Dissertação Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Dissertação Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT por Área do Conhecimento "CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Robôcactus: uma proposta para a prática de lógica de programação por meio da Robótica Educacional e da plataforma Arduino na Educação Profissional e Tecnológica.(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2021-04-16) Ramos, Bruno Amorim; Moraes, Eduardo Cardoso; http://lattes.cnpq.br/3464358663007696; Melo, Beatriz Medeiros de; http://lattes.cnpq.br/1917141765879918; Pinto, Ig Ibert Bittencourt SantanaA presente pesquisa tem como objetivo apresentar os resultados da aplicação do produto educacional Robôcactus como ferramenta para a práxis na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), ilustrando a realidade do produto educacional antes da pandemia de COVID-19, em caráter presencial por meio de uma oficina e, também, durante a pandemia com a utilização dos recursos virtuais na modalidade de Educação à Distância (EAD). Para tanto, inferiu-se como necessário o uso dos aparatos teórico-metodológicos da robótica educacional e da plataforma Arduino. O referido trabalho recorreu à metodologia da pesquisa-ação participante e às metodologias ativas de Sala de Aula Invertida (SAI) e da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP). Ante as dificuldades e a desmotivação dos discentes no componente de lógica de programação, fora desenvolvida uma metodologia que visa mitigar a dicotomia entre a teoria e a prática, possibilitando vislumbrar a contribuir na formação do pensamento crítico e do conhecimento técnico do discente, fatores estes importantes para o desenvolvimento humano e profissional no século XXI. O levantamento de dados contou com a aplicação de questionários semiestruturados. Por fim, a análise de conteúdo revelou a experiência positiva da utilização da robótica como agente motivador tecnológico no âmbito escolar, bem como o desenvolvimento de conceitos amplos sobre robótica, programação de computadores e Arduino.