TCC Matemática
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando TCC Matemática por Assunto "CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Aplicações de variáveis aleatórias contínuas em problemas reais(2024-08-01) Gonçalves, Douglas Floering Brêda; Nunes, Hugo Santos; http://lattes.cnpq.br/4304337631466259; Nascimento, Arlyson Alves do; http://lattes.cnpq.br/9395417554768580; Nunes, Hugo Santos; http://lattes.cnpq.br/4304337631466259; Lopes, Rafael do Sacramento; http://lattes.cnpq.br/2775224211896509O presente trabalho tem como objetivo explorar as aplicações das variáveis aleatórias contínuas em problemas reais, abordando conceitos fundamentais de probabilidade e suas distribuições. O estudo inicia com uma introdução ao conceito de probabilidade, eventos e espaço amostral, avançando para as regras aditivas e multiplicativas que regem a combinação de eventos. No decorrer do trabalho, são discutidas as variáveis aleatórias e suas distribuições de probabilidade, com foco nas diferenças entre distribuições discretas e contínuas. Particular atenção é dada às variáveis aleatórias contínuas. Nesse contexto, são apresentados conceitos como a função densidade de probabilidade, esperança, variância e desvio padrão, essenciais para a análise dessas variáveis. O Estudo explora três distribuições de probabilidade contínuas: a distribuição Uniforme, a Normal e a Exponencial, detalhando suas características e comportamentos em diferentes cenários. Na última parte do trabalho, são apresentadas aplicações práticas dessas distribuições em contextos reais, demonstrando a utilidade das variáveis aleatórias contínuas na modelagem de fenômenos em diversas áreas como finanças, engenharia, ciência de dados, entre outras.Item Explorando alguns tópicos da teoria dos números: uma abordagem olímpica nos anos finais do ensino médio(2025-06-13) Santos, Rodrigo Medeiros dos; Farias, José Cicero Gomes; ttp://lattes.cnpq.br/5470804227037647; Mendonça, Fernando Antonio Cavalcante; http://lattes.cnpq.br/8147664686175269; Melo, Enaldo Vieira de; http://lattes.cnpq.br/1041528154664700; Silva, Rosivaldo Pereira da; http://lattes.cnpq.br/8652133702306422Este trabalho aborda a aplicação de tópicos da Teoria dos Números nos Anos Finais do Ensino Fundamental, com foco em utilização em competições matemáticas, como a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). São explorados conceitos como divisibilidade, números primos e congruências, destacando seu papel no desenvolvimento do raciocínio lógico e criativo dos estudantes. A pesquisa combina revisão bibliográfica e análise quantitativa para demonstrar a relevância desses temas na resolução de problemas olímpicos e seu impacto pedagógico. Além disso, o estudo evidencia como a OBMEP e outras Olimpíadas de Matemática contribuem para a popularização da matemática e a identificação de talentos nas escolas públicas.Item Formação inicial de professores de matemática no Ifal: percepções sobre a prática pedagógica(2023-10-10) Moreira, Renata Lúcia Sá; Brasileiro, Regina Maria de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/4146119273576569; Nascimento, Arlyson Alves do; http://lattes.cnpq.br/9395417554768580Compreender como a formação inicial ofertada pelo curso de licenciatura em matemática do IFAL possibilita a articulação teoriaprática necessária ao exercício da docência em matemática. O método utilizado foi a pesquisa qualitativa, e teve o estudo de caso como abordagem metodológica. Formulamos um questionário via Googledocs disponibilizado aos sujeitos investigados que são os egressos do curso de licenciatura em matemática do IFAL – Campus Maceió que concluíram o curso no período de 2013 a 2019, que se encontram atuando como professores na educação básica. Observamos que mais de 80% dos questionários respondidos afirmaram que a sua formação inicial realizada no IFAL garante a articulação teoriaprática necessária a sua prática pedagógica desenvolvida na educação básica. Pode-se concluir que pelas respostas obtidas que o curso de matemática cumpre seus objetivos descritos no PPC, que estabelece estreita relação entre teoria e prática experimental.Item Matemática versus pedagogia: uma análise acerca das disciplinas na área da matemática ofertadas nos cursos de pedagogia de Instituições Públicas e Privadas no Estado de Alagoas(2022-01-18) Rodrigues Filho, Marcos Santos; Santos, Givaldo Oliveira dos; http://lattes.cnpq.br/2811899043438299; Limeira, Ana Cristina Santos; http://lattes.cnpq.br/8492241199102646; Reis, Divanir Maria de Lima; http://lattes.cnpq.br/9955165966530603Compreender o ensino da Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental é um desafio para qualquer pesquisador. Existe uma complexidade nesse meio que, apenas, através de estudos amplos se compreenderia o que norteia o sentimento de enxergar esta disciplina como desafiadora. Inúmeros estudiosos fizeram suas análises e este trabalho fará uma abordagem acerca delas interligando suas pesquisas com as disciplinas na área da Matemática ofertados nos cursos de Pedagogia de instituições públicas e privadas no estado de Alagoas. Paralelo a essas pesquisas e ementários destas disciplinas, terei como base a BNCC que será nosso referencial para análise desta problemática. Desta forma, o presente trabalho trará uma análise acerca das disciplinas na área da Matemática ofertadas nos cursos de Pedagogia de instituições públicas e privadas no estado de Alagoas associando tais disciplinas à BNCC com uma relação direta a documentos pesquisados na internet numa concepção por mim vivenciada em sala de aula. Notoriamente, este trabalho é de uma pesquisa qualitativa, permitindo compreender a complexidade e os detalhes das informações obtidas. Esta análise procurou-se ser realizada por necessidade de uma compreensão dos desafios que os professores dos anos iniciais sofrem para a abordagem do ensino da Matemática em sala de aula e a não compreensão dos conteúdos por parte dos pedagogos e alunos, e trouxe como resultados esta preocupação que é significativa para a compreensão das possíveis origens que limitam parte desses sujeitos no que tange o ensino e a aprendizagem. As Instituições privadas de Ensino Superior foram escolhidas aleatoriamente e não obtive sucesso na busca pelas ementas das disciplinas específicas na área da Matemática, já as públicas foram propositais, alcançando sucesso no acesso dos ementários.Item Minecraft para o ensino da matemática na educação básica: mapeando dissertações e teses (2014-2023)(2024-12-09) Peixoto, Stheffanie Louise Oliveira; Castro, Diogo Meurer de Souza; http://lattes.cnpq.br/6863749871487154; Oliveira, Carloney Alves de; http://lattes.cnpq.br/9900433024242592; Melo , Enaldo Vieira de; http://lattes.cnpq.br/1041528154664700O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como objetivo geral analisar o que se tem publicado em teses e dissertações no âmbito nacional acerca da utilização do Minecraft como artefato tecnológico no processo de aprendizagem da Matemática, com foco em alunos dos ensinos fundamental e médio, no período de 2014 a 2024. Os objetivos específicos são: mapear dissertações e teses que dialogam acerca da utilização do Minecraft na educação básica; identificar os conteúdos que foram trabalhados com o Minecraft no contexto de sala de aula; e verificar quais teorias de aprendizagem foram associadas nas dissertações e teses publicadas entre 2014 e 2023. Para isso, foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo mapeamento bibliográfico, com a seleção de teses e dissertações por meio das bases de dados do Banco de Teses e Dissertações da CAPES e da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). As buscas, realizadas entre os dias 1º e 2 de outubro de 2024, utilizaram a string "Minecraft". Foram estabelecidos critérios de inclusão e exclusão para garantir que os trabalhos selecionados fossem pertinentes à Matemática, ao ensino básico e ao uso do Minecraft no contexto educacional. A seleção foi dividida em duas etapas: na primeira, aplicaram-se os critérios de exclusão com base nos títulos e resumos; na segunda, os textos completos foram analisados para verificar sua aderência ao escopo da pesquisa. As seis pesquisas analisadas, todas focadas no Ensino Fundamental 2, abordaram conteúdos relacionados à geometria e à proporcionalidade, apontando desafios como infraestrutura insuficiente, falta de domínio docente e limitações do modo criativo do jogo. Contudo, destacaram-se aspectos positivos, como a promoção de um ambiente colaborativo e o aumento do interesse dos alunos. Os resultados indicam que o Minecraft tem potencial para enriquecer o ensino da Matemática, desde que associado à formação continuada de professores e a práticas pedagógicas inovadoras.