TCC Linguagem e Práticas Sociais
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando TCC Linguagem e Práticas Sociais por Departamento "Campus Murici"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item O ensino de língua materna na perspectiva dos letramentos e das metodologias ativas: um estudo sociodiscursivo da linguagem na educação básica(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-09-05) Souza, Natália Oliveira de; Souza, Carlos Alexsandro de Carvalho; http://lattes.cnpq.br/9543720469592160; Menezes, Lucianne Michelle de; http://lattes.cnpq.br/1354199519304107; Silva, Maria Viviane de Melo; http://lattes.cnpq.br/8752941221356373O ensino de língua materna tem sido foco de debates e reflexões que tomam as práticas e teorias que o fundamentam como objeto de análise. Por isso, esta pesquisa problematiza sobre as implicações do ensino de língua a partir do estudo de documentos oficiais educacionais como Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). O objetivo é compreender a relação entre o ensino pautado em práticas que enfatizam a alfabetização e os diversos letramentos e as propostas didáticas fundamentadas no uso de metodologias ativas em sala de aula. Este estudo se situa no campo da Linguística Aplicada, que compreende a linguagem em uma perspectiva de interação social (BAKTHIN, 1997), nos estudos de letramento (KLEIMAN, 1995), em um ensino de língua pautado no objetivo de desenvolver a competência comunicativa dos estudantes (BORTINI- RICARDO, 2004) e nas abordagens que partem do ensino de língua de forma crítica e reflexiva, considerando as realidades educacionais e aprendizagem significativa (GERALDI, 2012; FARACO, 2017; MENDONÇA, 2006; NEVES, 2011; OLIVEIRA, 2010; FREIRE, 2019). O trabalho se caracteriza pela pesquisa bibliográfica para compreensão do estado da arte sobre o tema e, em seguida, tem sua metodologia complementada pela coleta de dados primários, acessados por meio da aplicação de questionário na modalidade on-line, com objetivo de refletir sobre as compreensões básicas sobre o ensino de língua portuguesa com professores da educação básica. Diante das reflexões propostas, destacamos que, realmente, as ponderações sobre o ensino de língua são necessárias, principalmente, para contribuir com uma formação educacional de qualidade que seja embasada em um estudo pautado no diálogo, em concepções de língua e linguagem que promovam uma compreensão da diversidade da linguagem e da variedade da língua.Item Relato de experiência: relevância entre teoria e prática no programa de residência pedagógica(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-03-28) Lima, Márcia Carla da Silva; Sousa, André Luís Bonfim; http://lattes.cnpq.br/9866226115563365; Souza, Carlos Alexsandro de Carvalho; http://lattes.cnpq.br/9543720469592160; Santos, Herbert Nunes de Almeida; http://lattes.cnpq.br/4602159770025420Pretende-se neste relatório abordar as experiências vivenciadas durante a ambientação e conhecimento da escola campo que ocorreu no ano de 2018 a 2019 para o Programa Residência Pedagógicas (PRP), além de apresentar todas as condições como o mesmo foi trabalhado durante um ano e seis meses. O PRP teve a escola Estadual de Ensino Carlos Lyra, na cidade de São José da Laje - AL como ambiente de investigação e aplicação do projeto. O principal propósito foi a formação do aluno, levando em consideração os requisitos profissionais com intuito de melhorar as habilidades/competências e preparar os alunos participantes para a carreira de licenciatura, e serviu como uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional. A pesquisa fundamentou-se na análise de elementos como a identificação da escola, aspectos socioculturais dos estudantes, aos profissionais da escola, assistência alimentar, biblioteca escolar, laboratórios, indicadores do último IDEB, PPP da escola, gestão, práticas pedagógicas, a sala de aula, formação continuada e impressões dos residentes.Item Representações do feminismo no discurso religioso: constituições e atravessamentos(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-05-22) Goulart, Maria Grazielle; Silva, Aguimario Pimentel; http://lattes.cnpq.br/2370040993060322; Souza, Carlos Alexsandro de Carvalho; http://lattes.cnpq.br/9543720469592160; Teixeira, Ivana Siqueira; http://lattes.cnpq.br/9981973307285649Devido às crescentes discussões acerca do movimento feminista, envolto, desde sua concepção, em questionamentos oriundos de instituições religiosas, bem como sobre os papéis sociais das mulheres, esta pesquisa trata da observação e da análise da representação constituída acerca desses temas pela Igreja Católica, tendo em vista sua hegemonia enquanto instituição de regulação social, assim como os atravessamentos discursivos que a amparam. Para tal, três vídeos foram selecionados no site católico Padre Paulo Ricardo, haja vista sua popularidade e relevância no meio católico. Os vídeos foram elencados a partir da pesquisa das palavras “feminismo” e “mulher” no site em questão e divididos em excertos, que foram transcritos e analisados com base nos estudos de análise da conversação. Para compreender a construção das representações observadas, foi essencial o embasamento nos estudos de representação, principalmente a partir dos autores Serge Moscovici e Stuart Hall, com ênfase neste último e em seu conceito de estereotipagem. Então, o objetivo geral deste trabalho é analisar as representações constituídas pela Igreja Católica sobre o feminismo e sobre as mulheres e seus papéis sociais, observando os atravessamentos discursivos que embasam essa constituição, e compará-las às representações feministas sobre o próprio movimento e sobre as mulheres. Em comparação com as representações dos tópicos apresentadas por outras fontes, consonantes ao feminismo, foi verificado que a representação da Igreja sobre o feminismo e sobre os papéis sociais é atravessada por discursos políticos e científicos, além do religioso, e também que ela é altamente estereotipada, concebendo como naturais funções que são socioculturais, regulando, assim, os corpos e as vidas femininas, enquanto as expõe a perigos concretos.