TCC Letras-Português
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando TCC Letras-Português por Departamento "Viçosa"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Marcas da oralidade na escrita de textos de alunos do 9º ano do ensino fundamental(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-01-14) Silva, José Bartolomeu Miranda da; Soares, Josefa Maria Paixão; http://lattes.cnpq.br/4240925099717889; Gonzaga, Ana Deuza de Amorim; http://lattes.cnpq.br/3615254075546469; Medeiros, Luziana Mercia Ferreira; http://lattes.cnpq.br/3356264106006732Neste trabalho, cujo tema é “As marcas da oralidade na escrita em textos de alunos do nono ano do ensino fundamental”, buscou-se entender se a influência da oralidade pode ser considerada intrínseca ao processo de aprendizagem da escrita. Para isso, foi preciso identificar, através da relação oralidade/escrita, a regularidade e a prevalência das marcas da fala nos textos produzidos pelos alunos, compreender como os fenômenos fonético-fonológico-ortográficos manifestam-se nas produções escritas e analisar uma unidade do livro didático sob o prisma do trabalho com a oralidade. Os textos estudados foram escritos espontaneamente, com subsídios concretos para se trabalhar a variação da língua em uso. Com esse método, concluiu-se que a presença da oralidade na escrita desses textos é marcante.Item Preconceito linguístico: fenômenos sociolinguísticos(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-02-26) Silva, José Mariano Cavalcante; Soares, Josefa Maria Paixão; http://lattes.cnpq.br/4240925099717889; Gonzaga, Ana Deuza de Amorim; http://lattes.cnpq.br/3615254075546469; Medeiros, Luziana Mercia Ferreira; http://lattes.cnpq.br/3356264106006732O presente trabalho aborda o tema: “Preconceito Linguístico: Fenômenos Sociolinguísticos” investigando suas ocorrências e sua transformação no meio acadêmico. A proposta foi realizar uma análise teórica sobre o tema e suas variações e como elas influenciam nas relações interpessoais da comunidade que estão inseridas e que influencia ela traz para essas relações. Conforme a revisão aborda os diversos tipos de preconceitos, como eles se desencadeiam na sociedade e no meio escolar e porque há essa discriminação ainda e de que forma ela afeta a sociedade já que não existe apenas uma comunicação correta para ser falada, a contribuição das comunidades em preservar seu modo de se comunicar. A partir disso, durante a pesquisa houve uma busca em defender que não há apenas uma forma de se comunicar e que as comunidades podem contribuir para a preservação e disseminação das variações linguísticas a forma que elas se inserem na sociedade e a partir da sala de aula discutir sua importância. O motivo se deu ao observar que era ensinado a forma correta de se comunicar e de se expressar e que geralmente essa forma correta não abarcava os costumes de uma região, localidade e cultura e que sempre era pela ótica formal a que é passada no ensino formal desprezando o estudo não formal também, pois é tão importante quanto. Dessa forma, pretendo mostrar que a variação linguística está presente na sociedade e é de grande importância e ensinamentos a todos nós quanto educadores e sociedade em geral para preservar e inserir no meio da educação formal, pois assim ajudará a mitigar preconceitos no uso da linguagem com a contribuição dos principais atores e das diversas formas de disseminação de ensinamentos e fazer cidadãos conscientes e justos, reflexivos e multiplicador de conhecimento e consciência social.Item Redescobrindo na leitura um espaço significativo de aprendizagem para a formação do aluno no ensino fundamental(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-02-11) Cunha, Julio Cesar Almeida da,; Guimarães, Joaquim Francisco Soares,; http://lattes.cnpq.br/7943839537338202; Pereira Junior, Reinaldo Rafael de Albuquerque; http://lattes.cnpq.br/2743116222565035; Silva, Waldinei Santos; http://lattes.cnpq.br/5753237099475260O presente trabalho monográfico tem como tema “Redescobrindo na leitura um espaço significativo de aprendizagem para formação do aluno no Ensino Fundamental”. Assim, o estudo traçou como objetivo geral: investigar a prática da leitura dos alunos no Ensino Fundamental, como um espaço significativo de aprendizagem para a sua formação. Já como objetivos específicos buscou analisar as possíveis dificuldades dos alunos no processo da prática de leitura; identificar quais tipos de estratégias para leitura são mais eficientes para a formação do aluno e perbecer a leitura como um instrumento de transformacão social e intelectual para o aluno. Assim, traçamos como problemática da pesquisa o seguinte questionamento: muitos alunos demonstram falta de interesse pela prática da leitura, portanto, é preciso trabalhar estratégias eficientes e significativas no contexto escolar, para que os alunos despertem o desejo e interesse pela leitura, tendo em vista que a prática da leitura possibilita aos alunos melhores oportunidades na vida social. P ergunta-se: como a leitura pode proporcionar uma aprendizagem satisfatória no processo formativo do aluno? Logo, em busca de uma resposta ancoramos nossa pesquisa nas teorias dos seguintes autores: Amarilha (2010), Antunes (2007), Cagliari (1989), Demo (2007), Freire (1989, 2000, 2003), Kleiman (2002), Solé (1998), entre outros. A pesquisa adotada é de caráter qualitativo, que tem como viés metodológico a pesquisa bibliográfica para revisão de literatura, sendo que a temática analisada e aprofundada, nesta pesquisa, teve como ponto de partida: artigos científicos, livros e dissertações, que corroboraram para o tema proposto. Desta forma, a investigação bibliográfica sobre a temática referida possibilitou um conhecimento mais aprofundado e amplo sobre o assunto em debate, ora pesquisado, pois nos orientou a redescobrir na leitura um espaço significativo de aprendizagem para a formação do aluno no ensino fundamental.Item Variação linguística no Português Brasileiro: entre o "alagoanês" e o "carioquês"(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-08-11) Siqueira, Kátia Leilany Beserra; Fatima, Wellton da Silva de; http://lattes.cnpq.br/6380496064230296; Antonio, Leonardo Siqueira; http://lattes.cnpq.br/0312858372080043; Barros, Anny Querubina de Souza; http://lattes.cnpq.br/9529937744685213O presente trabalho objetiva demonstrar, a partir de dois estudos de caso, que a variação linguística, fenômeno inerente à língua por ela ser viva e dinâmica, permeia a sociedade brasileira em suas mais diferentes formas. Com o intuito de apresentar duas variedades de fala, optamos metodologicamente por tecer relações entre o emprego da fala do alagoano com a fala do carioca, comparando-as entre si e remetendo-as à norma padrão da língua, a fim de mostrar que a variação ocorrida entre essas duas falas deve ser considerada enquanto prática social, e não é por acaso que ela ocorre, existem explicações para isso. A escolha dessas duas variedades se deu por opção metodológica e se justifica pela forte expressão que esses dois falares têm junto à sociedade brasileira, inclusive pela diferença que, a priori, identificamos entre elas. Para constituir nosso corpus da pesquisa, elencamos como representantes dessas variedades, dois youtuberes: Felipe Neto (RJ) e Carlinhos Maia (AL). Selecionamos um vídeo de cada um desses youtuberes, tomando- os como usuários da língua em contexto espontâneo, e transcrevemo-os, apresentando pormeio deles a heterogeneidade do uso da língua. Para analisar esses exemplares de falas, utilizamos o método dialético, que consiste em fazer uma análise distinta das duas falas. Além disso, também procedemos à compará-las e a fazer ponderações, tanto entre elas quanto delas em relação à norma padrão do português brasileiro. Para referenciar este trabalho, tendo em vista sua fundamentação teórica, mobilizamos importantes pesquisadores em nosso suporte teórico - metodológico como o americano Labov (1972) e o brasileiro Bagno (2002), além de Tarallo (1986), Antunes (2003) e outros. Obras como O Preconceito Linguístico (1999) e A Língua de Eulália (Bagno, 1997) e Padrões Sociolinguísticos (Labov, 2008), foram fundamentais para o desempenho da pesquisa. Como forma de detalhamento procedimental, demonstramos em que níveis da língua as variações compareciam. Assim, analisamos o corpus evidenciando as variações nos níveis fonético-fonológico, morfológico, sintático e semântico-pragmático, não de maneira exaustiva, mas de maneira amostral. Em nossos resultados, foi possível discutir,além da relevância deste tema, também a importância de que falantes de diferentes lugares sejam compreendidos e respeitados. Afinal, como demonstramos, a variação linguística é fato incontestável no funcionamento das línguas naturais, seguindo critérios tanto internos quanto externos à língua, possibilitando-nos a compreensão de que não há variedade certa ou errada, mas que há variedades e em seus contextos elas cumprem seus propósitos comunicativos com eficácia.