Dissertação Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT
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Navegando Dissertação Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT por Área do Conhecimento "CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO"
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Item Análise da percepção da qualidade dos serviços educacionais em uma instituição de ensino pública federal: um modelo para avaliação institucional na educação profissional técnica de nível médio(2024) Ribeiro, Ricardo Luís Alves de Oliveira; Castilho, Fabio Francisco de Almeida; Pontes, Edel Alexandre Silva; Pontes, Edel Alexandre Silva; Lima, André Suêldo Tavares de; Moura, Elton Oliveira deEsta dissertação analisa a percepção da qualidade dos serviços educacionais em uma instituição pública federal de ensino, propondo um modelo para avaliação institucional na Educação Profissional Técnica de Nível Médio. O trabalho foi desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), Campus Benedito Bentes. A pesquisa adotou uma abordagem quantitativa, utilizando questionários baseados no modelo HEDPERF e no SINAES para coletar dados dos discentes dos cursos técnicos. O modelo foi testado e aplicado no IFAL - Campus Satuba nos cursos técnicos de nível médio na modalidade integrado de Agroindústria e Agropecuária. Os resultados indicam que as dimensões de qualidade mais valorizadas pelos estudantes são Reputação, Acesso, Aspectos Acadêmicos e Formação Acadêmica e Profissional. A análise estatística confirmou a adequabilidade e validade do modelo proposto, que pode ser utilizado como um produto educacional para a melhoria contínua dos serviços oferecidos pelos Institutos Federais. Como segundo produto educacional, foi elaborado um guia de utilização do modelo. A originalidade do trabalho reside na adaptação de modelos de avaliação da qualidade para o contexto específico da educação profissional e tecnológica, proporcionando uma ferramenta robusta para a gestão educacional.Item Qualidade de vida no trabalho de profissionais no ambiente escolar: oficinas de ginástica laboral para os servidores do Instituto Federal de Alagoas – campus Coruripe(2023) Santos, Josimar Barbosa dos; Moraes, Eduardo Cardoso; Pontes, Edel Alexandre Silva; Pontes, Edel Alexandre Silva; Moraes, Eduardo Cardoso; Dantas, Maria do Socorro MenesesEsta pesquisa aborda a ginástica laboral como prática de exercícios físicos no ambiente de trabalho, seus benefícios na prevenção de doenças ocupacionais e na promoção de um maior bem-estar físico e emocional do trabalhador. O trabalho teve como objetivo verificar os benefícios da ginástica laboral na qualidade de vida no trabalho dos servidores do Instituto Federal de Alagoas - Campus Coruripe, no que se refere à diminuição do quadro de dor e desconforto corporal. Para tanto, identificou-se o nível de prática de atividade física e de comportamento sedentário, bem como, analisou-se a sensação de desconforto/dores corporais antes e depois das oficinas de ginástica laboral. Procedendo desse modo, as necessidades formativas e corpóreas dos participantes, relacionadas à temática abordada, foram melhor atendidas pelas oficinas de ginástica laboral, as quais tiveram suas etapas documentadas a partir do registro fotográfico e anotação, base para a elaboração de um produto educacional capaz de nortear futuras aplicações das oficinas. Este estudo é de natureza quali-quantitativa e seu desenvolvimento ocorreu por meio da pesquisa-ação, na qual os participantes foram agentes ativos das decisões tomadas. A amostra foi composta por 38 participantes selecionados de forma casual simples, a partir de um nível de confiabilidade de 90% e uma margem de erro de 6%. A coleta dos dados ocorreu por questionários aplicados virtualmente: questionário internacional de atividade física – versão curta (Anexo A) e o questionário de desconforto/dor corporal (Anexo B). Os dados foram tratados por meio de análise estatística descritiva e tabulados com a utilização de planilha do Excel. Constatou-se que somente 50% praticavam semanalmente, pelo menos, 150 minutos de atividade física moderada e, apenas, 18% praticavam semanalmente, pelo menos, 75 minutos, evidenciando que a grande maioria do público-alvo atingiu níveis inferiores aos recomendados pela OMS para adultos. Com relação ao comportamento sedentário, 50% passam 8 horas ou mais sentados ou deitados durante a semana e no final de semana 55% passam 8 horas ou mais sentados ou deitados. Além disso, no diagnóstico inicial, 75% indicaram sentir desconforto/dor em 5 ou mais regiões corporais (em diferentes graus). Já na análise comparativa dos dados de desconforto/dor corporal da aplicação e reaplicação do questionário, 43,5% obteve redução, com outros 43,5% ocorreu aumento e para os 13% restantes houve a manutenção dos níveis de desconforto/dor corporal. As ações da presente dissertação propiciaram, além das experiências formativas inerentes à ginástica laboral e correlatas, momentos de educação em promoção da saúde e ações de incentivo a um estilo de vida mais ativo fisicamente. Espera-se que esta produção ajude a colocar academicamente ainda mais em evidência o tema da qualidade de vida no trabalho, algo de extrema relevância para se alcançar melhorias nos ambientes laborais das instituições de ensino de nosso país.