Teses e Dissertações não defendidas no IFAL
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Navegando Teses e Dissertações não defendidas no IFAL por Área do Conhecimento "CIENCIAS HUMANAS"
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Item Conceitos da EPT em quadrinhos: uma proposta de popularização do conhecimento científico(2024-09-30) Machado, Itajaci Meiri Marques; Silva Júnior, José Espínola da; http://lattes.cnpq.br/2240211724270086; Silva Júnior, José Espínola da; Santos, Elza Ferreira; http://lattes.cnpq.br/2729412597740900; Santos, Marilene; http://lattes.cnpq.br/6890789604708020A presente pesquisa teve como objetivo contribuir para o processo formativo dos estudantes do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Estradas, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (Ifal), Campus Maceió, através da ampliação da divulgação e compreensão dos conceitos fundamentais que embasam a Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Para tanto, a investigação se propôs a responder à seguinte questão de pesquisa: como a ampliação da divulgação e compreensão dos conceitos fundamentais que embasam a EPT pode contribuir significativamente para o processo formativo dos estudantes do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Estradas do Ifal, Campus Maceió? Este estudo ancorou-se em uma base teórica, fundamentada nos pressupostos de autores como Kuenzer (1992), Saviani (1994; 2007), Gramsci (1977), Ramos (2008), Frigotto, Ciavatta e Ramos (2010), Manacorda (2010), Pacheco (2011; 2012), entre outros, cujas contribuições foram essenciais para a compreensão e análise dos dados coletados. A pesquisa adotou uma abordagem quantiqualitativa, utilizando como principais instrumentos de coleta de dados a aplicação de questionários direcionada aos discentes da turma do 1º ano, cujas respostas foram posteriormente analisadas e discutidas à luz do referencial teórico estabelecido. Os resultados da pesquisa destacaram a importância dos estudantes conhecerem os fundamentos conceituais de seu curso. No entanto, em relação à relevância do trabalho, o estudo revelou que essa dimensão ainda está predominantemente focada no aspecto histórico, em detrimentoto do aspecto ontológico. A partir dos resultados obtidos, foi desenvolvido um produto educacional voltado para as bases conceituais do Ensino Médio Integrado à EPT, através da sistematização de cinco encontros mediados por um roteiro. Esse produto educacional visa proporcionar aos estudantes uma compreensão mais profunda, especialmente, da dimensão do trabalho como princípio educativo. Dessa forma, este trabalho oferece contribuições teóricas para o campo da EPT, além de apresentar uma aplicação prática desses conceitos por meio do desenvolvimento do mencionado produto educacional, uma revista de História em Quadrinhos (HQs).Item Sedentarismo em adolescentes escolares: uma revisão sistemática com metanálise(CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE MACEIÓ - CESMAC, 2020-03-23) Araújo, José Roberto Alves; Menezes, Pedro de Lemos; Menezes, Pedro de Lemos; Mousinho, Kristiana Cerqueira; http://lattes.cnpq.br/6421689397117778; Carnaúba, Aline Tenório LinsNos últimos anos, tem-se observado um aumento significativo na prevalência no comportamento de sedentarismo entre adolescentes (12-18 anos), atingindo em alguns casos, proporções epidêmicas. A bateria de testes do Programa Fitnessgram tem sido validada e utilizada em milhões de crianças, tanto nos Estados Unidos, como também em outras partes do mundo. A referida bateria compara os resultados das crianças em seis medidas de aptidão relacionadas à saúde. O objetivo da presente revisão sistemática foi analisar a eficiência do Programa Fitnessgram na redução do sedentarismo entre adolescentes escolares, utilizando o Indice de Massa Corporal - IMC para avaliar a eficácia do Programa. Trata-se de uma revisão sistemática com metanálise de ensaios clínicos, com busca realizada nas seguintes bases de dados: Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Open Grey, PubMed, ScienceDirect, Scielo. Esta metanalise foi realizada com 2.146 títulos de artigos encontrados a partir das buscas nas referidas bases de dado e 195 resumos foram lidos. Após a leitura dos resumos, 34 textos completos foram selecionados para leitura na íntegra. Foram eleitos 4 artigos para a metanalise. Observou-se uma diferença média de 1,15 (IC 95% entre -1,20 e 3,50) para a diferença entre as médias do IMC inicial e final dos grupos controle e intervenção. O teste para efeito geral obteve p=0,34, revelandoque tal diferença não foi significativa. A heterogeneidade I² foi 96%, considerada alta. Conclui-se que a comparação da diferença entre as médias do IMC inicial e final dos grupos controle e intervenção mostrou que a bateria de testes do Programa FITINESSGRAN não garante a eficácia para isoladamente combater o sedentarismo.