TCC Docência na Educação Profissional
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando TCC Docência na Educação Profissional por Assunto "Agropecuária"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Uma prospecção do uso de metodologias ativas da educação no curso técnico em agropecuária – IFAL Campus Satuba(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-10-28) Gomes, Camilla Amanda de Oliveira; Barros, Emmanuella Farias de Almeida; http://lattes.cnpq.br/4993497631882133; Montes, Valeria Alves; http://lattes.cnpq.br/5919342770529560; Varjão, Márcio Thomas do SantosAs metodologias ativas representam abordagens educacionais que conferem aos estudantes o papel central no processo de aprendizagem, incentivando o engajamento, a motivação e a participação ativa. Além disso, essas abordagens promovem o desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais. Na pesquisa em questão, foi adotado o método qualitativo e quantitativo por meio de um questionário online, destinado aos ex-alunos do curso técnico em agropecuária – IFAL Campus Satuba. Portanto, o objetivo do trabalho é analisar as metodologias empregadas no Ensino Médio Profissionalizante no IFAL - Campus Satuba e quais abordagens de ensino-aprendizagem desempenharam um papel ativo no desenvolvimento dos ex-alunos. Diante desse contexto, os resultados da pesquisa revelaram pouca diversidade de métodos ativos no curso técnico em agropecuária, sendo em suma maioria seminários e aulas práticas de campo, acontecendo uma restrição no desenvolvimento dos estudantes a outras formas de aprendizado. Dessa forma, enfatiza-se a necessidade de incorporar diferentes metodologias ativas para enriquecer a formação dos discentes e ampliar suas perspectivas educacionais.