TCC Letras-Português
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Item A caneta que balança o berço: o entrecho e a construção de mães na formação docente(2024-08-09) Carvalho, Cleonice Maria Ferreira de; Maia, Willianice Soares; http://lattes.cnpq.br/0338504323994119; Araujo, Claudionor Ferreira; http://lattes.cnpq.br/6155010171957004; Silva, Willian Cassiano da; http://lattes.cnpq.br/1949383398907647A presente pesquisa versa sobre a minha experiência como mulher, mãe e estudante na formação docente. O objetivo é analisar como as experiências e as identidades das mães são desenvolvidas e compreendidas no âmbito acadêmico. Para tanto, definiram-se os seguintes objetivos específicos: apresentar a evolução do papel da mãe na sociedade ao longo do tempo; investigar como a construção social de gênero influencia as percepções e expectativas sociais em relação aos papéis de homens e mulheres na sociedade e, entender como a realidade e identidade das mães são formadas e moldadas durante o processo de formação. O embasamento teórico desta pesquisa fundamenta-se em autores como Freire (1997), que aborda a visão da professora como tia; Bourdieu (2012), que trata da dominação; Prado e Soligo (2005) e Passeggi (2008), que discutem memórias de formação; e Badinter (1985), que explora o mito do amor materno, além de outros/as autores/as que contribuem significativamente para a discussão. O estudo consiste em pesquisa de caráter descritivo, com resultados tratados de maneira qualitativa, a partir da coleta de informações de fontes secundárias, incluindo revisão bibliográfica. Como fontes de pesquisa, a fim de colher o referencial teórico, foram utilizados livros, artigos e sites que estão relacionados ao tema. Com o levantamento de informações ao longo da pesquisa e da análise dessas informações, foi possível concluir que, embora as mães estudantes demonstrem grande resiliência e determinação, a falta de apoio institucional adequado dificulta significativamente sua jornada acadêmica. A pesquisa ressalta a importância de políticas mais inclusivas e de suporte específico para essas mulheres, de modo a promover uma maior equidade no ambiente educacional.Item A importância da leitura infantojuvenil para a formação do leitor crítico(2024-07-19) Barbosa, Arthur William Cavalcante; Barbosa, Cleusa Salvina Ramos Maurício; http://lattes.cnpq.br/7243836316721979; Santos , Elaine Cristina Rapôso dos; http://lattes.cnpq.br/0758592442310125; Cavalcanti , Ricardo Jorge de Sousa; http://lattes.cnpq.br/2706881213553955Este trabalho aprofundou-se na investigação da importância da literatura infantojuvenil para a formação do leitor crítico. Ao abordar o problema da necessidade de compreender como as obras direcionadas ao público jovem contribuem para o desenvolvimento cognitivo e emocional, este estudo insere-se no contexto educacional, visando compreender como a literatura infantojuvenil pode ser uma ferramenta eficaz na promoção da leitura crítica entre crianças e adolescentes. No âmbito da metodologia, adotou-se uma abordagem qualitativa. Os resultados obtidos destacaram a importância crucial da literatura infantojuvenil como mediadora na construção da identidade e na promoção da reflexão crítica entre os leitores jovens. A pesquisa ressalta a necessidade premente de integrar de maneira mais efetiva obras da literatura no ambiente educacional, reconhecendo seu potencial transformador na sociedade contemporânea. Além disso, destaca a relevância de fomentar a leitura crítica desde a infância, reconhecendo a literatura como uma aliada essencial na formação de cidadãos reflexivos e conscientes. Com contribuição teórica de Rildo Cosson, Bernard Charlot, Lígia Cademartori, Regina Zilberman e Marisa Lajolo, essa compreensão reforça a importância de valorizar e incorporar a literatura infantojuvenil nas práticas pedagógicas, contribuindo para o desenvolvimento pleno dos leitores em formação.Item A alquimia poética Lenineana: traços de uma poesia devoradora(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-03-14) Silva, Erick Robert Ferreira da; Santos, Fábio José dos; http://lattes.cnpq.br/7569516305566259; Malta, Carla Carolina da Silva; http://lattes.cnpq.br/7728611783048332; Silva, Eronilma Barbosa da; http://lattes.cnpq.br/1899340692310050Os estudos literários que analisam obras a partir do viés cultural têm sido frequentes na contemporaneidade, o que tem contribuído para pensar o âmbito da arte literária inserindo-o em seu contexto de produção, pensando-a em sua relação com a exterioridade e alimentando discussões em torno de temas relevantes para se pensar os tempos contemporâneos. Este trabalho está inserido no âmbito da Teoria da Literatura (literatura e cultura) e tem como enfoque o texto poético da canção de Lenine. A partir da leitura/escuta de doze canções de sua obra (que compõem o Corpus Carminum da pesquisa), são discutidas questões como o encontro com o objeto estético; deglutição e antropo/autofagia no cancioneiro lenineano; e como essas noções são articuladas a partir de uma alquimia poética do compositor. A leitura/escuta da canção lenineana, objeto desta pesquisa, desvelou um universo lírico que emerge do seu texto poético e que é forjado a partir dos movimento de antropo e autofagia, como síntese de operações criativas de que resulta uma poesia moderna, brasileira, local e global, com colorações múltiplas, miscigenadas, mestiças. A discussão aponta para uma poética da devoração, na qual elementos da autofagia e da antropofagia, como categorias de produção e criação, incidem diretamente no cancioneiro lenineano dentro do corpus analisado. Para fundamentação teórica, recorri às contribuições de autores como Andrade, Bosi, Paz, Pinheiro, Figueiredo e Mello. Assim, a partir da análise das canções, espero contribuir com a ampliação da fortuna crítica de poeta.Item Análise linguístico-literária do gênero memórias de leitura elaborado por licenciandos do curso de letras(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-05-02) Silva, Josuel de Souza; Cavalcanti, Ricardo Jorge de Sousa; http://lattes.cnpq.br/2706881213553955; Silva, Ari Denisson da; http://lattes.cnpq.br/0863504643409677; Silva, Josimere Maria da; http://lattes.cnpq.br/6284482799682797Na presente pesquisa, serão abordadas as experiências de leituras de estudantes ingressantes no Curso de Licenciatura em Letras durante sua formação escolar na Educação Básica com vistas à forma como esses sujeitos se autoavaliam como leitores no contexto do Ensino Superior. Este trabalho tem como objetivo geral compreender os processos de letramento literário de estudantes ingressantes no Curso de Licenciatura em Letras; e como objetivos específicos têm-se o de i) investigar como ocorria o processo de letramento dos alunos anterior ao ingresso no Curso em tela; ii) identificar as principais dificuldades dos estudantes em relação à leitura literária; iii) refletir sobre a importância do letramento literário na Educação Básica. A metodologia empregada é a revisão bibliográfica com abordagem de cunho qualitativo, apoiada em análises das produções de memórias de leituras escritas por alunos do Curso em tela. Na pretensão de enfatizar o processo social e histórico desses desses/as professores/s em formação inicial em relação ao letramento literário, assim como fundamentar nossa pesquisa, tomamos como base Cosson (2018), que trata do letramento literário, bem como a respeito da relação teórico- prática em atividades com textos literários na Educação Básica, a partir do tratamento da literatura por docentes e discentes. Outras referências teóricas utilizadas para a construção das reflexões referentes ao tema são a partir de Kleiman (2004), Minayo (1995) e Street (2014). Os resultados das análises realizadas apontam para a importância de a literatura ser trabalhada desde o ensino fundamental para que estudantes se tornem sujeitos críticos-reflexivos em suas práticas linguageiras diversificadas socialmente.Item Aplicação de ferramentas online no ensino de física para corrigir deficiências dos fundamentos de matemática em alunos do cursos integrado(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2021-12-13) Barros Filho, Djalma de Albuquerque; Oliveira, Marcos Henrique Abreu de; http://lattes.cnpq.br/7597524437699021; Limeira, Ana Cristina Santos; http://lattes.cnpq.br/8492241199102646; Gomes, Maria Amábia Viana; http://lattes.cnpq.br/9432338329387792Este trabalho trata da utilização de ferramentas online para o ensino de Física. Embora haja uma variedade de programas, observa-se a falta de integração entre estes, o que dificulta uma aprendizagem significativa nesta disciplina como previsto por Ausubel (AUSUBEL, 1978). Outro aspecto que também dificulta tal aprendizagem é que não há interação entre o professor e os alunos na aula virtual, e os conteúdos são ministrados aligeiradamente, já que não se permite ao professor desenvolver seu raciocínio como ocorreria na aula presencial. Sendo assim, percebe-se o seguinte problema de pesquisa: até que ponto a utilização de plataformas de ensino, associada às ferramentas tecnológicas, terão influência na aprendizagem significativa por parte dos alunos do primeiro ano do Ensino Técnico do Instituto Federal de Alagoas (IFAL)? Destarte, os objetivos deste trabalho são estabelecer contato online com os alunos de modo utilizar ferramentas do Google Classroom (EDUCADOR DO FUTURO, 2020), SIGAA e CANVA(ALPHESIS, 2016); mostrar como a utilização destas permite ao professor desenvolver seu raciocínio de modo semelhante a uma aula presencial. Neste sentido, admite-se a hipótese de que um aspecto que dificulta o processo ensino e aprendizagem é a falta de interação direta do professor com o aluno na execução de exercícios. Desse modo, acredita-se que sendo o professor capaz de escrever fórmulas e desenhar objetos, através das ferramentas da Canva, os alunos poderão realizar exercícios com estética superior à comumente utilizada no Microsoft Word, além de utilizar o mural virtual, o que favorecerá uma análise da assimilação do conteúdo pelos grupos de alunos, resultando, assim, numa diminuição da fragilidade matemática destesItem A argumentação em textos jornalísticos de caráter informativo: o gênero textual-discursivo notícia(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-08-31) Santos, Robson Muller Silva dos; Cavalcanti, Ricardo Jorge de Sousa; http://lattes.cnpq.br/2706881213553955; Agra, Christiane Batinga; http://lattes.cnpq.br/0715128190591513; Barbosa, Flávia Karolina Lima Duarte; http://lattes.cnpq.br/3662242058929178Sabe-se que na esfera jornalística há duas vertentes principais de classificação para conteúdos disseminados pela imprensa, as quais abrigam gêneros jornalísticos em grupos que se caracterizam ora pelo caráter informativo, ora pela natureza predominantemente opinativa/argumentativa, e, ainda, pela junção de tipologias textuais que se combinam. A notícia é um gênero que, tradicionalmente, é associado à informação, haja vista sua função social de veicular os chamados fatos do dia. Apesar de estar consolidada a ideia de que a notícia é um gênero discursivo essencialmente descritivo/expositivo, pretende-se, neste trabalho, verificar a presença de passagens argumentativas em textos jornalísticos de natureza declaradamente informativa, a partir da observação de elementos linguístico-discursivos que atuam no texto, ainda que sutilmente, para a construção de pontos de vista a respeito do que está sendo enunciado ao público, mediante a divulgação de notícias. Para isso, o estudo adotará, como metodologia, a análise linguístico-discursiva e semântica de notícias publicadas pelo canal “Folha de São Paulo”, no primeiro turno das Eleições 2022, especificamente, textos cujo tema diz respeito a pesquisas de intenção de voto para os candidatos a presidente. Os fundamentos teórico-conceituais do trabalho desenvolvem-se a partir do diálogo entre estudos da área da Comunicação, da Linguística Textual e das reflexões em torno do enunciado e do discurso. Ademais, a pesquisa assume um caráter linguístico-interpretativista, com uso de dados quantitativos. A partir da análise do corpus, houve a identificação de movimentos retórico-discursivos e linguístico-textuais que apontam para a presença de traços argumentativos em textos que são apresentados como predominantemente informativos. Esta pesquisa aponta, também, para possibilidades de trabalho com o gênero textual notícia na esfera escolar, verificando-se de que forma a BNCC orienta o emprego desse gênero nessa esfera de atuação humana.Item As (re) significações do cotidiano discente no contexto da trama teatral(2024-03-21) Cruz, Ronaldo Antonio Torres; Silva , Ari Denisson da; http://lattes.cnpq.br/0863504643409677; Maia , Willianice Soares; http://lattes.cnpq.br/0338504323994119; Barbosa, Cleusa Salvina Ramos Maurício; http://lattes.cnpq.br/7243836316721979; Araújo, Caio Ricardo da Silva; http://lattes.cnpq.br/2081974069870104Este trabalho consiste em um relato de experiência acerca da aplicação de letramento literário e letramento crítico através da prática teatral, promovido pelo Clube de Incentivo à Leitura e ao Teatro Mandacaru. O trabalho é aplicado dentro das instalações do IFAL, sendo que, durante a pandemia, as oficinas e ensaios foram on line. Enquanto clube de leitura - saraus poéticos e idas ao Teatro Deodoro; enquanto teatro - dezenas de peças teatrais concebidas de forma a proporcionar, aos participantes das atividades, uma experiência plural e completa, com o objetivo de desenvolver as habilidades de comunicação e expressão corporal, permitindo-lhes conhecer variadas vertentes do “fazer teatral”. Utiliza-se, como metodologia, a construção de formas de atuação diversificada e transgressora no processo indisciplinar constituído do ser/social predominante nas crônicas da comunidade. Os modelos conceituais que balizam o presente trabalho são de Koch, Rildo Cosson, Geraldi (enquanto clube de leitura), e Delors et al, os exercícios e jogos teatrais de Viola Spolin, a estética do Teatro do Oprimido, de Augusto Boal, e as Inteligências Múltiplas de Howard Gardner, (enquanto grupo de teatro). Os resultados indicam que o teatro, sendo arte transversal e transgressora de estereótipos, é um poderoso instrumento de transformação do indivíduo em sujeito epistêmico.Item BNCC e interações multiletradas no ensino de língua portuguesa(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2020-09-21) Belo, Evandro Lira; Cavalcanti, Ricardo Jorge de Sousa; http://lattes.cnpq.br/2706881213553955; Agra, Christiane Batinga; http://lattes.cnpq.br/0715128190591513; Lima, Antonio Carlos dos SantosO presente trabalho busca refletir sobre a relação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Teoria dos Multiletramentos nas aulas de Língua Portuguesa nos anos finais do Ensino Fundamental, tendo a sua feitura por meio de uma pesquisa documental. Os estudos se voltaram ao uso das TDIC (Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação) de forma colaborativa e o modo de produção de significados por meio de gêneros textuais-discursivos, com foco na Teoria dos Multiletramentos, que é contemplada na BNCC, com um olhar voltado a práticas de sala de aula. A formação crítico-reflexiva, como integrante dos processos de ensino-aprendizagem, que não se restringem ao espaço físico da escola, está relacionada ao desenvolvimento de habilidades e competências nas aulas de Língua Portuguesa e demais componentes curriculares da educação básica. Destacamos, para reflexão, o momento pandêmico vivenciado por estudantes, professores, gestores e demais profissionais, que evidenciou a necessidade de práticas que envolvessem as TDIC. Esta pesquisa se assume de forma qualitativa e os procedimentos metodológicos estão centrados em análises linguístico-textuais à luz da Linguística Aplicada, especialmente, no que se refere ao ensino da Língua Portuguesa. Ainda assim, foi pertinente analisarmos aspectos da BNCC, que se apresenta como documento regulador, com ideais inovadores, revolucionários e democráticos em relação à Educação brasileira. Nossa discussão está pautada em autores, a exemplo de: Kleiman (2005), Rojo (2012), Ana Elisa Ribeiro (2020), Bakhtin (2011), dentre outros.Item Clube de leitura virtual: um incentivo ao letramento literário nas aulas de língua portuguesa com o uso de recursos multimodais(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-05-10) Silva, Ivana Lethícia Santos; Agra, Christiane Batinga; http://lattes.cnpq.br/0715128190591513; Barbosa, Cleusa Salvina Ramos Maurício; http://lattes.cnpq.br/7243836316721979; Cavalcanti, Ricardo Jorge de Sousa; http://lattes.cnpq.br/2706881213553955O presente trabalho demanda a reflexão e a análise de práticas pedagógicas voltadas ao letramento literário, observando a multimodalidade de leitura. Sendo esta de extrema importância para as aulas de Língua Portuguesa, no tocante ao desenvolvimento de ensino aprendizagem dos discentes. Enfatizamos que o cenário no qual o projeto base desse trabalho foi aplicado era de máxima sensibilidade mundial, visto que as nações foram assoladas pela pandemia de COVID 19. Diante desse contexto, muitos foram os desafios enfrentados pela educação, à vista de amenizar os impactos negativos que o afastamento presencial proporcionou e de incentivar, como objetivo principal, a leitura aos alunos, optamos pela criação de um clube de leitura virtual, com o auxílio das tecnologias digitais no intuito de estimular a leitura no desenvolvimento da criticidade dos discentes e facilitar o processo de ensino/aprendizagem dos sujeitos, respeitando as vivências particulares e sociais deles. Esta pesquisa assume a forma qualitativa, com o aporte teórico alicerçado nos pensamentos e nas metodologias à luz do letramento literário defendido por Rildo Cosson; dos multiletramentos conceituados por Roxane Rojo; dos regulamentos oficiais para o ensino de Língua Portuguesa da BNCC, no que se refere à utilização de recursos digitais e tecnológicos; do respeito aos diversos falares, ou seja, as diferentes formas de manifestação da língua em sociedade e ao conhecimento de mundo dos sujeitos de Bagno.Item Concepções pedagógicas que orientam um livro didático da Língua Portuguesa(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2021-11-10) Oliveira, João José Ferreira de; Silva, Eronilma Barbosa da; http://lattes.cnpq.br/1899340692310050; Limeira, Ana Cristina Santos; http://lattes.cnpq.br/8492241199102646; Silva, Cleide Calheiros da; http://lattes.cnpq.br/7445136004807968ste trabalho apresenta uma análise das concepções pedagógicas que orientam um livro didático de língua portuguesa do 8º ano do ensino fundamental, constatando a predominância, bem como as adjacentes tendências sobre as quais os conteúdos e propostas de atividade alicerçam-se, para orientar o processo ensino-aprendizagem. Esta pesquisa pretende investigar a corrente pedagógica predominante num livro didático de Língua Portuguesa do 8º ano do ensino fundamental, bem como analisar suas concepções de leitura e gramática e ainda discutir/sugerir propostas de atividades às presentes no livro; verificar se os livros didáticos seguem determinada tendência pedagógica. Isso será feito através da análise de um capítulo do livro didático do oitavo ano do ensino fundamental Português: linguagens – 8º ano. Pautamos nossa observação predominantemente em torno da análise e categorização dos exercícios, conforme a categorização presente em Libâneo (2006), as concepções de leitura de Freire (1989), a BNCC (2017) e a Matriz de Referência (2021). Utilizamos na abordagem metodológica a pesquisa descritiva. Os itens analisados revelaram que o referido livro didático encontra-se pautado nas pedagogias conservadoras. Há sugestões de caminhos a trilhar, a fim de evitar o tradicionalismo. Há também reflexões a respeito da intenção na elaboração de tal livro didático.Item Conto Etiológico : um gênero distinto que estima a imaginação, a leitura e escrita(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2019-08-21) Tcham, Kelly Jane da Silva; Brasileiro, Regina Maria de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/4146119273576569; Oliveira, Elisabete Duarte de; http://lattes.cnpq.br/7781886522973384; Agra, Christiane Batinga; http://lattes.cnpq.br/0715128190591513Este trabalho de conclusão de curso surge a partir das atividades desenvolvidas no projeto de extensão “Senta que lá vem a história”, fomentado pelo Instituto Federal de Alagoas, tendo como proposta o incentivo à leitura entendida como basilar para o processo de formação da criança leitora e como um excelente aparato didático de inserção à literatura, uma vez que o mesmo foi percebido como capaz de mostrar o universo literário de modo prazeroso. Este trabalho tem como objetivo analisar a importância do conto etiológico no processo de incentivo a leitura e a produção textual para as crianças de seis a doze anos. Metodologicamente, optamos pelo estudo de caso, que consiste em analisar o tema, identificando os fatores que contribuem para a aprendizagem das crianças do projeto. Buscamos analisar, à luz dos estudos do texto literário, a importância do conto etiológico no incentivo à leitura e produção textual das crianças integrantes do projeto por meio do gênero conto. Para tanto, valemo-nos das reflexões de autores que tratam da importância da leitura literária por meio do gênero em questão, a saber: Antunes (2010), Cascudo (2014), Góes (2005), Marcuschi (2002), entre outros. Na conclusão do estudo, observou-se o quanto o uso conto etiológico pode ser eficaz para auxiliar as crianças a despertar o interesse e o prazer pela leitura e o estímulo à produção textualItem Conto etiológico: um gênero distinto que estimula a imaginação, a leitura e escrita(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2019-06-06) Tcham, Kelly Jane da Silva; Brasileiro, Maria Regina de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/4146119273576569; Oliveira, Elisabete Duarte de; http://lattes.cnpq.br/7781886522973384; Agra, Christiane Batinga; http://lattes.cnpq.br/0715128190591513Este trabalho de conclusão de curso surge a partir das atividades desenvolvidas no projeto de extensão “Senta que lá vem a história”, fomentado pelo Instituto Federal de Alagoas, tendo como proposta o incentivo à leitura entendida como basilar para o processo de formação da criança leitora e como um excelente aparato didático de inserção à literatura, uma vez que o mesmo foi percebido como capaz de mostrar o universo literário de modo prazeroso. Este trabalho tem como objetivo analisar a importância do conto etiológico no processo de incentivo a leitura e a produção textual para as crianças de seis a doze anos. Metodologicamente, optamos pelo estudo de caso, que consiste em analisar o tema, identificando os fatores que contribuem para a aprendizagem das crianças do projeto. Buscamos analisar, à luz dos estudos do texto literário, a importância do conto etiológico no incentivo à leitura e produção textual das crianças integrantes do projeto por meio do gênero conto. Para tanto, valemo-nos das reflexões de autores que tratam da importância da leitura literária por meio do gênero em questão, a saber: Antunes (2010), Cascudo (2014), Góes (2005), Marcuschi (2002), entre outros. Na conclusão do estudo, observou-se o quanto o uso conto etiológico pode ser eficaz para auxiliar as crianças a despertar o interesse e o prazer pela leitura e o estímulo à produção textual.Item A (des)construção da utopia no conto "O ex-mágico da taberna minhota", de Murilo Rubião(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2024-06-04) Santos, Josefina Maria dos; Santos, Fábio José dos; http://lattes.cnpq.br/7569516305566259; Silva, Maria Lucilene da; http://lattes.cnpq.br/7394115973676550; Malta, Carla Carolina da Silva; http://lattes.cnpq.br/7728611783048332Mais antiga que o próprio termo utopia, inaugurado por Thomas More em sua Utopia (1516), a idealização de espaços alternativos sempre esteve presente nas culturas, como uma forma de projetar para o plano do sonho aquilo que falta no mundo. Assim, a imaginação surge como uma poderosa arma contra as sombras do presente – e nada mais propício para a criação de imagens utópicas que o terreno da literatura. Em “O ex-mágico da Taberna Minhota” (1947), conto de Murilo Rubião, a capacidade imaginativa aparece como um aspecto negativo, que faz o protagonista desejar tanto a morte quanto a própria inserção num ambiente burocrático, como encarceramento, processo capaz de privá-lo das habilidades mágicas. Enquanto as pessoas ao redor da personagem enxergam a mágica como algo engraçado e positivo, a própria personagem é completamente insatisfeita e infeliz. O desejo utópico dela é, portanto, a destruição daquele mundo mágico, permeado pelo sobrenatural. No entanto, quando a personagem consegue se livrar das habilidades mágicas, ela se mostra ainda mais insatisfeita com sua condição e passa a fantasiar as habilidades que possuía, como uma fuga de sua realidade. As narrativas do gênero fantástico, ao oferecerem um mundo cotidiano palpável e apenas ligeiramente transgredido pelo sobrenatural, conforme teoriza David Roas (2014), questionam o absurdo da condição humana. O conto de Murilo Rubião, portanto, parece desconstruir todas as possibilidades de esperança e utopia dentro de um mundo abarcado por incertezas, para, enfim, questionar a maneira como a ausência de projetos utópicos nos leva à desesperança e ao cansaço. Assim, com o presente trabalho, pretende-se demonstrar que, ao encenar essa insatisfação com o mundo, seja ele mágico ou burocrático, a narrativa de Rubião reafirma a necessidade de um projeto utópico.Item Discurso de poder, autoria e racismo no cânone literário brasileiro: uma análise crítica da escrita lobatiana(2024-09-09) Santos, Joel Marcos da Silva; Santos, Elaine Cristina Rapôso dos; http://lattes.cnpq.br/0758592442310125; Silva, Cleide Calheiros da; http://lattes.cnpq.br/7445136004807968; Cavalcanti, Ricardo Jorge de Sousa; http://lattes.cnpq.br/2706881213553955This study analyzes the short story Negrinha by Monteiro Lobato, focusing on racial representations within the Brazilian literary canon. Through a critical approach and using post-colonial theories, it examines how the author constructs and perpetuates power discourses through the main character. The methodology employed includes detailed textual analysis, historical contextualization, and a critical review of the work's reception over time. Furthermore, it is based on a qualitative and critical analysis of Negrinha, with an emphasis on the representation of Black characters and racist discourses present in the narrative. The detailed textual analysis will be conducted from a post-colonial and Foucauldian perspective, seeking to understand how the work reflects and perpetuates racial power structures.The results demonstrate that Negrinha reflects and reinforces racist stereotypes present in Brazilian society in the 19th century, as well as reveals the underlying power structures in the national literary canon. The study also discusses how certain authors are privileged in the literary canon to the detriment of others, contributing to the maintenance of power discourses. By addressing the concept of the literary canon and its criteria for inclusion, especially regarding the exclusion of racialized authors, the study questions the formation of this canon and its influence on the perpetuation of power structures.It is concluded that the story provokes necessary reflections on racial representations in Brazilian literature, highlighting the importance of a critical and sensitive debate about Monteiro Lobato's literary legacy and its contemporary implications. This study contributes to a broader understanding of racial dynamics in Brazilian culture and literature, encouraging a critical and reflective reading of literary works that compose the national canon.Item Dos muros à sala de aula: o gênero grafite como práticas dee letramentos de reexistênca no contexto da EPT(2021-03-08) Albuquerque, Fabiana da Silva; Cavalcanti, Ricardo Jorge de Sousa; http://lattes.cnpq.br/2706881213553955; Barbosa, Cleusa Salvina Ramos Mauricio; http://lattes.cnpq.br/7243836316721979; Barbosa, Flávia Karolina Lima Duarte; http://lattes.cnpq.br/3662242058929178Concebemos, de acordo com Souza (2011), o Grafite como um artefato linguístico-textual-discursivo, isto é, “um texto multissemiótico”, que faz parte das realidades cultural, social, com base, possivelmente, no diálogo que se pode estabelecer com os saberes dos alunos acerca do gênero. Diante disso, na presente pesquisa de base qualitativa, adotamos como objeto de investigação o gênero Grafite, por considerar que o gênero em questão e os letramentos que o compõem não são valorizados em muitas instituições de ensino por conta de seu histórico de produção e sua associação com atos de vandalismo. O objetivo principal deste trabalho é Promover discussões e por em evidência o gênero Grafite como um instrumento de letramentos de reexistência no cenário escolar da EPT por meio de uma sequência Didática (SD) utilizada em aulas de Língua Portuguesa. A base metodológica se trata de uma pesquisa-ação, fundamentada na perspectiva de investigação da Linguística Aplicada (LA). Adotamos como instrumentos de coleta de dados, dois questionários: um perfil, aplicado no início da pesquisa e outro avaliativo reflexivo utilizado ao término do processo investigativo. Além disso, durante a aplicação da SD, foram realizadas atividades de leitura e produção do texto imagético Grafite, e uma roda de conversa/entrevista com um produtor dessa arte. De acordo com os resultados apresentados nesta pesquisa, foi constado que a abordagem desse gênero ajudou a desmitificar olhares preconceituosos que cerca o Grafite por parte dos sujeitos colaboradores da pesquisa, além disso, esse trabalho possibilitou aos estudantes envolvidos no processo investigativo um contato mais íntimo e esclarecedor a respeito desse gênero.Item Educação e tecnologia: um estudo sobre os desafios da utilização das TICs nas aulas de Língua Portuguesa no ensino fundamental(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2024-02-28) Silva, Fábio Rodrigues da; Dias, Marcos Antônio de Araújo; http://lattes.cnpq.br/5582189967033444; Ferreira, Aline Suely Dias de Souza; http://lattes.cnpq.br/4622379932169180; Rocha, Woshimgton Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/8585981346940095A tecnologia e os seus avanços se mostram fundamentais à educação de crianças e adolescentes, em especial, durante pandemia de Covid-19, que fez com que os conteúdos educacionais fossem repassados para os alunos mesmo que eles não estivessem presentes em uma sala de aula. Analisou-se a inserção da tecnologia aliada à educação, visto que este recurso pode tornar as aulas de língua portuguesa mais atraentes, chamando a atenção do público desinteressado. Estudou-se os modos pelos quais os professores têm dificuldade de usar a tecnologia em sala de aula; avaliou os professores quanto ao uso da tecnologia em suas aulas de Língua Portuguesa e propôs possíveis soluções acerca das interfaces utilizadas pelos docentes para a satisfação dos alunos em sala. Atualmente, as velhas cartolinas foram substituídas por modernos e luxuosos slides, confeccionados em PowerPoint, Prezi ou Canva, o que jamais se poderia imaginar anteriormente. De fato, até o aluno que só segurava o cartaz evoluiu também para o passador de slides. E é essa, portanto, é possível notar . A metodologia abordada foi a qualitativo, com ênfase no estudo de caso com a aplicação de um questionário on-line, através do Forms do Google, enviado a 17 professores de língua portuguesa do ensino fundamental, de diferentes cidades alagoanas, de escolas públicas e privadas para que pudessem responder a 14 questões sobre o uso das aplicações tecnológicas em suas salas de aula de escolas municipais, estaduais e de ensino privado, desde jovens professores até veteranos, que vão de graduação ao doutorado, atendendo a algumas cidades alagoanas. Os resultados obtidos citam que há grandes desafios na utilização de recursos tecnológicos para muito docentes o qual é preciso que eles reconheçam dificuldade e busquem qualificação para utilizar a tecnologia em suas aulas.Item Ensino-aprendizagem de língua portuguesa para alunos surdos de uma turma do ensino médio de uma escola pública do estado de Alagoas(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2021-05-28) Silveira, Ruthnea Gomes da; Agra, Christiane Batinga; http://lattes.cnpq.br/0715128190591513; Pinto, Charridy Max Fontes; http://lattes.cnpq.br/4139562888411167; Silva, Cleide Calheiros da; Orcid iD ? https://orcid.org/0000-0001-7713-649X; http://lattes.cnpq.br/7445136004807968Este trabalho é a consolidação de uma pesquisa acerca do processo de ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa (L2) por alunos surdos usuários da libras como primeira língua (L1). Nosso principal objetivo foi compreender como esse processo ocorre na prática da sala de aula. Por meio de observações no período da residência pedagógica, percebemos as dificuldades dos alunos surdos e da professora regente, o que instigou o interesse por essa temática. Elegendo a abordagem qualitativa, utilizamos, como instrumentos para construção de dados, dois tipos de questionário (aberto e fechado) e entrevistas direcionadas aos surdos, ouvintes, professora de língua portuguesa e intérprete de libras atuante em uma escola regular do ensino médio, em Maceió, Alagoas. Os resultados mostraram grandes dificuldades no processo educativo dos alunos surdos, tanto pela ausência ou deficiência na alfabetização e no letramento desses alunos, quanto pelo planejamento genérico e tradicional que carece de elementos típicos do mundo do surdo, dificultando o aprendizado e influenciando no julgamento do surdo acerca da importância de aprender o português como segunda língua. Nossa pesquisa foi orientada pelo referencial teórico composto, principalmente, pelos autores: Monteiro (2006), Baldo e Iacono (2008), Quadros (2008), Strobel (2008), Rojo (2009), Lopes, Abreu e Mattos (2010) e Rodrigues e Valente (2012), além da legislação atinente à educação de surdos. Concluímos que a formação docente para atuar na educação inclusiva de uma forma geral e, especialmente, para lidar com alunos surdos é, ainda, muito limitada pela baixa carga horária da disciplina de libras nos currículos acadêmicos, subestimando a riqueza da língua de sinais. Os surdos do presente estudo possuem grandes limitações na aquisição da língua portuguesa e não a enxergam como elemento de inclusão na sociedade ouvinte, reconhecendo-se como parte de um todo somente nas comunidades surdas que frequentam. O processo de ensino e aprendizagem da L2 não se efetiva em sala de aula e deixa ainda mais clara a comunicação deficitária entre os escolares, o que vem causando uma tensão coletiva e grande frustração entre professores, surdos e alunos ouvintesItem Escrevivência de mulheres negras na literatura brasileira: reistência e protagonismo feminino(2024-11-30) Barros, Layane dos Santos; Maia, Willianice Soares; http://lattes.cnpq.br/0338504323994119; Silva, Poliana Pimentel; http://lattes.cnpq.br/0148660696988076; Santos , Elaine Cristina Rapôso dos; http://lattes.cnpq.br/0758592442310125A literatura afro-brasileira feminina tem se consolidado como um espaço de resistência para mulheres negras na sociedade brasileira. O presente estudo analisa a literatura escrita por mulheres negras brasileiras a fim de compreender como a escrita feminina negra tem se consolidado como via de resistência, luta e de voz de um povo, de uma nação. Para os fins do estudo foi utilizada uma abordagem de caráter qualitativo, analisando discursivamente as narrativas impressas na literatura de Conceição Evaristo, Carolina Maria de Jesus e Bianca Santana, além de outras referências bibliográficas escritas por mulheres negras. A partir das leituras e análises, compreendemos que a escrevivência de mulheres negras na literatura brasileira tem se consolidado como uma via de ressignificação, resistência e denúncia de violências sofridas e de anulação da história e cultura de um povo-nação.Item "Eu sou neguinha?": um estudo de caso sobre uma experiência de letramento racial crítico em aulas de língua portuguesa em uma escola da rede pública de Marechal Deodoro (AL)(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2024-04-04) Melo, Rebeca Lins; Agra, Christiane Batinga; http://lattes.cnpq.br/0715128190591513; Meniconi, Flávia Colen; http://lattes.cnpq.br/8299342638695738; Lima, Josenice Cláudia Moura de; http://lattes.cnpq.br/6932416698842297Letramento Racial Crítico em aulas de Língua Portuguesa com estudantes de uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental em uma escola da rede pública de Marechal Deodoro/AL. As questões centrais que nortearam essa pesquisa foram: “de que forma os estereótipos e preconceitos raciais interferem na declaração da identificação de pertença racial dos(as) educandos(as)?” e “como o letramento racial crítico pode contribuir para o desenvolvimento dos processos de racialização e consciência racial dos(as) educandos(as)?”. Os fundamentos teóricos desta pesquisa se baseiam nos estudos de Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 2006), de letramento(s) (ROJO, 2009), de letramento crítico (MONTE MOR, 2015 e JANKS, 2006) e de letramento racial crítico (FERREIRA, 2014; 2015). Este estudo está situado no campo da pesquisa qualitativa (LUDKE; ANDRÉ, 1986) e utilizou o método do estudo de caso (LUDKE; ANDRÉ, 1986 e TELLES, 2002) para a geração de dados. Os instrumentos utilizados foram planos de aula, diários de classe, questionário fechado e aberto, gravações em áudio, anotações de campo, roteiro da oficina e produções textuais dos estudantes. A experiência aqui analisada demonstrou o quanto a autoidentificação racial a partir de estereótipos raciais é controversa, identificou como os preconceitos raciais exercem uma influência substancial na declaração da identificação de pertença racial dos(as) educandos(as). Possibilitou que estes tivessem a oportunidade de refletir sobre as questões raciais no contexto sociocultural brasileiro.Item A formação de jovens leitores: relato de uma experiência com contação de histórias(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2019-07-08) Santos, Carlos Augusto da Silva; Brasileiro, Regina Maria de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/4146119273576569; Agra, Christiane Batinga; http://lattes.cnpq.br/0715128190591513; Bastos, Alexandre Fleming VasquezO presente trabalho se constitui em um estudo sobre a contação de histórias e sua importância na formação de leitores e produtores textuais. Com ênfase na utilização do gênero textual fábula, e as estratégias de leitura utilizadas pelos leitores para refletirem e assimilarem a mensagem trazida pelo texto. As histórias são verdadeiros meios de alargar o horizonte da criança, aumentando seu conhecimento em relação ao mundo e a capacidade de imaginação, sendo importante no desenvolvimento de futuros leitores. Neste contexto, o trabalho se constitui em um estudo de caso, tendo como metodologia uma pesquisa qualitativa, a partir de observações de vários momentos de contacão, entrevistas, produção e análise de fábulas produzidas pelas crianças. O estudo se apoiou no projeto de incentivo à leitura “Senta Que Lá Vem a História”, desenvolvido na comunidade do Alto da Boa Vista, na Chã da Jaqueira. O projeto atende aproximadamente 30 crianças com idades entre 5 a 12 anos. A partir das análises, fica evidente a influência da contação de histórias como instrumento de formação de leitores e produtores textuais competentes, pois as evidências apontam uma evolução nos alunos que participam do projeto, seja na compreensão do que leem, seja na produção de textos coerentes.
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