TCC Ensino das Ciências e Matemática
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Navegando TCC Ensino das Ciências e Matemática por Área do Conhecimento "CIENCIAS HUMANAS"
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Item Aprendizagem baseada em problematização para ensino de genética na educação básica: uma sequência didática(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2024-02-06) Correia, Barbara Virginia Mendonca da Silva; Silva, Géssika Cecília Carvalho da; http://lattes.cnpq.br/5829131072769426; Pereira, Danielle dos Santos Tavares; http://lattes.cnpq.br/9518476590236582; Souza, Carlos Alexsandro de Carvalho; http://lattes.cnpq.br/9543720469592160A Genética em sua essência busca despertar a abordagem investigativa do aluno, sendo uma ferramenta de letramento científico importante. Tradicionalmente, as práticas pedagógicas do ensino de Genética na educação básica centram-se em aulas expositivas, reprodução de conceitos e resolução de exercícios para validação da aprendizagem. O distanciamento da metodologia de aprendizagem se reflete na dificuldade dos alunos em contextualizar temáticas interdisciplinares e transdisciplinares da Genética, tais como o conceito de raça, cor de pele e seus impactos na temática de diversidade étnico-racial. Nesse sentido, o uso de metodologias ativas visa modificar esse cenário através de estratégias didáticas com foco no protagonismo do aluno e promoção do letramento científico. Dentre as diversas estratégias metodológicas, a aprendizagem baseada em problemas (ABP) destaca-se como uma importante alternativa para o professor, devido ao senso investigativo inerente a abordagem de ensino. Nesta metodologia, o problema é o ponto fundamental do processo de ensino e o aluno deve desenvolver a habilidade de elaborar hipóteses, testar, coletar dados, discutir e tomar decisões, aplicar seus conhecimentos para solucioná-lo. A partir dessa problemática, este estudo tem por objetivo elaborar uma proposta de intervenção composta por uma sequência didática usando a metodologia de ABP para o ensino da temática étnico-racial nos anos finais do Ensino Fundamental. O estudo é de natureza qualitativa, como objetivo descrito. Para o planejamento da sequência didática foram empregadas as concepções aprendizagem preconizada por Lev Vygotsky (1896-1934), a aprendizagem pela experiência, de John Dewey (1859-1952), a aprendizagem significativa de David Ausubel (1918-2008), bem como a perspectiva freiriana da autonomia (Paulo Freire, 1921-1997)Item O ensino de ciências e as metodologias da problematização frente às tentativas de integração curricular(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2024-02-29) Oliveira, Carlos Henrique Araújo de; Brasileiro, Regina Maria de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/4146119273576569; Santos, Eduardo Lima dos; http://lattes.cnpq.br/0426360378881187; Bastos, Alexandre Fleming Vasques; http://lattes.cnpq.br/7239157167819125A integração entre metodologias ativas e a progressão curricular no ensino fundamental é uma temática complexa e dinâmica no cenário educacional contemporâneo, bem como a articulação dessa progressão com a inserção de metodologias ativas. Com isso, este estudo busca compreender a implementação dessas práticas nos anos finais do ensino fundamental, especialmente em Ciências da Natureza, em consonância com as mudanças na organização curricular, especialmente delineadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A pesquisa se justifica pela necessidade de aprofundar a discussão sobre a integração entre a progressão e a organização curricular, aliada à eficácia das práticas metodológicas. No que se refere à metodologia do estudo, optou-se por uma pesquisa descritiva, buscando características detalhadas dos fenômenos e identificação de correlações entre variáveis. A abordagem qualitativa foi escolhida para promover diversidade e flexibilidade na compreensão das perspectivas analisadas. A pesquisa bibliográfica foi conduzida na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), abrangendo o período de 2017 a 2023. A análise e interpretação dos resultados foram realizadas por meio da análise de conteúdo guiada por Bardin (2016). Os resultados revelam duas categorias principais: metodologias ativas da problematização com foco em integração curricular e outros modelos de aprendizagem ativa com foco em integração curricular. As teses exploram a aplicação dessas metodologias, destacando a importância da integração curricular, autonomia do aluno e pensamento crítico. Conclui-se que a interligação entre metodologias ativas, progressão curricular e BNCC é vital para uma abordagem educacional mais eficaz e holística. A falta de estudos que abordem simultaneamente esses elementos destaca a necessidade de promover uma mudança de paradigma na pesquisa educacional, incentivando a colaboração interdisciplinar entre pesquisadores e a superação das resistências à mudança nas estruturas tradicionais. Essa abordagem pode contribuir para uma compreensão mais aprofundada do processo educacional e preparar os alunos para os desafios do século XXI.