Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
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Navegando Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização por Área do Conhecimento "CIENCIAS EXATAS E DA TERRA"
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Item Compostagem artesanal: um relato de experiência pedagógica para a educação ambiental(2024-03-28) Santana, Rosane dos Santos de; Silva, Amanda Lys dos Santos; http://lattes.cnpq.br/4188154960985978; Pereira, Danielle dos Santos Tavares; http://lattes.cnpq.br/9518476590236582; Lima Filho, Adalberon Moreira de; http://lattes.cnpq.br/5204293561529304; Nicácio, Saulo Verçosa; http://lattes.cnpq.br/3794004314434608A compostagem artesanal surge como uma prática essencial na promoção da educação ambiental no ensino fundamental. Este estudo explora os benefícios dessa técnica sustentável, destacando uma experiência enriquecedora voltada para cultivar a consciência ambiental em alunos do 7o ano do ensino fundamental em uma escola pública no Distrito de Luziápolis, Campo Alegre, Alagoas. O objetivo deste trabalho é promover a compostagem artesanal como ferramenta pedagógica e avaliar, por meio de uma atividade gamificada, a compreensão de conceitos relacionados à educação ambiental. A pesquisa incluiu aulas expositivas sobre resíduos sólidos, compostagem e sustentabilidade, montagem e acompanhamento da composteira artesanal, seguidas por uma roda de conversa para apresentação dos resultados e a aplicação de um quiz no Kahoot com cinco perguntas sobre os temas abordados durante o projeto. Após a implementação das práticas pedagógicas, constatou-se que 75% dos estudantes conseguiram conceituar corretamente o processo de compostagem, 70% compreenderam o significado de resíduos sólidos, 86% acertaram a definição de reciclagem, 37% entenderam o conceito de reutilização e 75% reconheceram o princípio da sustentabilidade. Essa experiência ressalta a importância de vivências como a proposta neste estudo para a compreensão do conhecimento e o desenvolvimento de competências que preparam os alunos para agir de forma consciente, crítica e participativa na promoção da sustentabilidade e na construção de um mundo mais justo e equilibrado.Item Contribuições do Kahoot para o ensino-aprendizagem: uma análise das possibilidades(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2024-02-05) Silva, José Balbino dos Santos da; Andrade, Victor Hugo Oliveira de; http://lattes.cnpq.br/4718983315200733; Santos, Allan Gomes dos; http://lattes.cnpq.br/8695305865567407; Souza, Carlos Alexsandro de Carvalho; http://lattes.cnpq.br/9543720469592160; Santos, Herbert Nunes de Almeida; http://lattes.cnpq.br/4602159770025420O século XXI foi marcado pelas mudanças socioculturais influenciadas principalmente pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), as quais estão cada vez mais presentes em quase todas as camadas da sociedade, portanto, a escola precisa se modificar para receber e integrar os novos alunos, os quais já nasceram imersos no mundo e na linguagem proporcionada pelas novas tecnologias. Com o surgimento da tecnologia digital, diferentes tipos de recursos educacionais podem ser usados para enriquecer o conteúdo do ensino em sala de aula e auxiliar o professor para tornar suas aulas menos cansativas. O Kahoot! é um desses recursos que pode ser utilizado como uma estratégia de ensino para promover a compreensão e assimilação do conteúdo da sala de aula, seja presencial ou online. Diante desse cenário, é fundamental aprofundar a compreensão das contribuições do Kahoot para o ensino-aprendizagem, a fim de fornecer subsídios para a adoção e o uso efetivo dessa ferramenta pelos educadores. Nesse contexto, este artigo tem como objetivo analisar os estudos mais recentes e relevantes sobre o tema, visando identificar as possibilidades e as limitações do uso do Kahoot no contexto educacional. Para alcançar o objetivo proposto, foi realizado um levantamento bibliográfico por meio de uma busca em bases de dados como Periódicos Capes e Google Acadêmico, empregando os termos, "Kahoot", "gamificação", "ensino-aprendizagem". Os resultados encontrados nesta pesquisa mostram que apesar de o Kahoot apresentar algumas limitações, a ferramenta se mostrou um ambiente gamificado, inovador, atrativo e desafiador, que pode potencializar o ensino-aprendizagem, e contribui para a motivação, concentração engajamento dos alunos, e ainda pode ser usado em qualquer disciplina e nível educacional.Item Criação e aplicação de jogos no ensino da álgebra(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-12-20) Souza, Joice dos Reis; Silva, Gelsivanio Souza da; http://lattes.cnpq.br/7969278773981649; Brito, Fernando Valério Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/8744081127449326; Nascimento, Arlyson Alves do; http://lattes.cnpq.br/9395417554768580Este estudo quantitativo e descritivo investigou o impacto da criação e aplicação de jogos matemáticos, desenvolvidos por alunos do 9o ano, na compreensão e no desempenho nos tópicos: frações, equações fracionárias, equações do 1o e 2o grau. Realizado em uma escola pública de Maceió, a pesquisa envolveu questionários pré e pós-implementação dos jogos, além da realização de uma Feira dos Jogos Matemáticos. Os resultados revelaram melhorias no entendimento e na resolução de problemas matemáticos após a intervenção, indicando um aumento de 156,1% na média das notas dos alunos. A abordagem lúdica e criativa na aprendizagem demonstrou-se eficaz, promovendo não só o domínio dos conceitos, mas também habilidades como trabalho em equipe, resolução de problemas e criatividade, sugerindo o potencial dos jogos educativos como estratégia promissora no ensino da matemática.Item O ensino de frações por meio de jogos: uma revisão sistemática da literatura(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2024-01-29) Araujo, Lívia Danielle da Silva; Silva, Ewerton Roosewelt Bernardo da; http://lattes.cnpq.br/8543155357044958; Castro, Diogo Meurer de Souza; http://lattes.cnpq.br/6863749871487154; Santos, Vívia Dayana Gomes dos; http://lattes.cnpq.br/2740547167333947Sabe-se que números racionais são a base de diversos conteúdos matemáticos e a compreensão desses números, em sua forma fracionária, é essencial para o desenvolvimento matemático dos alunos em diversos níveis de ensino. Enquanto os jogos apresentam-se como alternativa no ensino de matemática, os baixos índices apresentados no último IDEB de 2021 em relação ao conhecimento matemático, mais especificamente sobre frações, foi o ponto de partida para o desenvolvimento desse estudo. Como metodologia, essa pesquisa teve como foco os trabalhos desenvolvidos em âmbito nacional, assim foi utilizada como fonte de pesquisas o catálogo de teses e dissertações da CAPES, no qual foi feita uma revisão sistemática da literatura, tendo sido adotado o protocolo de acordo com Kitchenham (2004), tudo isso com o intuito de verificar se e quais jogos matemáticos estão sendo inseridos no processo de ensino e aprendizagem de frações e os resultados obtidos. De acordo com as obras analisadas, o ensino de frações por meio de jogos concretos ou digitais apresentam resultados satisfatórios. Assim, concluiu-se que tal metodologia deve ser considerada na ação docente.Item Explorando a análise combinatória com o sageMath: uma abordagem ativa de aprendizado em matemática(2024-03-25) Santos, Genilton Ferreira dos; Nascimento, Arlyson Alves do; http://lattes.cnpq.br/9395417554768580; Lima, Leon Cavalcante; http://lattes.cnpq.br/7616688310117461; Lopes, Rafael do Sacramento; http://lattes.cnpq.br/2775224211896509O estudo aborda a utilização do SageMath como uma ferramenta para promover uma abordagem ativa de aprendizado na análise combinatória no contexto escolar.Item Um relato de experiência com o Clube de Astronomia Isaac Newton(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2024-02-15) Silva, Cassio Fagundes da; Claudino, Elder de Souza; http://lattes.cnpq.br/4002114603054127; Silva Júnior, Manoel Pereira da; http://lattes.cnpq.br/7261766909005536; Silva, Rodrigo Oliveira Ferreira da; http://lattes.cnpq.br/9079269033055248A curiosidade e o fascínio pelos conhecimentos astronômicos são desde a Pré- história, evidências disso, são as pinturas rupestres de constelações encontradas em cavernas, outro forte indício de que se tinha interesse pela astronomia é o monumento megalítico “Stonehenge” localizado no sul da Inglaterra usado para permitir observações dos solstícios de verão e inverno. No Brasil o ensino de astronomia foi trazido pelos jesuítas em 1534, mas não era um ensino baseado em experimentação, só a partir do século XVI com auxílio do telescópio, começou a busca da explicação da relação dos fenômenos astronômicos com a dinâmica da vida, da terra e do cosmo. Nos dias atuais o ensino de astronomia está presente nos livros de ciências da natureza para alunos do ensino básico, mas o grande desafio para os professores de ciências é como ensinar essa ciência para os estudantes na sala de aula. Assim, o objetivo desse artigo é mostrar que o “Clube de Astronomia” pode ser usado pelos professores como uma grande ferramenta de ensino astronômico, repleta de metodologias ativas que tem como principais objetivos: desenvolver e despertar o senso crítico e cientifico dos estudantes; despertar o protagonismo juvenil; disseminar o ensino de astronomia e astronáutica entre a sociedade; desenvolver as habilidades necessárias para compreensão da vida e do cosmo.Item Relato de experiência: Horta escolar como metodologia ativa para Educação Ambiental(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2024-02-06) Andrade, Cassiana Janile; Mota, Maria Danielle Araújo; http://lattes.cnpq.br/9647457248949178; Santana, Ana Júlia Soares; http://lattes.cnpq.br/9388380353261180; Silva, Amanda Lys dos Santos; http://lattes.cnpq.br/4188154960985978O presente estudo salienta a horta escolar como uma metodologia ativa para Educação Ambiental (EA) em uma Escola de Ensino em Tempo Integral, visando demonstrar a prática e sua importância sobre as temáticas ambientais. Tendo como objetivo destacar as contribuições e desafios da horta escolar como metodologia ativa nos processos de ensino e aprendizagem acerca da EA, visando destacar a importância da horta como metodologia ativa no ensino desta temática. A metodologia empregada neste relato de experiência envolveu uma abordagem descritivo-exploratória de natureza qualitativa. Explora a importância das práticas para o ensino da educação ambiental, enfatizando a necessidade de estratégias que engajem os alunos nesses temas cruciais para o contexto global. A construção da horta foi uma experiência colaborativa, em que os estudantes não apenas aprenderam sobre cultivo, solo e cuidado com o ambiente, mas também desenvolveram liderança e trabalho em equipe. A reutilização de garrafas PET como material para a horta evidenciou a importância da sustentabilidade e da redução de resíduos. Além disso, o projeto incentivou a interação entre os estudantes, promovendo a troca de informações construtivas. Os resultados indicaram que a prática de Educação Ambiental, quando incorporada ao currículo escolar, pode estimular a consciência ambiental nos discentes, inspirando-os a adotar atitudes sustentáveis. A experiência teve impacto positivo, evidenciando a relevância de abordar metodologias ativas e acessíveis para discutir e aprender sobre questões ambientais em todos os níveis educacionais. Contudo, o presente estudo teve seus desafios e limitações, que foi o tempo para a construção da horta e horário adequado para execução. Tais desafios não impediram o bom andamento e desenvolvimento do projeto. Assim sendo, o objetivo pretendido foi alcançado, porém ressalta-se a importância de mais estudos que envolvam as temáticas ambientais abordadas de forma prática e acessível aos estudantes em todos os níveis educacionais.Item Sequência didática para o ensino da queda dos corpos com auxílio da plataforma de simulação VPYTHON(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2024-01-31) Silva, Pedro Henrique Ferreira da; Costa, Alex Emanuel Barros; http://lattes.cnpq.br/2231272728491909; Silva Junior, Cícero Julião da; http://lattes.cnpq.br/6493829167422238; Matsumoto, Edson MonteiroEste trabalho apresenta uma proposta de sequência didática integrada a um produto educacional, visando aprimorar o entendimento dos alunos acerca dos conceitos relacionados à queda dos corpos. Pautamos nossa discussão em torno da aprendizagem desse fenômeno, abrangendo seu desenvolvimento histórico, formalismo físico-matemático e destacando a relevância da inserção da tecnologia no ensino de Física, especialmente no uso de simulações como recurso pedagógico. Ademais, elaboramos uma sequência didática integrada a um produto educacional, desenvolvido na plataforma VPhyton, junto a um roteiro de prática experimental. Utilizamos na abordagem metodológica a pesquisa aplicada. A combinação do produto educacional com a sequência didática oferece um suporte significativo tanto para os docentes quanto para os discentes da educação básica, no que diz respeito ao ensino da queda dos corpos, bem como é uma poderosa ferramenta para desafiar e corrigir concepções do senso comum sobre esse tema.Item Temáticas do ensino de biologia relacionadas a alfabetização científica(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-10-19) Freitas, Heloisa de Almeida; Lima Filho, Adalberon Moreira de; http://lattes.cnpq.br/5204293561529304; Vilaça, Fabiana Aparecida; http://lattes.cnpq.br/0666609059760660; Pereira, Danielle dos Santos Tavares; http://lattes.cnpq.br/9518476590236582A Alfabetização Científica (AC) está constantemente presente nos estudos da área de Educação em Ciências vinculada a objetivos voltados para as ações educacionais em que se pretende formar estudantes que compreendam os elementos do conhecimento científico e seu uso para análise e tomada de decisões. O objetivo deste estudo foi mapear os trabalhos publicados (dissertações e teses) entre 2012-2022 sobre temáticas do ensino da Biologia relacionadas a Alfabetização Científica. Foi realizado um mapeamento por estudos (dissertações e teses) que fizeram uso de alfabetização científica no ensino da biologia publicados entre 2012-2022. Para isso, utilizou-se a base de dados BDTD. Após a aplicação dos critérios de critérios de inclusão e exclusão, previamente estabelecidos, foram analisadas 68 pesquisas (dissertações e teses), com 25% publicadas no ano de 2020. Quanto ao “enfoque das pesquisas" foram indicados que genética (13%) e ecologia (13%) foram os assuntos mais abordados nos estudos. Dentre as categorias avaliadas, têm-se “estratégias de ensino”, nos quais foi mais utilizada a ferramenta da experimentação em sala de aula e/ou laboratório (13,7%). Portanto, esse mapeamento permitiu a avaliação da qualidade e a confiabilidade das fontes de informação disponíveis, como também, evidências que revelaram lacunas a serem preenchidas por pesquisas futuras.