Teses e Dissertações não defendidas no IFAL
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Navegando Teses e Dissertações não defendidas no IFAL por Área do Conhecimento "CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO"
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Item Dificuldades associadas ao sedentarismo em adolescentes ingressantes no ensino técnico médio integrado do Instituto Federal de Educação Tecnológica de Alagoas em 2024(INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS - Ifal, 2025-07-29) Araújo, José Roberto Alves; Montiel, Aberlardo Juvenal; González, Hugo Ferreira; Chávez, Silvio Torres; Cardozo, Julio César; Mitjans, Patrícia Figueredo de; Fretes, Aníbal BarrosA presente tese investiga as dificuldades associadas ao sedentarismo em adolescentes de 15 a 17 anos que ingressaram no Ensino Técnico Médio Integrado do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) no Curso de Edificações em 2024. Utilizando uma abordagem quantitativa, a pesquisa analisa dados coletados através de questionários de 40 alunos que apresentaram o Índice de Massa Corporal (IMC) ≥ 25, nos Campi de Coruripe, Maceió e Palmeira dos Índios. Os resultados revelam uma alta prevalência de sedentarismo, especialmente entre alunas, que se correlaciona com práticas alimentares inadequadas e a falta de atividades físicas regulares. O marco teórico aborda conceitos essenciais, como sedentarismo, saúde na adolescência e fatores ambientais e sociais que influenciam esse comportamento. As dificuldades identificadas incluem a ausência de atividades físicas, nutrição deficiente e infraestrutura escolar insatisfatória. Embora a percepção sobre os espaços físicos seja, em geral, positiva, o acesso a esses locais é restrito, e muitos alunos não realizam a quantidade recomendada de exercícios. A conclusão enfatiza a urgência de estratégias institucionais para promover saúde e atividade física, destacando o papel da educação como um agente transformador crucial na luta contra o sedentarismo juvenil. A pesquisa sublinha a importância de intervenções integradas e abrangentes, que considerem tanto aspectos estruturais quanto comportamentais, visando melhorar a qualidade de vida e o bem-estar dos adolescentes no ambiente escolar. Tais ações são essenciais para fomentar hábitos saudáveis e reduzir os riscos associados ao sedentarismo na juventude.Item Escolas como organizações que aprendem: a autoavaliação como moduladora da aprendizagem da escola(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2021-08-26) Moura, Elton Oliveira de; Bispo, Marcelo de Souza; http://lattes.cnpq.br/0046249640629512; Silva, Anielson Barbosa da; http://lattes.cnpq.br/3405428972303042; Guerra, Maria das Graças Gonçalves Vieira; http://lattes.cnpq.br/7195833831322050; Vieira, Almir Martins; http://lattes.cnpq.br/4298642111341453; Brito, Simone Magalhães,; http://lattes.cnpq.br/1833114674355841Meu objetivo nesta tese foi analisar como a prática de autoavaliação atua enquanto elemento modulador da aprendizagem da escola. Para atender tal objetivo, adotei a ontoepistemologia das Teorias da Prática, assim como o referencial de Organizações de Aprendizagem a partir da perspectiva sociológica. Meu argumento nesta tese parte de dois pressupostos: (1) a escola, enquanto uma organização, aprende a partir das suas práticas cotidianas; (2) a autoavaliação pode ser compreendida como um caminho para o desenvolvimento da aprendizagem das escolas. Dessa maneira, neste estudo empírico contei com uma primeira fase exploratória, em que foram entrevistados alguns especialistas e profissionais da área de gestão educacional no sentido de fomentar reflexões sobre os processos de avaliação e aprendizagem da escola. No segundo momento, conduzi uma pesquisa empírica em uma escola pública de ensino fundamental e médio da cidade de João Pessoa-PB no Nordeste do Brasil. Operacionalizei a coleta de dados a partir de entrevistas com atores da comunidade escolar, observações remotas e documentos. Devido ao fato de ter realizado a pesquisa durante a pandemia do Covid-19, mediei o processo de coleta de dados por tecnologias digitais como videoconferências e aplicativos de mensagem. O processo de análise de dados adotou o framework proposto por Bispo (2015) para a análise de pesquisas baseadas em prática. Os principais resultados da minha pesquisa indicam que a aprendizagem da escola ocorre a partir de três práticas: aprendizagem pelas (auto)avaliações; aprendizagem pelo engajamento; e aprendizagem pela tradução de políticas e do contexto. Para além disso, foi possível verificar que a autoavaliação atua como elemento modulador da aprendizagem da escola ao ponto que equilibra a relação entre conceito (“o quê”) e instrumento (“como”). A noção de autoavaliação como moduladora da aprendizagem parte da ideia de que a reflexão a partir das próprias práticas permite a escola direcionar ações mais adequadas às suas necessidades específicas. Minha pesquisa contribui para: aproximar os campos da Administração e Educação, no sentido de desenvolver uma compreensão ampliada dos estudos sobre gestão escolar e gestão educacional; fomentar o desenvolvimento de uma abordagem alternativa ao estudo de Escolas como Organizações de Aprendizagem a partir da perspectiva da aprendizagem social; fomentar alternativas para o campo da avaliação educacional, no sentido de pensar possibilidades de avaliação menos classificatória, menos responsabilizadora e mais voltada para aprendizagem da escola.Item Pensamento crítico, autonomia intelectual e formação humana: facetas filosófico-pedagógicas no Instituto Federal de Alagoas (IFAL)(2022) Nogueira, Crislaine Almeida Oliveira; Gamboa, Silvio Ancisar Sanchez; Gamboa, Silvio Ancisar Sanchez; Menezes, Anderson de Alencar; Silva, Marcelo DonizeteEsta pesquisa buscou compreender como a formação crítica dos alunos tem sido propiciada pela proposta institucional e pelos professores da educação básica de nível médio técnico, integrado de uma escola pública da Rede Federal do Estado de Alagoas. A pesquisa buscou responder à pergunta síntese, que se refere ao problema da pesquisa: Quais e como se tecem as propostas institucionais, estratégias e práticas pedagógicas dos professores da educação básica de nível Médio Técnico Integrado de uma escola pública da Rede Federal do Estado de Alagoas, em relação à construção do pensamento crítico dos alunos? A inquietação, que ocorreu durante a experiência profissional no desenvolvimento da função de orientação pedagógica no Instituto Federal de Alagoas, fez despertar o interesse pela realização desta pesquisa, por perceber nos alunos diversos graus de desmotivação com relação a sua formação e perspectivas com o futuro, tanto na perspectiva de um objetivo profissional, quanto social e aos interesses sobre os processos de aprendizagem oferecidos pela instituição. Trata-se de um estudo de caso cujo público-alvo foram dois professores de filosofia que lecionam no campus de investigação. A análise de dados, de natureza qualitativa, utilizou-se das técnicas de coleta documental, como análise do PPPI e dos planejamentos docentes, bem como a realização de entrevistas com os professores de filosofia. O aporte teórico teceu pela Teoria Crítica (com os frankfurtianos Theodor Adorno e Max Horkheimer), a pedagogia crítico-dialética e emancipatória (com Dermeval Saviani e Paulo Freire). A partir das falas dos sujeitos e das análises de dados foi possível encontrar como resultados que levantaram o diagnóstico sobre o desenvolvimento humano dos alunos e sobre a autonomia intelectual e pensamento crítico, partindo da visão professoral.Item Percepção sócio, econômico e ambiental no fazer artístico do Folguedo da Comunidade Quilombola Tabacaria, Palmeira dos Índios-Alagoas(2025) Cavalcanti, Daniel Andrade; Vieira, Jorge L. Gonzaga; Sant’Anna, Selenobaldo A. C. de; Souza, Mayara Andrade; Santos, James Washigton Alves dos; Silva Júnior, Ailton daAs diversas comunidades tradicionais como os quilombos possuem um amplo repertório de saberes oriundos de sua história e trajetória. Entre eles, estão conhecimentos relacionados as atividades sociais, econômicas, ambientais e a manifestações culturais. Portanto, desempenham um importante papel na manutenção da diversidade cultural da humanidade, bem como, são responsáveis por empreender o desenvolvimento sustentável em seus diferentes territórios, onde influenciam e são influenciados pelo meio ambiente. Esses conhecimentos e relação com a terra, tornam o território quilombola espaço de vida e memória. Remanescentes de um passado escravagista, as comunidades quilombolas, hoje, são protegidas por leis. Em Alagoas, entre as populações que ganharam visibilidade por sua luta pela posse da terra, está a Quilombo da Tabacaria, localizada em Palmeira dos Índios, a primeira a ser titulada no estado. No processo de luta, apesar dos reveses, a Tabacaria manteve viva o legado de seus antepassados, tendo no reisado, uma de suas maiores expressões culturais. O reisado é um folguedo popular, dançado e cantado no período natalino. A presente pesquisa, foi realizada entre 2023 e 2024, com foco no grupo de folguedo local. Com essa pesquisa buscamos uma percepção de como os folguedos presentes na Comunidade Quilombola Tabacaria contribuem para o impacto sócio, econômico e ambiental no fazer artístico da comunidade. O estudo, teve aporte metodológico na abordagem qualitativa do tipo descritiva junto a moradores da comunidade, envolvidos na realização do reisado, onde foram recrutados para participarem da pesquisa. Como instrumento para o levantamento e análise dos dados, utilizamos questionário semiestruturado, divididos em três partes, social/econômica, ambiental e cultural. Esta pesquisa gerou três produtos, um documentário fílmico, criação da rede social no Instagram do Reisado Quilombola Tabacaria e um artigo científico. Apresentamos resultados parciais desta pesquisa por meio de resumos, em forma de banners, apresentação de trabalho oral em workshop, em eventos científicos local. Nossa percepção é que no fazer artístico, o Reisado Quilombo Tabacaria impacta sua comunidade e ambiente, bem como é impactado por estes, pois estão organicamente integrados a sua localidade.