TCC Docência na Educação Profissional
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando TCC Docência na Educação Profissional por Área do Conhecimento "CNPQ::CIENCIAS HUMANAS"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Educação financeira: utilização do excel como ferramenta de controle financeiro na educação profissional e tecnológica(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-09-20) Silva, Renilson Carlos da; Almeida, Ricardo Santos de; http://lattes.cnpq.br/5955679764505968; Gama, José Aparecido da Silva; http://lattes.cnpq.br/7413041757828843; Souza, Jairo José de; http://lattes.cnpq.br/2483360833627564A Educação Financeira não se resume apenas a distribuir informações, mas sim desenvolver habilidades e competências para lidar com as finanças. Proporciona melhores decisões financeiras, resultando em bem-estar e qualidade de vida. Pode ser promovida em ambientes escolares e extraescolares, através de palestras, cursos e programas de extensão. Tem se tornado um tema central em vários países, contribuindo para políticas públicas e programas de disseminação da cultura financeira. A falta de conhecimento financeiro tem levado a problemas como empréstimos sem planejamento, descontrole no uso de cartões de crédito e falta de controle financeiro. O controle financeiro desempenha um papel fundamental na vida das pessoas, permitindo uma gestão adequada das finanças pessoais e profissionais. Nesse sentido, este estudo quali-quantitativo realizado em 2023 contribui e evidencia a facilitação e otimização desse processo, pelo uso do Microsoft Excel, oferecendo inúmeras vantagens, permitindo uma gestão eficiente e precisa das finanças pessoais e profissionais. Logo, problematizam-se os principais benefícios do Excel para o controle financeiro, ressaltando sua versatilidade e recursos avançados.Item A educação profissional integrada e o papel da sociologia na visão dos estudantes do Ifal - Batalha(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2018-11-03) Farias, Tarcísio Fagner Aleixo; Castilho, Fábio Francisco de Almeida; http://lattes.cnpq.br/1280124410024317; Santos, Eduardo Lima; Souza, Carlos Alexsandro de Carvalho; http://lattes.cnpq.br/9543720469592160O presente artigo é resultado de uma pesquisa-ação realizada junto aos estudantes do 4° ano do IFAL campus Batalha, tem o objetivo de discutir o ensino profissionalizante no Brasil no contexto do ensino médio integrado oferecido pelo instituto federal de Alagoas, campus Batalha, a partir de uma experiência local do ensino de sociologia. Pode-se perceber que, no geral os estudantes entendem a educação profissional como algo voltado para o mercado de trabalho e ressaltam o alto nível do ensino do IFAL, graças à presença das matérias técnicas e da qualidade de seus profissional. Por fim o artigo reflete sobre mudanças necessárias para superar a dualidade entre a formação científica em geral e o ensino profissionalizante e do ensino de sociologia.Item A importância da Educação Ambiental no Curso de Técnico em Meio Ambiente em Marechal Deodoro - AL(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-09-30) Pereira, Emyr Vinícius Santos; Silva, Samuel; http://lattes.cnpq.br/6455568737417686; Santos, Fabiano Santana dos; http://lattes.cnpq.br/5374548470795394; Costa, Cicero Teixeira Silva; http://lattes.cnpq.br/7675787226293771Este trabalho apresenta uma proposta de intervenção pedagógica sobre a importância da educação ambiental no Curso Técnico em Meio Ambiente no município de Marechal Deodoro-AL, desenvolvido no curso de especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica – DocentEPT, do Instituto Federal de Alagoas. Ao longo dos anos, os efeitos das ações antrópicas despertaram uma preocupação sobre a problemática ambiental, e a forma como o homem interfere sobre a natureza. A temática da educação ambiental ganhou força e apoio dos governos, gerando uma preocupação em como usufruir os recursos naturais de forma consciente e saudável. Assim, o presente estudo teve por objetivo propor melhorias na instrução da disciplina de Educação Ambiental, bem como apresentar algumas dificuldades enfrentadas pelo docente que a leciona. A proposta de intervenção pedagógica será executada através de uma aula de campo com a turma, culminando na criação de mural digital no formato de folder, a fim de propor soluções para os impactos ambientais observados pelos alunos. A metodologia aplicada neste trabalho consistiu em uma pesquisa bibliográfica sobre a temática em estudo, e a elaboração e aplicação de um questionário, on line, com o docente que ministra a disciplina de Educação Ambiental. Quanto aos resultados, espera-se elevar o desempenho das aulas, e provar a capacidade que os alunos obtiveram em relacionar o que eles aprenderam teoricamente com a prática, e por fim acrescentar conhecimento para os futuros técnicos em Meio Ambiente, para que sejam protagonistas em solucionar os problemas, no âmbito ambiental e profissional.Item Intervenção pedagógica: apresentando o curso técnico em secretário escolar(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-09-02) Albuquerque Junior, Francisco Carlos de; Gama, José Aparecido da Silva; http://lattes.cnpq.br/7413041757828843; Gama, José Aparecido da Silva; http://lattes.cnpq.br/7413041757828843; Ataide, Walker Araújo; http://lattes.cnpq.br/6633919671327276; Santos, José Roberto Nunes dos; http://lattes.cnpq.br/2776939893721016No Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT), têm relacionados vários cursos nas mais diversas áreas de atuação, entre eles o Curso Técnico em Secretaria Escolar, no qual sua procura vem crescendo, pelos mais diversos públicos, estudantes que ainda estão finalizando o Ensino Médio, cursando graduação e pós-graduação, trabalhados em escolas públicas e privadas, profissionais liberais, trabalhadores em geral, como também, pessoas que faz algum tempo que deixou de estudar, o qual procura se qualificar para entrar no mundo do trabalho. Em de 2022, a Secretaria de Educação do Estado de Alagoas (SEDUC/AL) lançou um processo seletivo contendo vagas em verias cursos, entre eles o curso Técnico em Secretaria Escolar, onde foram selecionados 250 (duzentos e cinquenta) educandos. Por conta dessa grande procura pelo curso foi elaborado uma proposta de intervenção pedagógica, que tem como objetivo apresentar o curso técnico de secretaria escolar aos estudantes desse curso para esclarecer os principais pontos da atuação profissional. Na presente proposta de intervenção pedagógica é apresentado a descrição detalhada para o cumprimento do seu objetivo.Item A modelagem 3D no Ensino Médio Técnico do Campus Coruripe do Instituto Federal de Alagoas(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2021-12-20) Péres, Ana Paula Flores; Conceição, Sheilla Silva da; http://lattes.cnpq.br/1311174126450930; Gama, José Aparecido da Silva; : http://lattes.cnpq.br/7413041757828843; Almeida, Diôgo Barbosa de; http://lattes.cnpq.br/4812351752021535As tecnologias digitais estão proporcionando aos alunos infinitas possibilidades de inclusão social, estimulando assim o processo de aprendizagem. Tem por objetivo contribuir para o processo de formação profissional junto aos estudantes do Curso Técnico em Edificações do Campus Coruripe, do Instituto Federal de Alagoas (IFAL); mediante efetivação de projeto de Arquitetura/Engenharia, através da pesquisa-ação, do tipo participante-intervenção, com base em Thiollent (2011). A abordagem da oficina possibilitou uma experiência em que os alunos tiveram a oportunidade de elaborar um projeto residencial de baixa complexidade, assimilando e comprovando conhecimentos necessários para tal e colaborando assim, na sua formação e futura inserção no mercado de trabalho.