar a conservação de sua qualidade. A crescente conscientização sobre os impactos na saúde decorrentes da exposição a uma ampla gama de compostos levou ao fortalecimento de regulamentações e políticas ambientais, como a portaria GM/MS no 888, de 4 de maio de 2021. Dentre os últimos anos se tornou ainda maior a procura por formas eficazes de reduzir os impactos ambientais, visto que, o risco de contaminação dos recursos hídricos configura-se como a preocupação ambiental de grande impacto para a saúde pública. Portanto, o estudo tem como o objetivo avaliar e caracterizar a qualidade de águas subterrâneas, determinando parâmetros físico- químicos e microbiológicos. Foram selecionados 05 poços, onde foram analisdas as variáveis de pH, turbidez, condutividade elétrica, cor, temperatura, alcalinidade, dureza total, cálcio, magnésio, cloretos, acidez, coliformes totais e coliformes termotolerantes. As análises microbiológicas foram realizadas para avaliar a presença ou ausência de coliformes totais e termotolerantes. Posteriormente a realização dos ensaios em campo e laboratório. Os resultados obtidos durantes os ensaios indicaram que as águas analisadas necessitam de diferente tratamentos, inerentas a qualidade especifica. O poço 02 atende todas as normas da Portaria no GM/MS 888/2021, entretando o mesmo operou por apenas 3 meses durante o ano. As amostras dos poços 01, 03 e 04 contemplam os diversos aspestos da portaria, necessintando apenas da tratabilidade com cloro para atender a todas as normativas da potabilidade. O poço 05 não atende todas as normas da Portaria no GM/MS 888/2021, demonstrando amostras que excederam o VMP para turbidez, cor, dureza total e cloretos.Item Análise das características e propriedades do plástico reforçado com fibra de vidro e lodo de estação de tratamento de água na produção de cerâmicas porosas(2024-04-12) Oliveira, Samantha Ferreira Mendonça de; Marques, Sheyla Karolina Justino; http://lattes.cnpq.br/3917387578549073; Rapôso, Áurea Luiza Quixabeira Rosa e Silva; http://lattes.cnpq.br/7600867517446003; Peres, Ana Paula da Silva; http://lattes.cnpq.br/9975840346577976A geração de resíduos na indústria de Plástico Reforçado com Fibra de Vidro (PRFV) e nas Estações de Tratamento de Água (ETA) constitui sérios problemas ambientais e sociais, em decorrência da falta de áreas de destinação dos passivos, que se configuram como matériaprima secundária para outros processos industriais. A partir deste contexto, esta pesquisa teve por objetivo analisar as características e propriedades do particulado de PRFV (PPRFV) e lodo de Estação de Tratamento de Água (LETA) na produção de cerâmicas porosas, de modo a obter produto mais eficiente à luz da economia circular. Os resíduos foram caracterizados através das técnicas de Fluorescência de Raios X (FRX), Difração de Raios X (DRX), Espectroscopia no Infravermelho com Transformada de Fourier (FTIR), Análise Termogravimétrica, Derivada e Diferencial (TG/DTG/DSC) e Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV). Foram utilizados os traços experimentais com níveis de PPRFV (0%, 4%, 6% e 8%) e de LETA (5%, 10%, 15% e 20%), em substituição parcial à argila, nos quais foram moldados 10 corpos de prova por composição. Os dados obtidos através das variáveis respostas foram submetidos à análise de variância (ANOVA) e regressão polinomial. O PPRFV apresentou, de forma majoritária, o CaO (47,79%) e SiO2 (36,38%), enquanto o LETA apresentou o SiO2 (52,06%) e Al2O3 (29,83%). A difração de Raios X detectou a presença de halo amorfo e a fase cristalina quartzo no PPRFV e LETA, nesta ordem. O infravermelho do PPRFV permitiu determinar grupos funcionais que ocorrem na estrutura química da resina epóxi, enquanto o lodo apresentou bandas de absorção características de minerais argilosos. A análise térmica do particulado revelou evento exotérmico na temperatura em torno de 450°C e perda mássica de 40,33%. Em relação ao lodo, este sofreu perda de massa total de 14,83%. As micrografias de MEV do particulado revelaram a existência de filamentos fibrosos aderidos às partículas de textura rugosa, ao passo que o lodo apresentou formato de lascas, característico de materiais com carga orgânica e inorgânica. No que diz respeito aos ensaios tecnológicos, o traço experimental com 8% de PPRFV e 20% de LETA despontou como o mais promissor, demonstrando aumento, em relação ao traço de referência, de 83,84%, 47,36% e 26,67% nos índices de Retração Linear, Absorção de Água e Porosidade Aparente, respectivamente. Os dados de Fluxo Permeado comprovaram o aumento observado nos ensaios físicos, alcançando valor de 5.222,27 L/m².h, para o traço experimental com maior porcentagem de resíduos. Baseado nos dados obtidos, este estudo demonstrou-se importante no desenvolvimento de produto técnico com vista à reintrodução do particulado de PRFV e lodo de ETA no sistema de tratamento de água na etapa de filtração.Item Análise das práticas de segurança do trabalho adotadas por cooperativas de reciclagem de resíduos eletroeletrônicos: um estudo multicasos(2024-01-31) Pimentel, Karine Viviane de Araujo; Cunha, Mônica Ximenes Carneiro da; http://lattes.cnpq.br/1775024859845111; Souza Júnior, Marcilio Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/2702843581642246; Cunha, Mônica Ximenes Carneiro da; http://lattes.cnpq.br/1775024859845111; Holanda, Romildo Morant de; http://lattes.cnpq.br/4283130448063981O rápido aumento da produção dos equipamentos eletroeletrônicos tem resultado no crescimento da quantidade de lixo eletrônico produzido anualmente no mundo. Para enfrentar essa problemática dos resíduos, em 2010, o Brasil elaborou a Política Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS), que inseriu a logística reversa como instrumento para lidar com o fluxo crescente de resíduos especiais e atribuiu às cooperativas de reciclagem uma função social nesta cadeia. Nesse contexto, as cooperativas de reciclagem passaram a exercer importante papel no processo de coleta e tratamento de Resíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos (REEE). Contudo, se manuseados e descartados de forma inadequada, os REEE podem trazer riscos ambientais e de saúde ocupacionais para os catadores desses materiais. O objetivo da pesquisa foi analisar as práticas de segurança de trabalho adotadas pelas cooperativas de reciclagem de REEE. O proceder metodológico foi dividido em três etapas: (1) revisão sistemática de literatura acerca das práticas de segurança do trabalho adotadas em cooperativas de resíduos sólidos; (2) estudo multicasos com 5 (cinco) cooperativas de REEE; (3) proposta de um manual de boas práticas de segurança do trabalho para cooperativas de REEE. Como resultados, a RSL descortinou 71 práticas de segurança do trabalho, organizadas em três categorias: 1) Equipamentos de Proteção Individual (EPI), 2) equipamentos que auxiliam na ergonomia e bem-estar no trabalho, 3) ações e programas de segurança do trabalho. Na pesquisa de campo foi possível identificar que as cinco cooperativas pesquisadas empregavam práticas de segurança do trabalho nos seus processos e observou-se que, embora as práticas de segurança sejam uma preocupação legítima para os cooperados, elas tendem a ser simplificadas, com foco na adoção de EPIs como medida principal. Apesar disso, foi possível identificar ações de análise dos processos de trabalho, implementação de treinamentos específicos e atenção à análise prévia dos equipamentos a serem desmontados, caracterizando cuidados com a segurança desde o início do processo e contribuindo para a criação de uma cultura de segurança. Um manual técnico com boas práticas de segurança para os cooperados também foi elaborado, beneficiando de maneira direta os trabalhadores do setor de reciclagem com um ambiente de trabalho mais seguro e saudável.Item Análise do desempenho de argamassa de assentamento com substituição parcial do agregado miúdo por embalagens cartonadas trituradas(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-10-20) Carvalho, Juliana Lira Brito de; Marques, Sheyla Karolina Justino; http://lattes.cnpq.br/3917387578549073; Souza, Ronny Francisco Marques de; http://lattes.cnpq.br/7651317326903869; Rapôso, Áurea Luiza Quixabeira Rosa e Silva; http://lattes.cnpq.br/7600867517446003; Gondim, Priscylla Cinthya Alves; http://lattes.cnpq.br/7727315802596668Devido sua composição, as embalagens cartonadas pós-consumo apresentam grande potencial para serem utilizadas como insumo na fabricação de novos produtos. Neste contexto, esta pesquisa teve por objetivo analisar o desempenho da substituição parcial do agregado miúdo por embalagens cartonadas trituradas no desenvolvimento de argamassa para assentamento de alvenaria. A metodologia foi dividida nas seguintes etapas: elaboração da revisão sistemática de literatura; coleta, preparo e cominuição das embalagens cartonadas; caracterização das matérias-primas; definição das composições de referência e experimentais; realização dos ensaios tecnológicos; e análise dos resultados. No agregado miúdo, foi realizada a análise granulométrica. O subproduto, Embalagens Cartonadas Trituradas (ECT), foi caracterizado por meio da Análise Química por Fluorescência de Raios X (FRX) e Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV). A proporção de 1:6 entre volume de cimento e agregado miúdo foi adotada como referência e foram determinadas as composições experimentais com substituições de 5%, 10% e 15% do volume de agregado por ECT, sendo moldados e testados 5 corpos de prova por composição. Ensaios de Índice de Consistência, Resistência à Compressão, Absorção de Água por Imersão e MEV da Superfície de Fratura foram realizados. Realizou-se a análise de correlação entre os valores médios das propriedades e o percentual de substituição de ECT. Quanto aos resultados do ensaio de Índice de Consistência, as argamassas com substituição de ECT apresentaram pequena redução, mas se mantiveram na faixa apresentada na literatura. Em relação à Resistência à Compressão, as argamassas com substituição de 5%, 10% e 15% apresentaram valores médios de 7,57 MPa, 6,52 MPa e 6,07 MPa, respectivamente. As argamassas com ECT apresentaram baixo índice de Absorção de Água por Imersão, se comparado com os dados da literatura. A análise estatística revelou que todas as propriedades estudadas possuem forte correlação com o percentual de substituição de ECT. A MEV da Superfície Fraturada constatou o maior número de vazios e presença de microfissuras nas amostras com maiores percentuais de ECT. Por fim, a realização deste estudo demonstrou-se relevante no contexto do desenvolvimento de novos materiais técnicos, apresentando ao mercado a argamassa com embalagens cartonas pós-consumo trituradas.Item Análise preditiva da evasão escolar no ensino médio integrado do Instituto Federal de Alagoas(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-04-26) Cunha, Fabrício Willian da; Lima Filho, Adalberon Moreira de; http://lattes.cnpq.br/5204293561529304; Lima, Cosmo Rufino de; http://lattes.cnpq.br/9005310724269606; Pontes , Edel Alexandre da SilvaA Educação Profissional e Tecnológica no Brasil tem-se desenvolvido no que diz respeito ao número de matriculados. Tem-se aliado a esse desenvolvimento o aumento nos índices de evasão escolar. Esta pesquisa pretende de modo geral investigar as variáveis significativas que podem ser utilizadas na modelagem de análise preditiva da evasão escolar no Ensino Médio Integrado (Curso de agropecuária) do IFAL – Campus Satuba. A questão-problema que se pretende responder é: quais as variáveis predominantes podem ser utilizadas em uma modelo de análise preditiva, conforme o perfil do aluno evadido que possam mensurar a probabilidade de risco de evasão escolar no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) ao nível médio ofertado pelo Instituto Federal de Alagoas (IFAL) -Campus Satuba? Para isso, foi realizado um estudo no curso técnico integrado ao ensino médio em agropecuária do IFAL – Campus Satuba. A metodologia desta investigação foi do tipo pesquisa-ação, visto que os seus procedimentos metodológicos estão fortemente vinculados a uma ação intervencionista. A presente pesquisa, quanto à abordagem e a sua natureza é do tipo mista, qualitativa e quantitativa. Os instrumentos de coleta de dados foram: dados oficiais do sistema acadêmico da Coordenação de Registro Acadêmico do Campus, questionários aplicados aos alunos ingressantes e entrevistas com os servidores que atuam diretamente no curso. A técnica para análise dos dados utilizada, trata-se da análise preditiva, algoritmos de aprendizado de máquina, regressão logística binária e modelo estatístico-matemático. O banco de dados foi formado pelo perfil dos alunos evadidos de 2014 a 2019; realizado comparativo com os perfis dos alunos com matrícula ativa nos 2o e 3o anos do ano letivo de 2022 e compara também, com o perfil dos alunos ingressantes para o ano letivo de 2023. Como resultado destaca-se o levantamento das variáveis do perfil dos alunos evadidos no curso e o desenvolvimento do produto educacional: Guia de como elaborar um modelo preditivo para prevenir a evasão de alunos na EPT, capaz de estimar a probabilidade de evasão do aluno com matrícula ativa no curso.Item As contribuições de um produto educacional para inclusão do suporte básico de vida na organização curricular da educação profissional e tecnológica(2022) Andrade, Andreza Gomes de; Filho, Adalberon Moreira de Lima; Filho, Adalberon Moreira de Lima; Lima, André Suêldo de; Nascimento, Carlos Queiroz doO suporte básico de vida é o treinamento teórico e prático voltado a identificar sinais de parada cardiorrespiratória, tendo em vista que está se trata da mais grave emergência cardíaca. Desse modo, é importante proporcionar, no ambiente escolar, oportunidades voltadas a reflexões de como agir diante de emergências, onde são necessários aplicar técnicas de primeiros socorros, capacitando os estudantes e preparando os futuros trabalhadores para o enfrentamento dessas situações. Objetivou-se propor a elaboração de um recurso didático que utiliza a literatura de cordel para o ensino de Suporte Básico de Vida para os estudantes do Ensino Médio Integrado a Educação Profissional em cordel. A Metodologia da pesquisa neste estudo foi do tipo pesquisa-ação e desenvolvida em quatro fases, sendo elas: 1.ª) fase diagnóstica; 2ª) fase de elaboração do produto educacional, 3ª) fase de aplicação do produto educacional por meio do desenvolvimento das oficinas sobre o Suporte Básico de Vida. E por fim, a 4ª) fase de avaliação do produto educacional. Foram utilizados questionários como instrumentos para coleta de dados. Os participantes desta pesquisa foram estudantes matriculados no Ensino Médio Integrado aos cursos profissionais. Os resultados indicam por meio da fase diagnóstica, que entre os 150 alunos participantes, 54% possuem alguém na família com problemas cardíacos, porém apenas 2% sabiam identificar uma parada cardiorrespiratória. Após a fase diagnóstica foi elaborado Produto Educacional por meio de literatura de cordel sobre o Suporte Básico de Vida. A Oficina foi dividida em: a) declamação do cordel, b) simulação realística, c) simulação de ressuscitação cardiopulmonar, d) discursão sobre a temática, esclarecimento de dúvidas, e) aplicação de questionário avaliativo das oficinas e produto educacional, f) pesquisa de satisfação. O questionário avaliativo foi composto por 13 perguntas, sendo 2 abertas e as demais de múltipla escolha a respeito das ações esperadas diante de uma parada cardiorrespiratória. As turmas foram divididas conforme carga horária de 1hora e 2 horas, porém não houve variação com relação a absorção dos conteúdos ministrados. Embora o esperado seria obter maior rendimento nas turmas com carga horária de 2 horas. Ao aplicar a pesquisa de satisfação 100% dos alunos afirmaram que a oficina contribuiu para sua vida profissional, aprovando o produto educacional e afirmando que indicaria a oficina. A pesquisa possibilitou melhoria na aprendizagem e habilidades de Suporte Básico de Vida para os alunos do ensino médio integrado na educação profissional, o uso do cordel foi aprovado como estratégia de ensino inovadora. A pesquisa permitiu perceber a necessidade de abordar temas voltados a primeiros socorros, para o desenvolvimento acadêmico e profissional do estudante, para o mundo do trabalho. Com relação as contribuições da inserção do Suporte Básico de Vida no ensino médio integrado, foi possível observar ganho no aprendizado de forma significativa para os alunos, que ao entrar em contato com o cordel e o tema apresentado despertaram o interesse em ajudar a salvar vidas. Dessa forma, conteúdos complexos da área de saúde foram ensinados de forma leve e atraente no Ensino Médio Integrado, por meio da educação que abre portas, a fim de transformar a sociedade.Item Atividade inseticida e repelência de óleos essenciais de eucalyptus sobre Zabrotes Subfasciatus (BOHEMAN, 1833) E Sitophilus zeamais (MOTSCHULSKY, 1855)(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2021-07-21) Alves, Agripino Emanuel Oliveira; Cunha, Ana Catarina Monteiro Carvalho Mori da; http://lattes.cnpq.br/6533002613885833; Valente, Ellen Carine Neves; http://lattes.cnpq.br/5519733594584141; Martins, Ricardo Brainer; http://lattes.cnpq.br/9236216672510518; Dantas, José OliveiraArmazenar alimentos é uma prática observada desde os primórdios da produção e exploração agrícola, é estratégia fundamental para garantir a alimentação da sociedade por certo período. Atualmente na agricultura, seja coorporativa ou familiar, o armazenamento é utilizado para garantir a qualidade do produto e comércio. Contudo, esses alimentos estocados e armazenados são alvos de pragas e insetos que comprometem a produção. Com isso, são necessárias medidas de controle e eliminação dessas pragas, por meio de diversos métodos, seja com controle químico ou biológico. Portanto, com este trabalho, objetivou-se analisar o potencial bioinseticida de óleos essenciais extraídos de genótipos de Eucalyptus para o controle de pragas do armazenamento da produção de grãos de feijão (Zabrotes Subfasciatus) e milho (Sitophilus zeamais), em condições laboratoriais, utilizando óleos essenciais de 4 genótipos de Eucalyptus (1249, 1250, 1277 e 0292). Os óleos foram testados na ação de repelência e as concentrações letais no controle das pragas. Os estudos de mortalidade por contato dos insetos praga, foram analisados 4 genótipos de Eucalyptus, com 3 concentrações diferentes sendo para Z. Subfasciatus (1%, 2%, 2,5%), e para Sitophilus zeamais (5%, 10%, 20%), mais um controle positivo e um negativo, com 10 repetições em blocos ao acaso. Para os estudos de ação repelente por chance de escolha sobre os insetos praga Z. subfasciatus e S. zeamais, foram testados óleos essências de 4 genótipos de Eucalyptus com 5 repetições para cada tratamento, em blocos inteiramente casualizados. Todos os óleos testados apresentaram ação repelente sobre os insetos e apresentaram eficiência na mortalidade dos insetos praga Z. subfasciatus e S. zeamais.Item Atividades de aventura na natureza : possibilidades pedagógicas interdisciplinares no ensino médio integrado(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-08-25) Monteiro, Vanessa Cavalcante Tavares; Lima, André Suêldo Tavares de; http://lattes.cnpq.br/6019670165528345; Gomes, Jarbas Maurício; http://lattes.cnpq.br/6712481495574847; Pereira, Dimitri Wuo; http://lattes.cnpq.br/8929474503522796Torna-se um desafio romper a separação das ciências em disciplinas cada vez mais isoladas, que não dialogam entre si. Cada uma desenvolvendo seus conteúdos de modo independente e exclusivo, implicando em práticas educativas tradicionais, com finalidades pedagógicas, quase sempre, descontextualizadas. No âmbito do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), acredita-se não ser diferente. Posto isto, faz-se necessário que possíveis temáticas e conteúdos sejam abordados de forma a considerar a interdisciplinaridade, com ênfase nos aspectos específicos de cada área do saber, buscando a integração e o diálogo entre si. As Atividades de Aventura na Natureza podem se configurar como novas temáticas e estratégias de ensino-aprendizagem com normas, valores e atitudes que vão além das práticas competitivas e dos conteúdos das aulas de educação física. Sendo capaz de uma abordagem interdisciplinar com as demais áreas do conhecimento. Dessa maneira, esta investigação teve por objetivo verificar a possibilidade de intervenção pedagógica interdisciplinar, tematizando algumas práticas de aventura no ensino médio integrado, por meio de uma pesquisa-ação colaborativa, que se desenvolveu de forma cíclica, dinâmica e espiralada. O público-alvo da pesquisa foram docentes e discentes do curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Agropecuária, em um dos campi do Instituto Federal de Alagoas/IFAL. Os resultados analisados na fase diagnóstica apontam que os docentes consideraram as Atividades de Aventura na Natureza uma temática possível de ser dialogada com suas respectivas áreas de conhecimento, conseguem compreender a interdisciplinaridade e sua importância na aprendizagem do estudante. Contudo, destacam diversos desafios para a realização de trabalhos interdisciplinares. A investigação indica a necessidade de uma proposta de intervenção pedagógica com viés interdisciplinar. Para colaborar neste sentido, foi organizada uma ação de ensino com suporte interdisciplinar através da temática: Atividades de Aventura na Natureza. A ação se consolidou em uma trilha ecológica da região, com os discentes e docentes de dois dos componentes curriculares do curso em estudo. Em consequência, surgiu o produto educacional colaborativo, no formato de e-book, interativo e interdisciplinar. O PE demonstra uma perspectiva de diálogo entre as diferentes áreas do saber, distribuídas nos núcleos formativos (básico, integrador e profissional), da matriz curricular unificada para o curso técnico integrado em agropecuária do IFAL, como também para os demais cursos da instituição em foco e quem mais possa ter interesse pelo tema.