TCC Docência na Educação Profissional
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando TCC Docência na Educação Profissional por Assunto "Active Methodologies"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Metodologias ativas na educação profissional e tecnológica: o saneamento ambiental na formação do técnico em meio ambiente(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-10-09) Fiori, Ana Paula Santos de Melo; Souza, Diogo dos Santos; http://lattes.cnpq.br/9547588474173400; Gama, José Aparecido da Silva; http://lattes.cnpq.br/7413041757828843; Castilho, Fábio Francisco de Almeida; http://lattes.cnpq.br/1280124410024317A Educação Profissional e Tecnológica se apresenta como uma área de Ensino que visa a formação para o exercício das profissões. Entretanto, é percebido, ao longo dos anos, a necessidade de proporcionar para os/as estudantes métodos de ensino que visem a formação humana, buscando não apenas formar um profissional, mas um cidadão/ã. Nesse contexto, têm- se as metodologias ativas que consistem em um método de ensino centrado no/a estudante, tendo o/a professor/a como mediador/a. Por conseguinte, proporciona-se aos/às discentes o desenvolvimento de competências e habilidades de modo a torná-los/as protagonistas do seu próprio conhecimento, contribuindo para uma formação acadêmica, profissional e social. Desta forma, este trabalho apresenta como objetivo desenvolver e aplicar uma proposta de intervenção no processo de ensino e aprendizagem relacionados ao componente curricular “Saneamento Ambiental”, presente na grade curricular do 2o ano do Curso Técnico Integrado ao Médio em Meio Ambiente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas, Campus Marechal Deodoro. A atividade visa o desenvolvimento de habilidades e competências que possam estabelecer elo entre o trabalho e o desenvolvimento humano. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de campo, do tipo exploratória sob o método de pesquisa de intervenção, norteado pelas metodologias ativas: atividades baseadas em problemas, atividades baseadas em projeto e estudos de casos. Como resultados, observou-se que o processo de intervenção desenvolvido possibilitou o trabalho cooperativo entre os/as participantes envolvidos/as, espaço em que buscaram por solução de problemas e a realização de projetos de grande relevância para suas comunidades. Ao final do estudo, notou-se que as atividades propostas foram de considerável relevância para o processo de aprendizagem.