TCC Ciências Biológicas
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Item Os desafios do ensino híbrido para o/a professor/a de ciências naturais: um estudo de caso em escola de educação básica no município de Pilar(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2021-10-06) Silva, Alibert Cleiton Ribeiro da; Oliveira, Elisabete Duarte de; http://lattes.cnpq.br/7781886522973384; Alves, Karina Dias; http://lattes.cnpq.br/2899542504433422; Brasileiro, Regina Maria de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/4146119273576569A abordagem híbrida do ensino é uma alternativa que será perseguida, de forma mais intensa, a partir dessa experiência da educação brasileira fomentada pelos impactos da pandemia, causada pela COVID-19, às práticas de ensino. Práticas que buscam aliar recursos tecnológicos, metodologias ativas, inclusão digital para alcançar os objetivos de uma aprendizagem autônoma, mediada pelos docentes. O presente estudo tem por objetivo principal analisar os desafios dos professores de ciências naturais para a implementação do ensino híbrido em uma escola da educação básica do município de Pilar. Caracteriza-se em um estudo de caso, baseado nas observações das aulas presenciais e remotas, sessão de conversa e entrevistas realizadas por meio de roteiro semiestruturado aos sujeitos professores da instituição de educação básica no município de Pilar-AL. Para tanto nos apoiamos em estudos de Cortelazzo (2010), Liblik (2011) e Bacich (2016). Como resultado e considerações, percebemos que não há um entendimento claro sobre as concepções e características das abordagens de ensino apresentadas nesse estudo, notabilizamos a insuficiência do uso de tecnologias nas práticas educativas, o que sugere uma lacuna no processo formativo docente e a ausência de condições de trabalho relacionados ao uso das tecnologias digitais. Observa-se ainda o desafio de repensar as práticas educativas, diversificando os recursos utilizados e oferecendo novas alternativas para o ensino. Alternativas que abrem espaços para novas possibilidades por meio do uso das tecnologias digitais nos espaços e tempos educativos.Item Flora de Alagoas: Paullinia L.(Sapindaceae)(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-05-27) Souza, Maria Helena Nascimento de; Freire, Genise Vieira; Correia, Maria Lausanne Damasceno; http://lattes.cnpq.br/6602158987512253; Alves, Karina Dias; http://lattes.cnpq.br/2899542504433422Sapindaceae é uma família com grande diversidade, contando com aproximadamente 1900 espécies, sendo amplamente distribuídas em climas tropicais e subtropicais. No Brasil, ocorrem 436 espécies e 26 gêneros, com alto endemismo nas florestas Atlântica e Amazônica. O gênero Paullinia L., objeto do presente estudo, é um dos maiores grupos desta família, composto atualmente por 220 espécies, as quais se diferenciam principalmente pela morfologia diversa de seus frutos cápsulas. O estudo foi realizado no estado de Alagoas, localizado na região nordeste, que apresenta sua vegetação distribuída em três mesorregiões: o Leste, o Agreste e o Sertão Alagoano. Este estudo teve como objetivo principal elaborar a Flora de Paullinia para o estado de Alagoas, enriquecendo o conhecimento acerca da família Sapindaceae e da flora do estado. Para realização deste trabalho foram efetuadas coletas em diversas regiões do estado de Alagoas, análises de materiais herborizados depositados no herbário MAC, além de consulta em herbários virtuais do Reflora, JABOT e Specieslink. Foram registradas 10 espécies para o gênero na área de estudo: Paullinia carpopoda Cambess., P. elegans Cambess., P. micrantha Cambess., P. pinnata L., P. pseudota Radlk, P. revoluta Radlk., P. rhomboidea Radlk., P. rubiginosa Cambess., P. trigonia Vell. e P. weinmanniifolia Mart. São apresentadas chave de identificação, descrições, distribuição geográfica, ilustrações e comentários taxonômicos das espécies.Item Produção de vídeos por estudantes do ensino médio na construção da aprendizagem sobre alimentos transgênicos: reflexões a partir da proposição de uma sequência didática(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-06-14) Pereira , Juliana Maria; Campêlo, Siquele Roseane de Carvalho; http://lattes.cnpq.br/1730383946648149; Calazans, Fábio Mauricio do Bomfim; http://lattes.cnpq.br/3529013346870900; Luz, Merylane Porto da Silva; http://lattes.cnpq.br/4940334471477236O letramento científico na educação básica consta como necessidade na BNCC para que os estudantes possam construir conceitos científicos e relacioná-los ao cotidiano. Com este pressuposto, o ensino de biotecnologia tem sido abordado na sala de aula, mas por ser fragmentado, a compreensão de conceito comum tornou-se escassa, e a necessidade de levar o letramento científico aos alunos levou à busca por diferentes métodos de ensino associados à tecnologias de comunicação que poderiam fortalecer o aprendizado. Com isso, o presente trabalho foi desenvolvido junto a duas turmas de Ensino Médio do Instituto Federal de Alagoas, Campus Maceió. O objetivo geral da pesquisa foi analisar como a análise e produção de vídeos favoreceu a aprendizagem de estudantes sobre transgênicos do 2º ano do Ensino Médio. Especificamente, buscamos propor uma sequência didática sobre transgênicos; compreender como a análise do filme Okja favoreceu a construção do conhecimento sobre transgênicos através de vídeos produzidos pelos estudantes; e analisar se na produção dos vídeos os alunos demonstraram compreensão de conceitos sobre transgênicos a partir dos critérios de avaliação propostos. No percurso metodológico, foi proposta uma sequência didática com resolução de questionários e produção dos vídeos pelos estudantes. A partir da análise dos dados, os resultados indicam que a aplicação da sequência didática contribuiu de forma positiva na construção do conhecimento sobre transgênicos, possibilitando a criação de uma experiência de aprendizagem propícia para a construção de conhecimentos sobre esse complexo tema pelos estudantes.