TCC Letras-Português
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando TCC Letras-Português por Assunto "Aprendizagem"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Diretor pedagógico e a atividade compromissora no ambiente escolar(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2021-11-25) Silva, Alexandra Alves da; Brasileiro, Regina Maria de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/4146119273576569; Araújo, Antônio Cícero de; http://lattes.cnpq.br/4716895949004675; Soeira, Elaine dos Reis; http://lattes.cnpq.br/2699971179132910A função do diretor pedagógico no Brasil esteve ligado aos diferentes momentos históricos políticos educacionais passando por muitos entraves até conquistar seu verdadeiro papel na educação. Hoje ele está à frente do trabalho da escola, observando as dificuldades refletindo sobre estas e traçando estratégias para sancionar os problemas. O principal objetivo deste trabalho é compreender o comprometimento do diretor pedagógico em quanto função no ambiente escolar, por isso, foi analisada uma escolas da rede pública estadual no município de São José da Laje - AL. A metodologia utilizada para a pesquisa foi: bibliográfica e de campo, para pesquisa bibliográfica buscaram-se informações em livros e artigos referentes a teoria dos autores: Alarcão (2001), Freire (1998), Libâneo (2001), Medel (2008), Pimenta (2004) e Saviani (2002), dentre outros. O trabalho de campo baseou-se na aplicação de questionários, um para o diretor pedagógico e outro para os professores. Os dados coletados evidenciaram que apesar do diretor ter demonstrado desempenho no processo pedagógico ainda há muito o que se fazer, é necessário que haja mais compromisso no acompanhamento do ensino e da aprendizagem e na democratização do PPP (projeto político pedagógico). Portanto, o diretor pedagógico deve saber seu verdadeiro papel, e constantemente acompanhar, avaliar, pensar e repensar, ressignificando sua atuação na prática do ensino e na aprendizagem dos discentes.Item Redescobrindo na leitura um espaço significativo de aprendizagem para a formação do aluno no ensino fundamental(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-02-11) Cunha, Julio Cesar Almeida da,; Guimarães, Joaquim Francisco Soares,; http://lattes.cnpq.br/7943839537338202; Pereira Junior, Reinaldo Rafael de Albuquerque; http://lattes.cnpq.br/2743116222565035; Silva, Waldinei Santos; http://lattes.cnpq.br/5753237099475260O presente trabalho monográfico tem como tema “Redescobrindo na leitura um espaço significativo de aprendizagem para formação do aluno no Ensino Fundamental”. Assim, o estudo traçou como objetivo geral: investigar a prática da leitura dos alunos no Ensino Fundamental, como um espaço significativo de aprendizagem para a sua formação. Já como objetivos específicos buscou analisar as possíveis dificuldades dos alunos no processo da prática de leitura; identificar quais tipos de estratégias para leitura são mais eficientes para a formação do aluno e perbecer a leitura como um instrumento de transformacão social e intelectual para o aluno. Assim, traçamos como problemática da pesquisa o seguinte questionamento: muitos alunos demonstram falta de interesse pela prática da leitura, portanto, é preciso trabalhar estratégias eficientes e significativas no contexto escolar, para que os alunos despertem o desejo e interesse pela leitura, tendo em vista que a prática da leitura possibilita aos alunos melhores oportunidades na vida social. P ergunta-se: como a leitura pode proporcionar uma aprendizagem satisfatória no processo formativo do aluno? Logo, em busca de uma resposta ancoramos nossa pesquisa nas teorias dos seguintes autores: Amarilha (2010), Antunes (2007), Cagliari (1989), Demo (2007), Freire (1989, 2000, 2003), Kleiman (2002), Solé (1998), entre outros. A pesquisa adotada é de caráter qualitativo, que tem como viés metodológico a pesquisa bibliográfica para revisão de literatura, sendo que a temática analisada e aprofundada, nesta pesquisa, teve como ponto de partida: artigos científicos, livros e dissertações, que corroboraram para o tema proposto. Desta forma, a investigação bibliográfica sobre a temática referida possibilitou um conhecimento mais aprofundado e amplo sobre o assunto em debate, ora pesquisado, pois nos orientou a redescobrir na leitura um espaço significativo de aprendizagem para a formação do aluno no ensino fundamental.