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Navegando Produtos Educacionais por Área do Conhecimento "CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO"
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Item Conceitos da EPT em quadrinhos: uma proposta de popularização do conhecimento científico(INSTITUTO FEDERAL DE SERGIPE - IFS, 2024-09-30) Marques, Itajaci Meiri MarquesA presente pesquisa teve como objetivo contribuir para o processo formativo dos estudantes do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Estradas, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (Ifal), Campus Maceió, através da ampliação da divulgação e compreensão dos conceitos fundamentais que embasam a Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Para tanto, a investigação se propôs a responder à seguinte questão de pesquisa: como a ampliação da divulgação e compreensão dos conceitos fundamentais que embasam a EPT pode contribuir significativamente para o processo formativo dos estudantes do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Estradas do Ifal, Campus Maceió? Este estudo ancorou-se em uma base teórica, fundamentada nos pressupostos de autores como Kuenzer (1992), Saviani (1994; 2007), Gramsci (1977), Ramos (2008), Frigotto, Ciavatta e Ramos (2010), Manacorda (2010), Pacheco (2011; 2012), entre outros, cujas contribuições foram essenciais para a compreensão e análise dos dados coletados. A pesquisa adotou uma abordagem quanti- qualitativa, utilizando como principais instrumentos de coleta de dados a aplicação de questionários direcionada aos discentes da turma do 1º ano, cujas respostas foram posteriormente analisadas e discutidas à luz do referencial teórico estabelecido. Os resultados da pesquisa destacaram a importância dos estudantes conhecerem os fundamentos conceituais de seu curso. No entanto, em relação à relevância do trabalho, o estudo revelou que essa dimensão ainda está predominantemente focada no aspecto histórico, em detrimento do aspecto ontológico. A partir dos resultados obtidos, foi desenvolvido um produto educacional voltado para as bases conceituais do Ensino Médio Integrado à EPT, através da sistematização de cinco encontros mediados por um roteiro. Esse produto educacional visa proporcionar aos estudantes uma compreensão mais profunda, especialmente, da dimensão do trabalho como princípio educativo. Dessa forma, este trabalho oferece contribuições teóricas para o campo da EPT, além de apresentar uma aplicação prática desses conceitos por meio do desenvolvimento do mencionado produto educacional, uma revista de História em Quadrinhos (HQs).Item Ginástica laboral para os servidores do Instituto Federal de Alagoas(2023-03-30) Santos, Josimar Barbosa dosEsta pesquisa aborda a ginástica laboral como prática de exercícios físicos no ambiente de trabalho, seus benefícios na prevenção de doenças ocupacionais e na promoção de um maior bem-estar físico e emocional do trabalhador. O trabalho teve como objetivo verificar os benefícios da ginástica laboral na qualidade de vida no trabalho dos servidores do Instituto Federal de Alagoas - Campus Coruripe, no que se refere à diminuição do quadro de dor e desconforto corporal. Para tanto, identificou-se o nível de prática de atividade física e de comportamento sedentário, bem como, analisou-se a sensação de desconforto/dores corporais antes e depois das oficinas de ginástica laboral. Procedendo desse modo, as necessidades formativas e corpóreas dos participantes, relacionadas à temática abordada, foram melhor atendidas pelas oficinas de ginástica laboral, as quais tiveram suas etapas documentadas a partir do registro fotográfico e anotação, base para a elaboração de um produto educacional capaz de nortear futuras aplicações das oficinas. Este estudo é de natureza quali-quantitativa e seu desenvolvimento ocorreu por meio da pesquisa-ação, na qual os participantes foram agentes ativos das decisões tomadas. A amostra foi composta por 38 participantes selecionados de forma casual simples, a partir de um nível de confiabilidade de 90% e uma margem de erro de 6%. A coleta dos dados ocorreu por questionários aplicados virtualmente: questionário internacional de atividade física – versão curta (Anexo A) e o questionário de desconforto/dor corporal (Anexo B). Os dados foram tratados por meio de análise estatística descritiva e tabulados com a utilização de planilha do Excel. Constatou-se que somente 50% praticavam semanalmente, pelo menos, 150 minutos de atividade física moderada e, apenas, 18% praticavam semanalmente, pelo menos, 75 minutos, evidenciando que a grande maioria do público-alvo atingiu níveis inferiores aos recomendados pela OMS para adultos. Com relação ao comportamento sedentário, 50% passam 8 horas ou mais sentados ou deitados durante a semana e no final de semana 55% passam 8 horas ou mais sentados ou deitados. Além disso, no diagnóstico inicial, 75% indicaram sentir desconforto/dor em 5 ou mais regiões corporais (em diferentes graus). Já na análise comparativa dos dados de desconforto/dor corporal da aplicação e reaplicação do questionário, 43,5% obteve redução, com outros 43,5% ocorreu aumento e para os 13% restantes houve a manutenção dos níveis de desconforto/dor corporal. As ações da presente dissertação propiciaram, além das experiências formativas inerentes à ginástica laboral e correlatas, momentos de educação em promoção da saúde e ações de incentivo a um estilo de vida mais ativo fisicamente. Espera-se que esta produção ajude a colocar academicamente ainda mais em evidência o tema da qualidade de vida no trabalho, algo de extrema relevância para se alcançar melhorias nos ambientes laborais das instituições de ensino de nosso país.Item Sequência didática para abordagem do modelo cooperativista(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2024-05-29) Santos, Acácio Bento dosA sociedade brasileira é caracterizada pelo seu alto grau de desigualdade entre as classes, o que é refletido tanto no âmbito educacional quanto no profissional. Tamanha dualidade é refletida em todos os resultados econômicos e sociais do Brasil e, principalmente, no ciclo de subdesenvolvimento do brasileiro. O modelo capitalista impede os pequenos produtores de desenvolverem seus negócios, que, por sinal, têm alto grau de falência. Boa parte deste problema se deve à competição desleal existente no contexto capitalista do mercado brasileiro, no qual os grandes produtores conseguem ganhos em escala e redução de custos encarando as barreiras de mercado, como competição abrupta e altos impostos de forma mais tranquila que os pequenos, que muitas vezes sequer conseguem pagar suas contas básicas. Dentro desse contexto, busca-se algumas alternativas de atuação no mercado capitalista que proporcione ao pequeno produtor/empreendedor uma maior sustentabilidade de negócio para melhoria de sua realidade. Para solução deste problema se tem a aplicação de métodos de economia solidária, a exemplo da dinâmica cooperativista como alternativa ao modelo atual de competição capitalista. Nesse contexto, o objetivo geral da pesquisa foi aplicar uma metodologia de ensino do modelo cooperativista como alternativa ao padrão capitalista atual para a atuação dos alunos do curso técnico em agropecuária no mercado de trabalho. Na metodologia, foi realizado, além de um levantamento bibliográfico, a aplicação de questionário para diagnóstico do grau de entendimento dos discentes sobre o tema do cooperativismo e identificação do público participante. Esta pesquisa é de cunho quantitativo, com a utilização de sequência didática para a aplicação da metodologia proposta e seguiu a linha de pesquisa de práticas educativas aos discentes do curso técnico em agropecuária do Instituto Federal de Alagoas, campus Satuba. A pesquisa constatou que há amplo espaço para a abordagem do tema do cooperativismo no âmbito do ensino médio como contribuição para a formação integral dos discentes