Teses e Dissertações não defendidas no IFAL
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Navegando Teses e Dissertações não defendidas no IFAL por Departamento "Campus Satuba"
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Item A educação ambiental nos cursos técnicos integrados ao ensino médio(2024) Bomfim, Deisy Anny; Santos, Aldenir Feitosa dos; Bassi, Letícia Anderson; Vilela, Lívia Maria Batista; Silva, José Atalvanio daA Educação Ambiental (EA) é essencial no contexto atual, destacando-se diante de desafios globais como o consumo excessivo, desmatamento e poluição. Eventos como a Conferência de Estocolmo (1972) e a COP 27 (2022) evidenciam os avanços em desenvolvimento sustentável. No Brasil, a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) enfrenta dificuldades, como a falta de formação docente e a priorização de outros conteúdos escolares. Embora a EA desempenhe um papel central na integração entre sociedade e natureza, sua aplicação nas escolas é frequentemente pontual e limitada, enfrentando obstáculos como o uso de métodos tradicionais e a ausência de projetos integrados. O objetivo deste trabalho de conclusão de curso foi realizar um diagnóstico situacional da EA nos Cursos Técnicos Integrados do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e incentivar sua implementação na instituição. A pesquisa foi exploratória, classificada como bibliográfica e documental, aplicada nos 15 campi do Ifal que oferecem Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio. A coleta de dados incluiu análise de documentos oficiais, bibliografia recente e o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) para identificar projetos relacionados à EA. No ensino, foi realizada uma análise dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC), o que possibilitou identificar que a temática ambiental é abordada de forma desigual ao comparar intercursos e intra-cursos em diferentes campi. A análise dos PPCs indica que a educação ambiental está presente, mas necessita de maior consistência e profundidade. Termos como "Educação Ambiental" e "Sustentabilidade" são mais comuns em cursos agrícolas e ambientais, enquanto áreas tecnológicas apresentam pouca integração. Um questionário foi validado por meio da Técnica Delphi, aplicado posteriormente aos docentes. O processo de validação resultou em um questionário utilizado para avaliar a efetiva implementação da EA no Ifal e o posicionamento dos docentes em relação às práticas de sustentabilidade adotadas em seu cotidiano. A aplicação do método Delphi aprimorou o questionário, especialmente em pertinência e clareza das questões. Os principais ajustes no questionário concentraram-se na substituição de termos, conferindo mais objetividade ao instrumento de análise. O método Delphi possibilitou a produção de um instrumento de pesquisa apto a identificar a realidade da prática da EA no Ifal e a traçar um perfil do corpo docente em relação à implementação de atividades educativas voltadas à EA. Quanto à extensão, os resultados mostram que o Ifal promove a EA por meio de ações concentradas em alguns campi e categorias específicas. Contudo, observou-se uma queda dessas ações nos últimos três anos, possivelmente devido à pandemia. Além disso, foi elaborado um curso de formação em EA para os professores do Ifal, visando ao aperfeiçoamento na abordagem de questões ambientais. Nesse sentido, é crucial disseminar informações e promover atitudes responsáveis que ajudem no desenvolvimento de alunos como cidadãos conscientes. Sendo assim, ferramentas de aprendizagem devem proporcionar maior liberdade e autonomia, permitindo que os estudantes desenvolvam habilidades e compreendam a realidade em que estão inseridos. Relatórios técnicos com as conclusões da pesquisa foram produzidos e disponibilizados à instituição, visando colaborar com futuras iniciativas de EA no ensino, pesquisa e extensão.Item Teatro em sala de aula: proposta educativo-ambiental na educação profissional e tecnológica do Instituto Federal de Alagoas(2025) Leão, Anne Delly Gomes; Souza, Mayara Andrade; Sant'Anna, Selenobaldo Alexinaldo Cabral de; Pessoas, Taciano; Melo, Juliana de Araújo deA agropecuária desempenha um papel crucial na economia brasileira, não apenas pela produção de alimentos, mas também pela geração de emprego e renda. A crescente preocupação com a sustentabilidade exige a adoção de práticas sustentáveis mais responsáveis e conscientes, visto os problemas ambientais que comprometem a qualidade de vida do planeta, frente à urgência das mudanças climáticas. Nesse contexto, o sistema de produção da agropecuária moderna, diante da demanda mercadológica, contribui para esse desequilíbrio por promover o aumento acelerado da sua produção, muitas vezes, sem se importar com a degradação da natureza e a saúde da população. Assim, torna-se imprescindível refletir sobre a formação do Técnico em Agropecuária em relação às questões socioambientais, pois será agente direto no enfrentamento dessa problemática ao entrar no mundo do trabalho. O objetivo desta pesquisa é promover a conscientização ambiental no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Alagoas - IFAL, Campus Satuba, aos estudantes do curso de Agropecuária, por meio da Técnica do Teatro-Fórum. A partir desse estudo, foi criado como Produto bibliográfico educacional um artigo científico intitulado “Teatro-Fórum como ferramenta de transformação: Educando para a sustentabilidade.”. Trata-se de uma pesquisa de Educação Ambiental que teve o aporte teórico metodológico da Pesquisa-Ação e adotou uma abordagem qualitativa de investigação. Como instrumento para o levantamento e análise dos dados foram utilizados Diário Reflexivo e Questionários Semiestruturados. Esta investigação foi realizada por meio de oficinas teatrais, que aconteceram em 07 encontros, no Campus Satuba, de agosto a setembro de 2023, com 27 estudantes da 1ª série do curso de Agropecuária. A montagem das cenas teatrais em sala de aula ocorreu por meio da Técnica do Teatro-Fórum, do teatrólogo Augusto Boal, fomentando discussões sobre temas relacionados à problemática ambiental, com foco em temas presentes no cotidiano do Técnico em Agropecuária. Duas cenas de Teatro-Fórum foram produzidas e apresentadas pelos estudantes participantes da pesquisa, promovendo um debate na turma sobre crimes ambientais, uso indiscriminado de agrotóxico, indústrias poluentes e descarte irregular de resíduos. Como resultados da referida investigação temos: publicações de resumos em congressos, em forma de banners e anais em eventos local, regional e nacional. Como Produção Técnica foi produzido material educativo/cartilha com o título “Agropecuária Sustentável”, abordando a temática de práticas sustentáveis como ferramenta para assegurar a preservação do meio ambiente. Também foi criado um vídeo animação com histórias baseadas nas duas cenas de Teatro-Fórum produzidas pelos estudantes. Os produtos criados atenderam à proposta de instrumentos de divulgação e conscientização do tema em questão. A experiência evidencia que o teatro e a Pesquisa-Ação possibilitam práticas crítico-emancipatórias aos estudantes, contribuindo para a conscientização ambiental dos participantes envolvidos na investigação. O Teatro-Fórum permite que os espectadores se tornem atores, discutam, entrem em cena e solucionem ou apresentem alternativas para minimizar problemas. Na pesquisa em tela trata-se de problemas ambientais e éticos no mundo do trabalho do Técnico. Este estudo evidencia que a técnica teatral utilizada apresenta potencial transformador da realidade, trazendo à sala de aula o enfrentamento de problemas, apontando possíveis alternativas e soluções, vindo assim, despertar uma consciência ecológica aos futuros Técnicos em Agropecuária do IFAL.Item Um modelo para avaliação da qualidade de vida no trabalho em instituição de ensino pública(2017) Cavalcante, Roberto Medeiros da Fonsêca; Rocha, André Leite; Pontes, Karen Valverde; Fernandes, Ana Paula Lima Marques; Gonçalves Filho, Anastácio Pinto; Barbosa, Ava SantanaNas instituições modernas, os esforços e investimentos em Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) têm se tornado essenciais para a o aumento da produtividade e qualidade dos serviços prestados. Entretanto, o que se nota é que a QVT é um tema ainda pouco explorado na prática pelas organizações do setor público. Dessa forma, a presente dissertação apresenta um instrumento original de avaliação de QVT com a aplicação em uma Instituição de Ensino Pública Federal. O instrumento proposto neste estudo alia os principais aspectos de QVT presentes na literatura à uma perspectiva voltada para abordagem organizacional pública, produzindo um modelo que traduz a subjetividade da satisfação com a Qualidade de Vida no Trabalho para uma escala quantitativa, revelando-se como um instrumento organizacional de grande potencial principalmente para instituições públicas. A pesquisa resultou em um modelo composto por nove dimensões, com um total de 57 questões. O instrumento foi aplicado com 66 servidores do Campus Satuba do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) e a confiabilidade do modelo foi comprovada através do uso do coeficiente Alfa de Cronbach que apresentou α=0,956, demonstrando consistência interna considerada muito alta. O índice geral de QVT obtido foi 4,88, considerado moderado diante dos cinco níveis possíveis estabelecidos (satisfatória, moderada, neutra, precária e risco). Das nove dimensões do modelo, uma apresentou QVT satisfatória (Trabalho e Vida Social, 5,90); cinco apresentaram QVT moderada (Aspectos Laborais, 4,92; Integração Social e Condições Psicológicas, 5,18; Relações Socioprofissionais, 4,77; Condições de Trabalho, 5,31 e Relevância Social do Trabalho, 5,44); e três apresentaram QVT neutra (Análise Salarial, 4,23; Oportunidades de Carreira, 4,22 e Abordagem Organizacional, 3,98). Além disso, constatou-se que o nível de Escolaridade interfere diretamente na QVT percebida pelos servidores da instituição. Portanto, o estudo resulta em uma alternativa eficaz para avaliação e desenvolvimento de programas de QVT em instituições públicas semelhantes, possibilitando que estas respondam eficientemente às exigências da sociedade, buscando o bem-estar dos servidores públicos e com isso a satisfação dos cidadãos em geral.