Dissertação Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT
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Navegando Dissertação Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT por Área do Conhecimento "CNPQ CIÊNCIAS HUMANAS : EDUCAÇÃO"
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Item Proposta metodológica para ensino do modelo cooperativista na educação profissional e tecnológica(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2024-05-29) Santos, Acácio Bento dos; Silva, Nelson Vieira da; https://orcid.org/0000-0003-0062-8941; http://lattes.cnpq.br/4261509600402728; Lima, André Tavares Suêldo de; https://orcid.org/0000-0003-4687-0645; http://lattes.cnpq.br/6019670165528345; SIlva, Ana Paula Gomes da; https://orcid.org/0000-0002-4544-0339; http://lattes.cnpq.br/3016801941244964A sociedade brasileira é caracterizada pelo seu alto grau de desigualdade entre as classes, o que é refletido tanto no âmbito educacional quanto no profissional. Tamanha dualidade é refletida em todos os resultados econômicos e sociais do Brasil e, principalmente, no ciclo de subdesenvolvimento do brasileiro. O modelo capitalista impede os pequenos produtores de desenvolverem seus negócios, que, por sinal, têm alto grau de falência. Boa parte deste problema se deve à competição desleal existente no contexto capitalista do mercado brasileiro, no qual os grandes produtores conseguem ganhos em escala e redução de custos encarando as barreiras de mercado, como competição abrupta e altos impostos de forma mais tranquila que os pequenos, que muitas vezes sequer conseguem pagar suas contas básicas. Dentro desse contexto, busca-se algumas alternativas de atuação no mercado capitalista que proporcione ao pequeno produtor/empreendedor uma maior sustentabilidade de negócio para melhoria de sua realidade. Para solução deste problema se tem a aplicação de métodos de economia solidária, a exemplo da dinâmica cooperativista como alternativa ao modelo atual de competição capitalista. Nesse contexto, o objetivo geral da pesquisa foi aplicar uma metodologia de ensino do modelo cooperativista como alternativa ao padrão capitalista atual para a atuação dos alunos do curso técnico em agropecuária no mercado de trabalho. Na metodologia, foi realizado, além de um levantamento bibliográfico, a aplicação de questionário para diagnóstico do grau de entendimento dos discentes sobre o tema do cooperativismo e identificação do público participante. Esta pesquisa é de cunho quantitativo, com a utilização de sequência didática para a aplicação da metodologia proposta e seguiu a linha de pesquisa de práticas educativas aos discentes do curso técnico em agropecuária do Instituto Federal de Alagoas, campus Satuba. A pesquisa constatou que há amplo espaço para a abordagem do tema do cooperativismo no âmbito do ensino médio como contribuição para a formação integral dos discentes.