TCC Ciências Biológicas
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando TCC Ciências Biológicas por Departamento "Campus Arapiraca"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Tecnologias digitais para o ensino de ciências: relato de caso utilizando o google earth(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-01-12) Gomes, Jaqueline Lira; Silva, Amanda Lys dos Santos; http://lattes.cnpq.br/4188154960985978; Santos, Claudiana Moura dos; http://lattes.cnpq.br/4077424002787668; Pereira, Danielle dos Santos Tavares; http://lattes.cnpq.br/9518476590236582O presente Trabalho de Conclusão de Curso trata-se de uma investigação realizada em uma turma do 6a ano dos Anos Finais do Fundamental de uma escola pública da cidade de Lagoa da Canoa, município de Alagoas. Tendo como tema central as tecnologias digitais para o ensino de ciências. Nesse sentido, o presente trabalho teve como objetivo analisar a utilização da plataforma Google Earth como apoio pedagógico nas aulas de Ciências durante a pandemia de Covid-19, assim como estimular o uso de ferramentas digitais para o ensino de ciências, além de reconhecer a importância da água na natureza e encontrar meios de facilitar o trabalho do professor e o processo de aprendizagem dos alunos. A metodologia empregada neste trabalho é caracterizada por ser do tipo qualitativa- interpretativista, através do estudo de caso, na qual se utilizou uma sequência didática sobre o ciclo da água, constituída de um plano de aula que foi aplicado durante o período de pandemia nas aulas de ciência de forma remota. Como forma de melhorar ainda mais o entendimento dos alunos a respeito do tema trabalhado, foi utilizada a plataforma Google Earth para mostrar de forma prática através de vídeos explicativos e do simulador disponível dentro da plataforma, como acontecia todo o processo do ciclo da água. A fundamentação teórica se baseou nos estudos de diversos autores. Os resultados mostraram que a metodologia utilizada contribuiu satisfatoriamente no processo de ensino-aprendizagem dos alunos uma vez que este pode levar a prática através do uso do simulador até eles, os fazendo compreender como funciona, demonstrando bastante curiosidade e interesse sobre o conteúdo.Item O uso do Kahoot como recurso didático no ensino de biologia no contexto da pandemia da Covid-19(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-08-30) Almeida, Claudivanio de; Santos, Maria José dos; http://lattes.cnpq.br/7498424119170810; Brito, Maria Dias de; http://lattes.cnpq.br/5565578529168701; Rocha, Marcos Oliveira; http://lattes.cnpq.br/3354578438246936É importante salientarmos que compete a disciplina de Ciências Biológicas uma função importante e imprescindível para a formação profissional, acadêmica, pessoal e intelectual do cidadão. Assim a pesquisa teve como objetivo avaliar o uso da ferramenta tecnológica Kahoot, como recurso didático na disciplina de Biologia durante o ensino remoto. O presente trabalho apresenta uma abordagem qualitativa e quantitativa e foi desenvolvido numa escola da rede pública, localizada no município de Arapiraca, com os alunos do 1o ano do ensino médio. Foi aplicado um Bio Quiz, usando o Kahoot, com o conteúdo células-tronco ministrado durante as aulas, como estratégia de avaliação do ensino/aprendizagem. Ressalta-se os resultados positivos da prática realizada por meio dos relatos dos discentes, dos quais a maioria afirmou que a metodologia utilizada, facilitou o entendimento do conteúdo ensinado. A percepção dos alunos foi positiva diante da experiência, ratificando que o Kahoot pode ser utilizado de forma avaliativa e para fixação dos conteúdos, como também se torna um instrumento alternativo para a metodologia dos professores. Fica evidente que o uso de ferramenta tecnológica é uma aliada ao processo educacional e com a pandemia ela se tornou o principal meio de ensino remoto. Com isso, é possível afirmar que o professor precisa se reinventar e buscar novas estratégias e metodologias de ensino para contribuir e manter o aluno participativo/ativo durante as aulas. Desta forma as metodologias ativas têm ganhado destaque com a gamificação, principalmente com a plataforma Kahoot.Item Uso do Kahoot no modelo de ensino remoto - Ensino de Biologia(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-10-25) Santos, Alexandro Lourenço; Lima Filho, Adalberon Moreira de; http://lattes.cnpq.br/5204293561529304; Araujo, João Paulo Alves de; http://lattes.cnpq.br/8249646392563896; Silva, Luis Antonio Costa; http://lattes.cnpq.br/3146634152566002No final de 2019, com o surgimento do novo corona vírus, houveram várias alterações nos comportamentos sociais ao decorrer do tempo, dentre estas mudanças, está a área educacional, que por ser um dos principais pilares para o desenvolvimento, não poderia permanecer parada por muito tempo. Sendo assim, com estado de urgência, deu-se início às aulas remotas na maioria dos institutos educacionais. Como consequência da grande mudança de ambientes, professores e alunos sentiram bastante dificuldade no aprendizado, pois até então não teriam praticado tal habilidade anteriormente. Levando em consideração tais dificuldades encontradas para ministrar uma sala online, era óbvio a necessidade de novas metodologias. As instituições de ensino utilizaram várias ferramentas que auxiliaram tanto no desenvolvimento das aulas quanto nos métodos de atividades avaliativas e revisões, portanto, o presente relato de experiência, realizado com alguns bolsistas e professora supervisora do PIBID-IFAL, busca enfatizar o uso da plataforma Kahoot. Como resultado da atividade realizada, a plataforma foi de grande proveito para os alunos, pois traz consigo uma diversidade de atividades que atrai o interesse do aluno.