Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
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Navegando Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação por Departamento "Maceió"
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Item Cada coisa em seu lugar: proposta de projeto do closet circundante(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-12-22) Santos, João Carlos dos; Leão, Tharcila Maria Soares; http://lattes.cnpq.br/7071084155266198; Rapôso, Áurea Luiza Quixabeira Rosa e Silva; http://lattes.cnpq.br/7600867517446003; Casado, Camila Antunes de Carvalho; http://lattes.cnpq.br/9285672905088845O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo o desenvolvimento de um projeto de design de interiores de um closet de uma mulher adulta localizado em um ambiente residencial na cidade de Maceió-AL. Para tanto, foi necessário compreender os aspectos históricos do “guardar” elementos do vestuário, verificando como esse processo foi modificado ao longo do tempo e como o mobiliário é pensado atualmente para atender às necessidades dos usuários. Com o intuito de projetar um local que aliasse funcionalidade à estética, buscou-se nos princípios da ergonomia as diretrizes para o correto dimensionamento dos diversos espaços, na tentativa de criar um local que possibilitasse acomodar de forma versátil objetos e peças diversas do vestuário da usuária. Nesse sentido, buscou-se também verificar como se dá a organização dos closets e o papel do personal organizer, enquanto profissional que auxilia, personaliza e complementa a organização dos móveis projetados pelo designer para esses ambientes. Tomando partido desse embasamento teórico, foram utilizadas as metodologias de projeto em design de interiores e produto a partir da investigação das necessidades, anseios e características físicas dos usuários do espaço. Assim, buscou-se elaborar um closet personalizado e versátil, centrado no usuário do espaço, onde o mesmo poderá escolher, de acordo com suas necessidades e desejos, os compartimentos (gavetas, nichos para acessórios, prateleiras, sapateiras, colmeias) e suas formas de uso.Item Comparação entre diagramas de interação de resistências para verificação de pilares submetidos à flexão composta reta utilizando os diagramas parábola retângulo e o retangular simplificado(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-11-21) Santos, Jadson Ursulino dos; Dantas, Vinicius; http://lattes.cnpq.br/6043085975649062; Machado, Alexandre Cunha; http://lattes.cnpq.br/2428024851515021; Lima, Edja Laurindo deNo presente trabalho, versa sobre a comparação entre os diagramas de interação para pilares submetidos à flexão composta reta, utilizando os dois métodos de análise permitidos pela NBR 6118:2014, que são diagrama parábola-retângulo e o diagrama retangular simplificado. Para isso, foi desenvolvido um algoritmo no Mathcad prime 7, para verificação de pilares retangular com armadura distribuída de forma simétrica ao longo das faces, já a confiabilidade do algoritmo foi testada pelo software TQS (versão 22.12) estudante, onde foram comparados os diagramas de interação. Para esse fim, utilizou o diagrama parábola retângulo é o que o TQS usa. Adotou-se uma seção constante com armadura simétrica, variou-se a classes de resistência do concreto de C20 à C50 MPa e o domínio de deformação entre os domínios 1, 3/4 (entre o fim do domínio 3 e o início do domínio 4) e 5. Em comparação com programa profissional mostra que os resultados são muitos próximos. O mesmo estudo citado anteriormente foi utilizado para obter os resultados da comparação entre os diagramas de interação, já mencionado aqui no início do resumo, o que mudaram foram os momentos resistentes analisados nas duas direções, em torno do eixo x de maior inércia e do eixo y de menor inércia e variou-se os domínios de deformação entre 3, 4, 4a e 5. Os resultados mostraram que o diagrama retangular gera momento maior, comparado com os resultados obtidos com o uso do diagrama parábola-retângulo, as diferenças entre eles foram máximas 11,38% no início do domínio 5 para os dados estudado, o que justifica a permissão da utilização do diagrama retangular por várias normas.Item Consys: sistema de gestão de contratos temporários com base no uso de modelagem de processos de negócio na gestão de pessoas(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2021-07-12) Rocha, Estevão Gabriel Santos; Nunes Filho, Ricardo Rubens Gomes; http://lattes.cnpq.br/1760182180822152; Cunha, Mônica Ximenes Carneiro da; http://lattes.cnpq.br/1775024859845111; Souza Júnior, Marcilio Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/2702843581642246A gestão pública no âmbito executivo tem como finalidade assegurar o desenvolvimento econômico e a satisfação das necessidades coletivas, visando a melhoria do bem-estar de sua população. Os contratos temporários são um dos pontos fundamentais para a manutenção desse objetivo e dessa forma seu gerenciamento é essencial para o controle interno a fim de lidar com auditorias de órgãos fiscalizadores. O objetivo deste trabalho é informatizar o processo de gestão dos contratos temporários, com o intuito de melhorar a execução dos serviços administrativos, sendo estes interpretados como ponto de concentração de vários impasses, suscetíveis ao aperfeiçoamento e correções através do uso da modelagem de processos de negócio e que por meio da utilização de um sistema de informação é possível realizar a automatização do processo a partir da análise do modelo atual (AS-IS) e da execução de um modelo proposto (TO-BE). Foi desenvolvida uma revisão sistemática da literatura acerca da gestão de contratos temporários com base no uso da modelagem de processos de negócio (BPM), voltado para a gestão de pessoas a fim de identificar necessidades e dificuldades que impedem a implementação satisfatória do BPM no setor público. Por fim, foi estabelecida uma parceria com uma prefeitura para a aplicação deste trabalho, o que tornou possível a execução do BPM, de forma bem sucedida e a validação do sistema desenvolvido, denominado ConSys, cujo os resultados confirmaram os benefícios de sua utilização, sobretudo aliado aos sistemas de informação, com o propósito de contribuir com a administração pública.Item Contribuições da sociolinguística para reflexões sobre variação linguística nas aulas de língua portuguesa: análises de propostas apresentadas em livros didáticos do ensino básico(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-02-15) Lima, Roseli Maria Silva de; Silva, Eronilma Barbosa da; http://lattes.cnpq.br/1899340692310050; Silva, Cleide Calheiros da; http://lattes.cnpq.br/7445136004807968; Agra, Christiane Batinga; http://lattes.cnpq.br/0715128190591513Este trabalho apresenta algumas análises de propostas de atividades sobre as variações linguísticas da língua portuguesa no livro didático de 6º e 9º anos do ensino fundamental e 1ª série do ensino médio. Propostas que orientam o professor de língua portuguesa a trabalhar em sala de aula essa temática, aprimorando o processo de ensino-aprendizagem. Esta pesquisa pretende apresentar a importância dos professores de língua portuguesa aperfeiçoar o conhecimento sobre a Sociolinguística para saber lidar melhor em sala de aula e fora dela sobre o preconceito linguístico, ajudando no processo de desconstrução. As reflexões foram baseadas nas concepções de POSSENTI (1996), BORTONI-RICARDO (2004), BAGNO (2007) e na Base Nacional Comum Curricular (2017). Na abordagem metodológica, utilizei a pesquisa bibliográfica para organização do conteúdo. As atividades analisadas revelaram que é possível o docente usar o livro didático a seu favor para o estudo da língua e suas variações.Item Contribuições do Design no ponto de venda do mercado de artesanato de Maceió: um estudo preliminar(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-12-19) Isidoro, Maria Clara Coêlho; Teles, Valéria Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/0807338841761398; Lira, Iolita Marques de; http://lattes.cnpq.br/1659875045337834; Silva, Roseane Santos da; http://lattes.cnpq.br/1454466436862393Feitos por pessoas concretas, os artefatos carregam cultura, simbolismo e histórias de um povo em todo seu processo de criação. O design assume a função de componente importante entre usuário e artefato, assim é a ele atribuído a competência de captar a qualidade dos objetos e tornar perceptível para o consumidor toda a sua representatividade. Dessa forma, a junção do design e artesanato abre espaço para propagar a arte de um lugar através da comercialização destes artefatos. Esta pesquisa explora quais abordagens do design comercial e a importância da sua atuação contribuem para que o ambiente possa ser delineado tendo a experiência do consumidor com o artefato como prioridade. Teve como objetivo contribuir para a temática de design de interiores no contexto de elaborar um projeto de interiores no ponto de venda situado Mercado de Artesanato de Maceió, local de domínio público e turístico da cidade. A metodologia, de uma abordagem qualitativa, se baseou na coleta de dados in loco e no desenvolvimento da proposta de projeto aplicou-se a metodologia de design de interiores que consiste na i) fase analítica e ii) fase sintética. Diante do intuito desta proposta e análises obtidas, o trabalho teve como resultado o projeto em nível preliminar de um ponto de venda para o comércio das peças do artesanato local.Item Os desafios do ensino híbrido para o/a professor/a de ciências naturais: um estudo de caso em escola de educação básica no município de Pilar(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2021-10-06) Silva, Alibert Cleiton Ribeiro da; Oliveira, Elisabete Duarte de; http://lattes.cnpq.br/7781886522973384; Alves, Karina Dias; http://lattes.cnpq.br/2899542504433422; Brasileiro, Regina Maria de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/4146119273576569A abordagem híbrida do ensino é uma alternativa que será perseguida, de forma mais intensa, a partir dessa experiência da educação brasileira fomentada pelos impactos da pandemia, causada pela COVID-19, às práticas de ensino. Práticas que buscam aliar recursos tecnológicos, metodologias ativas, inclusão digital para alcançar os objetivos de uma aprendizagem autônoma, mediada pelos docentes. O presente estudo tem por objetivo principal analisar os desafios dos professores de ciências naturais para a implementação do ensino híbrido em uma escola da educação básica do município de Pilar. Caracteriza-se em um estudo de caso, baseado nas observações das aulas presenciais e remotas, sessão de conversa e entrevistas realizadas por meio de roteiro semiestruturado aos sujeitos professores da instituição de educação básica no município de Pilar-AL. Para tanto nos apoiamos em estudos de Cortelazzo (2010), Liblik (2011) e Bacich (2016). Como resultado e considerações, percebemos que não há um entendimento claro sobre as concepções e características das abordagens de ensino apresentadas nesse estudo, notabilizamos a insuficiência do uso de tecnologias nas práticas educativas, o que sugere uma lacuna no processo formativo docente e a ausência de condições de trabalho relacionados ao uso das tecnologias digitais. Observa-se ainda o desafio de repensar as práticas educativas, diversificando os recursos utilizados e oferecendo novas alternativas para o ensino. Alternativas que abrem espaços para novas possibilidades por meio do uso das tecnologias digitais nos espaços e tempos educativos.Item Design de interiores e visual merchandising: proposta preliminar de uma loja de calçados infantis(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-12-22) Lemos, Amanda Bárbara da Silva; Teles, Valéria Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/0807338841761398; Monteiro, Juliana Aguiar Cavalcante; http://lattes.cnpq.br/9154494073982180; Silva, Denise Lages Vieira da; http://lattes.cnpq.br/1756842674232245A presente pesquisa tem como objetivo a elaboração de um projeto preliminar de um projeto comercial para uma loja de calçados infantis; A fim de aplicar técnicas do visual merchandising junto a metodologia montessoriana de modo que a loja seja um grande playground e a criança tenha autonomia para escolher e provar o produto que desejar. O trabalho contou com métodos de pesquisa aplicada, exploratória e qualitativa, em conjunto com a metodologia de projeto para design de interiores.Item Dormir, brincar, guardar: desenvolvimento de mobiliário multifuncional para dormitório infantil(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-02-23) Mendes, Mirtis Karolayne Alves; Silva, Roseane Santos da; Leão, Tharcila Maria Soares; http://lattes.cnpq.br/7071084155266198; Teles, Valéria Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/0807338841761398Mobiliário multifuncional - também chamado de móvel ou mobília - é um modelo de produto que possui mais de uma função, cujo uso pode ser partilhado por diferentes indivíduos ou não. Observando-se a redução dos espaços nas moradias atuais e a importância do desenvolvimento da criança, o objetivo central do trabalho é abordar e explorar sobre o tema da multifuncionalidade aplicada ao mobiliário infantil no ambiente quarto, que tem como principais funções explorar as atividades destinadas para o dormir, brincar e guardar. Propõe-se, assim, apresentar e analisar a influência baseada nas formas, cores, estilo, conceito, ergonomia e segurança no móvel. O trabalho contou com métodos de pesquisa teórica e aplicada, com abordagem qualitativa; concepções de Montessori, com comentários e reflexão teórica objetivando buscar a compreensão do mobiliário lúdico e funcional para faixa etária e sua influência no processo de desenvolvimento da criança. Além disso, como método projetual utilizaram-se as concepções de Löbach no processo de desenvolvimento criativo e resolução de problemas deste projeto. Como resultado final apresenta-se o projeto de um mobiliário multifuncional que explora o mundo lúdico e encantado da criança.Item Flora de Alagoas: Paullinia L.(Sapindaceae)(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-05-27) Souza, Maria Helena Nascimento de; Freire, Genise Vieira; Correia, Maria Lausanne Damasceno; http://lattes.cnpq.br/6602158987512253; Alves, Karina Dias; http://lattes.cnpq.br/2899542504433422Sapindaceae é uma família com grande diversidade, contando com aproximadamente 1900 espécies, sendo amplamente distribuídas em climas tropicais e subtropicais. No Brasil, ocorrem 436 espécies e 26 gêneros, com alto endemismo nas florestas Atlântica e Amazônica. O gênero Paullinia L., objeto do presente estudo, é um dos maiores grupos desta família, composto atualmente por 220 espécies, as quais se diferenciam principalmente pela morfologia diversa de seus frutos cápsulas. O estudo foi realizado no estado de Alagoas, localizado na região nordeste, que apresenta sua vegetação distribuída em três mesorregiões: o Leste, o Agreste e o Sertão Alagoano. Este estudo teve como objetivo principal elaborar a Flora de Paullinia para o estado de Alagoas, enriquecendo o conhecimento acerca da família Sapindaceae e da flora do estado. Para realização deste trabalho foram efetuadas coletas em diversas regiões do estado de Alagoas, análises de materiais herborizados depositados no herbário MAC, além de consulta em herbários virtuais do Reflora, JABOT e Specieslink. Foram registradas 10 espécies para o gênero na área de estudo: Paullinia carpopoda Cambess., P. elegans Cambess., P. micrantha Cambess., P. pinnata L., P. pseudota Radlk, P. revoluta Radlk., P. rhomboidea Radlk., P. rubiginosa Cambess., P. trigonia Vell. e P. weinmanniifolia Mart. São apresentadas chave de identificação, descrições, distribuição geográfica, ilustrações e comentários taxonômicos das espécies.Item Funcionalidade e afetividade: estudo preliminar de uma cozinha pós - pandemia(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2021-04-09) Farias, Marcella Flávia Araújo de; Teles, Valéria Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/0807338841761398; Lira, Iolita Marques de; http://lattes.cnpq.br/1659875045337834; Rapôso, Áurea Luiza Quixabeira Rosa e Silva; http://lattes.cnpq.br/7600867517446003A presente pesquisa tem como objetivo a elaboração do estudo preliminar de uma cozinha residencial e área de serviço, a fim de assegurar, dentro do contexto pandêmico, os atributos da funcionalidade, da praticidade e da segurança, bem como considerar os desejos e as necessidades do cliente e ressaltar, neste espaço, sua identidade. O trabalho contou com métodos de pesquisa aplicada, exploratória e qualitativa, juntamente com a metodologia de projeto de Design de interiores para sua elaboração. Contém um breve histórico sobre as cozinhas residenciais e sua evolução ao longo da história e o papel do Design de Interiores na ambientação destes espaços em um contexto pandêmico.Item A gamificação como alternativa para utilização dos smartphones no processo de ensino-aprendizagem da língua portuguesa(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-12-29) Marques Neto, Francisco Assis; Alves, Carlos Henrique Almeida; http://lattes.cnpq.br/4002100121572984; Cavalcanti, Ricardo Jorge de Sousa; http://lattes.cnpq.br/2706881213553955; Agra, Christiane Batinga; http://lattes.cnpq.br/0715128190591513Este trabalho apresenta uma alternativa à utilização dos smartphones no processo de ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa no Ensino Médio. Discute os principais aspectos da Gamificação com relação ao interesse de maior engajamento dos alunos na componente curricular. Reflete acerca das informações de oferta de recursos tecnológicos na educação básica divulgadas pelo Ministério da Educação do Brasil. Estima o impacto orçamentário à implementação do smartphone como recurso tecnológico educativo no ensino público básico (Fundamental e Médio) em Alagoas. Destaca as informações disponíveis em organismos internacionais concernentes à educação de alta qualidade com o emprego de tecnologia digital. Expõe a média estimada de alunos por computador, em uma perspectiva local, no ensino fundamental e médio na rede pública de ensino no Estado de Alagoas. A investigação incluiu pesquisa experimental aplicada a 79 (setenta e nove) alunos da 3ª série do ensino médio do Colégio Tiradentes da Polícia Militar do Estado de Alagoas. Corroborado por uma abordagem qualiquantitativa, a pesquisa analisou, por intermédio de um programa computacional e de atividade impressa, as especificidades de desempenho e comportamento dos alunos em contextos de ensino-aprendizagem digital gamificado, bem como em situações de ensino-aprendizagem tradicionais. O estudo indica parâmetros sobre uma educação de alta qualidade, com tecnologia acessível e custos reduzidos.Item Uma luminária à luz de velas para iluminar, decorar e sentir(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-12-12) Aquino, Maria Suely Cavalcante de; Cavalcante, Miquelina Rodrigues Castro; http://lattes.cnpq.br/2940146787639880; Silva, Roseane Santos da; http://lattes.cnpq.br/1454466436862393; Teles, Valéria Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/0807338841761398O consumo excessivo de energia nas grandes cidades para o desenvolvimento das atividades do dia a dia é uma questão retratada em diversos estudos, havendo um incentivo ao uso consciente da luz elétrica, principalmente no que se refere a iluminação dos ambientes internos. Este trabalho teve como principal objetivo elaborar uma luminária à luz de vela que pudesse de maneira funcional e prática, iluminar e perfumar parcialmente o lugar e ainda compor o espaço interior com sua textura, cor, história e sensações, promovendo bem-estar ao usuário. Com este contexto, foi desenvolvido o levantamento histórico da vela que, com o passar do tempo, deixou de ser um elemento iluminador, sendo atualmente também considerado decorativo e acolhedor. Além disso, foi desenvolvida pesquisa de campo para levantar as sensações e percepções dos usuários que utilizam velas artesanais, cujo estudo complementar foi primordial para a compreensão e interpretação de comportamentos e experiências. A última etapa foi a elaboração do produto Luminária à luz de vela, cujo processo criativo, que resultou no seu devido desenvolvimento, foi baseado no método de Löbach, possibilitando a geração de alternativas, que definiu a relação entre as funções práticas, estéticas e simbólicas da luminária. Por sua vez, o presente trabalho traz uma importante reflexão sobre as implicações do uso excessivo da luz elétrica e da consequente necessidade de reduzir a luminosidade do ambiente no período noturno, incentivando a discussão do tema para novas pesquisas.Item Produção de vídeos por estudantes do ensino médio na construção da aprendizagem sobre alimentos transgênicos: reflexões a partir da proposição de uma sequência didática(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-06-14) Pereira , Juliana Maria; Campêlo, Siquele Roseane de Carvalho; http://lattes.cnpq.br/1730383946648149; Calazans, Fábio Mauricio do Bomfim; http://lattes.cnpq.br/3529013346870900; Luz, Merylane Porto da Silva; http://lattes.cnpq.br/4940334471477236O letramento científico na educação básica consta como necessidade na BNCC para que os estudantes possam construir conceitos científicos e relacioná-los ao cotidiano. Com este pressuposto, o ensino de biotecnologia tem sido abordado na sala de aula, mas por ser fragmentado, a compreensão de conceito comum tornou-se escassa, e a necessidade de levar o letramento científico aos alunos levou à busca por diferentes métodos de ensino associados à tecnologias de comunicação que poderiam fortalecer o aprendizado. Com isso, o presente trabalho foi desenvolvido junto a duas turmas de Ensino Médio do Instituto Federal de Alagoas, Campus Maceió. O objetivo geral da pesquisa foi analisar como a análise e produção de vídeos favoreceu a aprendizagem de estudantes sobre transgênicos do 2º ano do Ensino Médio. Especificamente, buscamos propor uma sequência didática sobre transgênicos; compreender como a análise do filme Okja favoreceu a construção do conhecimento sobre transgênicos através de vídeos produzidos pelos estudantes; e analisar se na produção dos vídeos os alunos demonstraram compreensão de conceitos sobre transgênicos a partir dos critérios de avaliação propostos. No percurso metodológico, foi proposta uma sequência didática com resolução de questionários e produção dos vídeos pelos estudantes. A partir da análise dos dados, os resultados indicam que a aplicação da sequência didática contribuiu de forma positiva na construção do conhecimento sobre transgênicos, possibilitando a criação de uma experiência de aprendizagem propícia para a construção de conhecimentos sobre esse complexo tema pelos estudantes.Item A qualidade de vida em uma instituição pública no Estado de Alagoas: a percepção dos servidores públicos(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2021-07-27) Nobre, Lívia Araújo; Araújo Neto, Zoroastro Pereira de; http://lattes.cnpq.br/6333230791654121; Macêdo, Dartagnan Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/2025788330054193; Santos, Rosiane Maria Barros; http://lattes.cnpq.br/3311302651174715A Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) é uma importante ferramenta de promoção de bem estar dos colaboradores, e de suma importância para organizações públicas e privadas, na busca de elevar a eficácia e eficiência dos serviços prestados à sociedade. O presente estudo teve como objetivo identificar o nível de satisfação da qualidade de vida no trabalho dos servidores públicos do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas – DETRAN-AL, tendo em vista que ela tem como foco principal promover condições para que os colaboradores desempenhem suas atividades em um ambiente motivante e saudável, dessa maneira, todos sejam impulsionados a aumentar a produtividade desencadeando bons resultados na instituição. A metodologia utilizada na pesquisa foi estudo de caso com abordagem qualitativa tanto na coleta de dados quanto na apresentação dos resultados. E teve como instrumentos, questionários aplicados por meio do Google Forms, com base no modelo desenvolvido por Timosse et al.(2009), com os requisitos de Walton (1973). A pesquisa surgiu a partir do seguinte questionamento: existem fatores que estimulam o aumento da produtividade dos colaboradores e melhoram os resultados da organização? Os resultados apontaram que a implantação da qualidade de vida no trabalho com atenção à saúde física e mental, somada ao reconhecimento do servidor desencadeiam na melhoria da produtividade das pessoas provocando um resultado satisfatório da organização. Os respondentes tinham o seguinte perfil: idades entre 36 a 45 anos, sendo a grande parte do sexo feminino, servidores públicos, com tempo de serviço acima de 16 anos na instituição e o nível de escolaridade é elevado por ser a maioria com Especialização. No que diz respeito às variáveis consideradas na pesquisa, foram identificados 02 grupos. (a) aquelas que provocam o maior nível de insatisfação na instituição, quais sejam: salário, Plano de Cargos e Carreiras, Classes e Níveis, jornada de trabalho, oferta de treinamento e incentivos para continuidade de estudo e (b) variáveis que se destacaram positivamente: jornada e carga de trabalho, oferta de tecnologia, recursos e equipamentos, ambiente físico, realização com as tarefas e suas variedades, autonomia, utilização do potencial, feedback, e relacionamento interpessoal, estilo de chefia, liberdade de expressão e respeito ao direito dos trabalhadores, orgulho do trabalho e da instituição, disponibilidade de tempo para atividades sociais, e motivação. Nas respostas abertas do questionário, os servidores disseram que acham necessária a implantação do Programa de Saúde e Segurança no Trabalho – SST da instituição, e também citaram outras necessidades como atendimento psicossocial, atividades laborais, criação de academia na instituição, criação de mais ações relacionada a atividade física, criação de espaço para estudo e leitura, levar as ações da equipe de QVT para o Interior entre outras. Quando questionado sobre a participação das ações/atividades no segmento da QVT nas unidades das quais trabalhavam os dois maiores índices que se destacaram ao que se refere a participação dos servidores nessas ações/atividades foram referentes a “poucas vezes participam e, participam muitas vezes”. Este trabalho de pesquisa realizou um estudo preliminar, permitindo a abertura para novos estudos ou aprofundamento para a compreensão entre às relações de trabalho e a qualidade de vida no trabalho.Item Qualificação técnica do administrador na gestão pública local: ênfase nas ações de auditorias internas(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-10-19) Oliveira, Amaury Almirante de; Souza, Bruno Silvestre Silva de; http://lattes.cnpq.br/8296982141032021; Rodrigues, Carlos Gustavo Paiva; http://lattes.cnpq.br/9629732140344837; Souza, Andréa Vasques Torres de; http://lattes.cnpq.br/4079173424296385Este trabalho tem como objetivo apresentar parte do conhecimento feito de forma acadêmica sobre Qualificação técnica do administrador na gestão pública local: ênfase nas ações de controle interno. A pesquisa foi desenvolvida de forma bibliográfica com investigação das publicações correntes na determinada área do conhecimento específico. A parte de Revisão da Literatura foi feita enfatizando o controle interno na administração pública. Por fim, o trabalho conclui que pessoas e processos podem ser auditáveis, sendo este um instrumento de suma importância na Gestão Pública.Item Uma reflexão à luz do letramento crítico sobre produções textuais desenvolvidas por alunos do 1º ano do ensino médio em uma escola pública estadual de Maceió(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2019-12-20) Santos, José Robson dos; Agra, Christiane Batinga; Barbosa, Flávia Karolina Lima Duarte; ttp://lattes.cnpq.br/3662242058929178 Endereço; Lima, Antonio Carlos Santos de; http://lattes.cnpq.br/8646424835026554O presente trabalho é um estudo de caso de abordagem qualitativa que tem como objetivo geral compreender uma experiência de trabalho com produções textuais de alunos do Ensino Médio, à luz do letramento crítico. Uma investigação norteada pela seguinte questão: quais as dificuldades e avanços linguísticos e culturais que permeiam e conduzem as produções dos alunos? Participaram do estudo 4 alunos de ambos os sexos na faixa etária de 15 a 19 anos e 1 professora de 57 anos (amostra). Os instrumentos e técnica usados para coleta e tratamento dos dados foram a entrevista semiestruturada, a observação sistemática e a análise textual discursiva. Os resultados evidenciam que os alunos conseguiram discorrer sobre os temas de forma simples e singular tanto no formato do texto quanto na disposição das ideias. Constata-se assim, que mesmo diante das limitações morfossintáticas e contextuais existentes, reflexo do distanciar entre a língua culta/padrão e a língua viva em uso presentes em seus nichos sociais, os alunos do Ensino Médio são seres linguísticos e culturais em potencial, capazes de escrever de forma coerente e objetiva sobre os fenômenos da realidade, principalmente se forem conduzidos por práticas discursivas produtoras de sentidos. Portanto, acredita-se que seja possível incutir, cultivar e desenvolver a arte de produzir textos nos jovens nas aulas de Língua PortuguesaItem Tábua de Pitágoras e a configuração retangular: uma proposta para o ensino do campo multiplicativo para deficientes visuais.(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2018-08-30) Correia, Sérgio Ferreira; Costa, Camila Lima; http://lattes.cnpq.br/9063276283873811; Oliveira, Elisabete Duarte de; http://lattes.cnpq.br/7781886522973384; Silva, Luiz Galdino da; http://lattes.cnpq.br/6511974471336575RESUMO O presente trabalho apresenta uma proposta de construção de um mecanismo que possa contribuir no processo de inclusão de deficientes visuais nas aulas de matemática. Alunos com alguma limitação visual podem ter dificuldades na aprendizagem se não lhe forem submetidos recursos didáticos que possam contribuir na compreensão dos conteúdos apresentados em sala de aula. Por isso, cabe ao professor a tarefa de incluir o aluno em sua classe, adaptando as atividades às dificuldades de cada um. O processo de ensino e aprendizagem da Matemática aos alunos com deficiência visual ou baixa visão, traz consigo a necessidade de trabalhar com materiais que sejam manipuláveis. O objetivo deste trabalho é desenvolver um Material Didático Manipulável que possa auxiliar no processo de inclusão de alunos com deficiência visual, visando dar sentido aos conceitos relacionados ao campo multiplicativo, associando-o ao método da Configuração Retangular. Para tanto buscou-se a fundamentação nos estudos de Baumel (2003) sobre materiais e recursos no ensino para deficientes visuais, na contribuição de Carvalho (1998) referente a Educação Inclusiva e nas ideias de Lorenzato (2009) usando o MDM (material didático manipulável) como elemento representativo da situação problema. A necessidade dessa proposta tem o intuito de estimular a iniciativa, a criatividade, a sociabilidade e, ao mesmo tempo, desenvolver o senso de responsabilidade e objetividade do educadorItem A Teoria matricial dos Grafos(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-03-27) Silva, Gisele Costa da; Nunes, Hugo Santos; http://lattes.cnpq.br/4304337631466259; Nascimento, Arlyson Alves do; http://lattes.cnpq.br/9395417554768580; Castro, Diogo Meurer de Souza; http://lattes.cnpq.br/6863749871487154Nos últimos anos, muita atenção foi dedicada a uma área relativamente nova na pesquisa matemática chamada teoria dos grafos. Os grafos são úteis para estudar como os componentes das redes que surgem no comércio, nas ciências sociais, na medicina e em outras áreas se inter-relacionam. Por exemplo, os grafos são úteis para estudar a propagação de uma doença contagiosa ou uma rede de voos comerciais servindo um determinado número de grandes cidades. A teoria dos grafos é um tópico muito abrangente. Neste trabalho serão apresentadas apenas algumas definições e será mostrada a estreita relação entre a teoria dos grafos e a teoria das matrizes.