TCC Docência na Educação Profissional
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando TCC Docência na Educação Profissional por Área do Conhecimento "CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item O estágio em saúde como facilitador do aprendizado das técnicas de comunicação terapêutica(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-10-21) Costa, Camila Santos; Bezerra, Fábio Marques; http://lattes.cnpq.br/0554084996494650; Santos, Taisa Kawanny Ferreira; Gama, José Aparecido da Silva; http://lattes.cnpq.br/7413041757828843A aplicação da comunicação terapêutica na assistência de enfermagem desempenha um papel essencial na prestação de cuidados de saúde de qualidade aos pacientes, especialmente na área psiquiátrica. Objetivo: dado que o primeiro contato entre o profissional e o paciente ocorre muitas vezes por meio de estágios supervisionados durante o curso profissionalizante, o objetivo central deste trabalho é criar uma proposta de intervenção pedagógica no contexto de saúde mental em um ambiente de saúde/hospitalar para retratar o estágio em saúde como facilitador do aprendizado das técnicas de comunicação terapêutica em um curso técnico de enfermagem. Método: a proposta envolve a implementação de um material educacional fundamentado nos estudos de Maguida Stefanelli sobre comunicação terapêutica, que será utilizado em um local de estágio afiliado à instituição educacional responsável pelo curso técnico de enfermagem, em uma abordagem será tanto teórica quanto prática, permitindo que os alunos não apenas realizem procedimentos de saúde relevantes, mas também tenham espaço para discutir o assunto de maneira reservada com o docente e demais membros do estágio. Resultados esperados: através dessa proposta de intervenção pedagógica durante um estágio curricular em saúde, espera-se que os alunos alcancem uma correlação do conhecimento teórico-prático sobre a temática, desenvolvendo habilidades técnicas complementares aos conhecimentos científicos adquiridos em sala de aula, contribuindo assim para a sua atuação profissional com maior segurança e identificação e um desempenho mais eficiente no campo da enfermagem e em sociedade.