Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
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Navegando Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação por Departamento "Diretoria de Educação a Distância"
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Item Diferentes recursos didáticos aplicados na alfabetização de aluno surdo na educação infantil e fundamental I(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2019-02-02) Barros, Gabryelle Dantas Cavalvante de; Gama, José Aparecido da Silva; http://lattes.cnpq.br/7413041757828843; Matsumoto, Ederson Monteiro; http://lattes.cnpq.br/2871962608536791; Silva, Roberval Santos da; http://lattes.cnpq.br/8568382262348744Este trabalho tem como objetivo principal relatar a experiência de práticas educativas com o uso de diferentes recursos didáticos aplicados na alfabetização de aluno surdo na educação infantil e ensino fundamental I. Para promover um desenvolvimento educacional mais significativo foram aplicadas e adaptadas várias recursos didáticos para um acompanhamento individualizado do aluno objeto de estudo. Uma das primeiras recursos implantados foi o resgate da família para o aprendizado da linguagem de libras, fazendo com que houvesse o incentivo ao próprio aluno que não aceitava muito bem a escola. Com os resultados das atividades aplicadas por meio dos recursos desenvolvidos ficou demonstrada uma mudança significativa na aprendizagem do aluno estudado e também na percepção dos demais envolvidos- familiares e equipe pedagógica da escola- onde se realizou o estudo. Concluímos destacando que a insistência e a perseverança na busca contínua de recursos didáticos que auxiliem no desenvolvimento de alunos com necessidades especiais é tarefa árdua, mas que vale todo o esforço realizado quando se constata os resultados alcançados, no entanto cabe destacar que muitos colegas professores não estão dispostos a realizar esses esforços.Item Dificuldades no ensino-aprendizagem de genética no segundo ano do ensino médio(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2021-09-10) Neves, Claudevânia de Oliveira; Omena, Dilza Gomes de; http://lattes.cnpq.br/2268779399887511; Rodrigues, Christianne Sâmia Lins; http://lattes.cnpq.br/8877075016106381; Pedrosa , Vanessa Baptista; http://lattes.cnpq.br/6216247369540117A genética é caracterizada por ser uma ciência composta por termos abstratos e de difíceis terminologias, como conteúdo em sala de aula é muito temida. Diante disto, o objetivo é analisar as dificuldades enfrentadas tanto pelos professores como pelos alunos no que diz respeito ao ensino-aprendizagem de genética na segunda série do ensino médio. Trata-se de uma revisão integrativa, cuja o levantamento bibliográfico foi elaborado nas bases de dados pesquisadas na SCIELO, em artigos científicos, jornais, revistas, congressos, livros e no site da Biblioteca Virtual da Educação (Ministério da Educação), foram incluídos no estudo 10 bibliografias que contemplaram o objetivo desejado. Dos resultados dos dados analisados, estima-se que, o despreparo na formação dos professores, seja pela falta na busca do conhecimento científicas ou falha no processo de formação nas instituições de ensino superior, refletem claramente no déficit de ensino-aprendizado dos alunos em sala de aula. Conclui-se que é necessário rever e solucionar as falhas na formação dos professores, para que esses profissionais em sala de aula possam desenvolver metodologias que corroborem com a melhor forma de transmitir os saberes, facilitando o entendimento da genética, unindo teoria-prática com aulas dinâmicas e participativas.Item Os modelos da administração pública e os partidos que compuseram as eleições presidenciais em 2018(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-02-22) Mota, Julieth de Souza; Santos, James Washington Alves dos; http://lattes.cnpq.br/1497163644785616; Santos, Arthur Adriano Lima; http://lattes.cnpq.br/8136589109742337; Vasconcelos, Madiã Marcela Fernandes; http://lattes.cnpq.br/5042069620312031A partir do ano de 1985 foi iniciada a nova república dentro do processo de redemocratização. Até as eleições de 2018, temos 34 anos e 225 dias, e neste período o Brasil foi governado por 4 Presidentes e 3 Vice-presidentes. Com estes, houveram no poder 4 partidos, dos 34 atualmente existentes, foram eles: Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), por 10 anos e 58 dias; Partido da Reconstrução Nacional (PRN), por 2 anos e 289 dias; Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), por 8 anos e Partido Trabalhista (PT), por 13 anos e 243 dias. Estes partidos estão entre os 7 com mais filiados. Nossa pesquisa abarca esta realidade e tem como objeto de estudo a relação entre estes mesmos partidos em disputa eleitoral e os projetos de Estado/Governo que estão em jogo. Soma-se a isso, a importância corrente dos meios de comunicação e o uso que em 2018 foi feito das redes sociais, seu alcance e eficácia pouco convencionais, interagindo agenda política, político e povo em sua mescla populista de alto alcance. Esta pesquisa conta também com o uso das teorias de Nunes (2017), Dahl (2001), Held (1987) e O'Donnell (1998); além de uma metodologia que usa dados estatísticos já computados e pesquisa bibliográfica em livros e jornais, sendo assim, de cunho qualitativo, sem desprezar as informações quantitativas já veiculadas por órgãos de imprensa e oficiais do governo.