TCC Docência na Educação Profissional
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando TCC Docência na Educação Profissional por Assunto "Ambiente escolar"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Retorno gradual de atividades escolares presenciais suspensas devido a COVID-19(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-03-25) Santos, Taciana do Nascimento; Lenz, Tiago de Moraes; Lenz, Tiago de Moraes; Barbosa , Amaury Franklin Benvindo; Gama, José Aparecido da SilvaA modalidade de ensino remoto, utilizada por escolas durante o surgimento da pandemia causada pela COVID-19, trouxe vários impactos relacionados ao processo de aprendizagem, como também na relação entre os membros da comunidade escolar. Com a diminuição dos casos, após a vacinação, as escolas retornaram para o ensino presencial. O presente trabalho teve como objetivo avaliar a percepção dos estudantes de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) - campus Penedo - a respeito da retomada das aulas presenciais. Foi realizado através da metodologia de pesquisa-ação, com aplicação de questionário e discussão em grupo focal para diagnóstico da situação e proposição de melhorias. Após apontamento dos principais desafios e expectativas por parte dos alunos, foi proposto como ação resultante do estudo a realização de atividades de recepção aos professores e alunos. Tais ações visaram estreitar o diálogo, promover a compreensão mútua e tornar o momento de readaptação às atividades presenciais harmonioso e gradativo.