TCC Gestão Ambiental
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Navegando TCC Gestão Ambiental por Área do Conhecimento "CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS"
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Item Gestão ambiental em usinas sucroalcooleiras : certificações e suas repercussões na sustentabilidade(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-06-14) Santos, Eleandro Dos; Santos, Geraldo Luiz Valle dos; http://lattes.cnpq.br/5316292387419022; Lucena, Rodrigo de Melo; http://lattes.cnpq.br/6095168056343998; Bastos, Adelmo Lima; http://lattes.cnpq.br/6125212623471598A indústria sucroalcooleira no Brasil ultimamente tem se apresentado forte no mercado, isso porque ela passou a possuir uma grande importância para o crescimento da economia do país, por gerar inúmeras oportunidades de empregos diretamente e indiretamente nas regiões, proporcionando, desta forma, mais renda. Grande parte das regiões no Brasil são, em sua maioria, de produção de cana-de-açúcar, e que a partir dela há também outros tipos de produtos gerados, como por exemplo a energia, etanol e biogás. Mas diante de toda essa produção que é possível através do uso dos recursos naturais, a sociedade observou a necessidade da redução de impactos sobre o meio ambiente, já que a cana-de-açúcar é uma grande fonte de produção, e com isso as indústrias foram obrigadas a se preocuparem com essas questões que envolvam, em sua produção, a sustentabilidade, de forma que não haja agressão ao meio ambiente. A partir disso as empresas do ramo sucroalcooleiro se dispuseram a buscar uma nova forma de produção, e as certificações vêm justamente para contribuir nesse processo, orientando e conduzindo para seguirem toda uma série de novos padrões respeitando normas, leis e diretrizes no que concerne ao meio ambiente, elevando assim uma preservação ambiental e um desenvolvimento sustentável. Com isso, o objetivo dessa pesquisa foi realizar uma análise das repercussões causadas pela a adoção das certificações ambientais, comparando às certificações ambientais no setor sucroalcooleiro, restringindo apenas às certificações Bonsucro e ISO 14001, levando em conta duas usinas do estado de Alagoas. Como metodologia empregada foi realizado um levantamento bibliográfico, com a aplicação de questionários para verificar a percepção de gestores/profissionais responsáveis pela gestão ambiental das usinas de cana-de- açúcar e álcool. Foram selecionadas duas usinas para o estudo, sendo uma certificada e outra não certificadas. Concluiu-se que, a partir da análise do questionário, as principais repercussões são: cumprimento das legislações aplicáveis e regulatórias, controle e redução de impactos ambientais, produção eficiente, maior relacionamento com partes interessadas, melhorias da imagem e reputação e acesso a novos mercados e negócios.Item Gestão pública ambiental: uma análise dos avanços e desafios da fiscalização ambiental no município de Maceió - AL(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-05-30) Cavalcante, Natalia Rafaele dos Santos; Macêdo, Dartagnan Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/2025788330054193; Lucena, Rodrigo de Melo; http://lattes.cnpq.br/6095168056343998; Santos, Geraldo Luiz Valle dos; http://lattes.cnpq.br/5316292387419022A fiscalização ambiental é um instrumento de garantia da proteção ambiental e dos direitos básicos previstos ao cidadão, conforme artigo 225 da Constituição Federal de 1988, onde todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado. Diante do atual contexto relacionado à degradação ambiental, a gestão ambiental tem se tornado cada vez mais emergente, sendo a mesma responsável pela administração de atividades econômicas e sociais de forma a utilizar de maneira racional os recursos naturais, que está relacionada às atividades e intervenções antrópicas. Nesse contexto, este trabalho teve por objetivo descrever o fluxo das principais ações da fiscalização ambiental, como o trâmite administrativo, competências relacionadas ao setor, quantitativo de notificação, auto de infração e denúncias desenvolvidas pela fiscalização da gestão pública ambiental do município de Maceió, apontando alguns impactos socioambientais relacionados. Para tanto, realizou-se uma pesquisa com abordagem qualitativa, por meio de um estudo de caso na Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (SEMURB), que é o órgão responsável pela fiscalização ambiental de Maceió. O órgão fiscalizador do município deixa lacunas, evidenciando-se a necessidade de uma gestão ambiental pública mais eficiente, participativa e com o cumprimento adequado da legislação e do uso de métodos de planejamento estratégico. Dessa forma, é essencial o uso de ferramentas que contribuam para tomada de decisões mais assertivas em relação aos entraves encontrados, efetivando o poder do órgão ambiental. Dentro deste panorama, faz- se necessária a adoção de novas práticas que impactem em uma mudança significativa na qualidade da gestão ambiental, especialmente no processo de fiscalização, considerando a importância de se ter uma ferramenta de melhoria contínua que permita os melhores resultados na Gestão Pública Ambiental.Item Marketing ambiental: uma pesquisa bibliográfica(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-12-14) Dantas, Ayla Aguiar; Macêdo, Dartagnan Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/2025788330054193; Gama, José Aparecido da Silva; http://lattes.cnpq.br/7413041757828843; Santos, Jullyana Souza; http://lattes.cnpq.br/3580387526192337O marketing ambiental concentra-se em promover produtos e serviços, destacando suas características sustentáveis e impacto ambiental positivo. Por meio de estratégias de comunicação, busca atrair consumidores preocupados com a ecologia, fortalecendo a imagem de responsabilidade ambiental da empresa. A autenticidade das práticas sustentáveis adotadas é crucial para a eficácia do marketing ambiental, impactando a percepção do consumidor e influenciando decisões de compra favoráveis à sustentabilidade. Este trabalho explora a importância do marketing ambiental em empresas contemporâneas, apresentando casos de sucesso de organizações brasileiras na implementação do marketing ecológico. Além disso, destaca marcas no Brasil que adotam esse tipo de marketing, ressaltando os aspectos positivos para as empresas. A pesquisa bibliográfica utilizada neste estudo analisa estratégias de comunicação que enfatizam as práticas sustentáveis das empresas, explorando a interligação entre consumo consciente, responsabilidade social e a percepção do consumidor. A literatura ressalta a necessidade de ações ambientais autênticas para construir uma imagem positiva e atrair consumidores comprometidos com valores sustentáveis.Item Mutum de Alagoas e seu potencial turístico(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-12-06) Melo, Alynne Diana Lessa de; Romero, Renato de Mei; http://lattes.cnpq.br/9857771457585862; Barros, Elaine Cristina Pereira; http://lattes.cnpq.br/9152249334248589; Santos, Maria do Socorro Ferreira dos; http://lattes.cnpq.br/1039898435623128O crescimento desordenado das grandes cidades, somado a falta de controle da natalidade, associados ao desenvolvimento tecnológico e econômico, tem aumentado indiscriminadamente o consumo de recursos naturais, tais fatores, despertaram a necessidade de abordar a temática ambiental de forma mais intensa, uma vez que, a falta de consciência ambiental e a exploração dos recursos naturais, comprometem a existência das espécies, principalmente daquelas que se encontram ameaçadas de extinção. A presente pesquisa tem como objetivo principal descrever o potencial turístico do Centro de Educação Ambiental Pedro Nardelli na preservação da ave endêmica Pauxi mitu, conhecida popularmente como Mutum-de-Alagoas, além de descrever de forma específica, o potencial turístico da ave Pauxi mitu e os motivos que tornam o Centro de Educação Ambiental Pedro Nardelli uma estratégia de conservação. A pesquisa foi realizada no período entre os meses de junho e outubro de 2023, os trabalhos utilizados foram buscados e selecionados nas seguintes bases de dados: Scientific Electronic Library Online (SCIELO), Google Acadêmico, Periódico Capes, Biblioteca Digital de Teses e Dissertações. No total foram encontrados 58 trabalhos que possuíam relação com as propostas da pesquisa, sendo 44 destes utilizados para integrar a pesquisa. Diante das pesquisas realizadas, conclui-se que o Centro de Educação Ambiental Pedro Nardelli possui um alto potencial turístico, em especial pelo trabalho dedicado em prol da preservação e reintrodução do Mutum-de- Alagoas ao seu habitat natural, garantindo a preservação da espécie e de outras espécies da região, promovendo a conscientização ambiental, no que se refere a preservação da Mata Atlântica, principal ecossistema do Mutum-de-Alagoas, além de elevar o turismo na região.