TCC Docência na Educação Profissional
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando TCC Docência na Educação Profissional por Área do Conhecimento "CIENCIAS DA SAUDE"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item O mural didático como possibilidade de compartilhar saberes acerca da disciplina de saúde coletiva em um Curso Técnico em Enfermagem(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-11-04) Silva, Arianne Katiely Pereira da; Bezerra, Fábio Marques; http://lattes.cnpq.br/0554084996494650; Montes, Valeria Alves; http://lattes.cnpq.br/5919342770529560; Figueiredo, Eduardo Lourenço; http://lattes.cnpq.br/7759572730478353O seguinte artigo pretende abordar uma proposta de intervenção pensada para a disciplina de Saúde Coletiva, ofertada em um curso Técnico em Enfermagem. A ideia é demonstrar de que maneira a ferramenta “Mural Didático” pode ter valor expressivo para o processo de ensino-aprendizagem. Inicialmente, há informações sobre o conceito de trabalho, sua dimensão humana, Saúde Coletiva e a função do Técnico em Enfermagem. Em determinada parte do texto, também são trazidos pontos relacionados à construção de murais didáticos e a metodologia que será aplicada, destinada a uma atividade coletiva de produção. Logo depois, estão presentes as considerações finais. A principal intenção é propiciar o conhecimento acerca dos elementos humanos ligados tanto ao trabalho, quanto à saúde, promovendo o seu compartilhamento através de murais confeccionados em equipe, enfatizando assim, uma troca mútua entre os estudantes do curso.Item Oficinas de Parto Humanizado no curso técnico em Enfermagem - o ensino de métodos não farmacológicos para o alívio da dor durante o trabalho de parto na educação técnica e profissional(2022-10-23) Silva, Adrielle Sonara Gomes; Bezerra, Fábio Marques; http://lattes.cnpq.br/0554084996494650; Santos, Taysa Kawannny Ferreira; Mendonça, Henrique Pereira Freitas de; http://lattes.cnpq.br/4118744084862876Este artigo discorre sobre a humanização do parto e a importância do conhecimento do profissional de enfermagem nessa temática, enfatizando as estratégias de ensino que articulam teoria e a prática para um melhor ensino-aprendizagem. Assim, o presente estudo tem como objetivo a utilização das oficinas como atividade pedagógica com a temática central de Parto humanizado e métodos não farmacológicos de alivio da dor durante o trabalho de parto. A metodologia utilizada foi um relato de experência de uma intervenção pedagógica realizada em uma turma que cursava a disciplina de Saúde da Mulher, da Criança e Adolescente de um Curso Técnico em Enfermagem, através de Oficinas Pedagógicas. Foi possível observar uma aprendizagem enriquecedora para a formação dos alunos por meio de um aprendizado prático, obtendo conhecimentos sobre os métodos não farmacológicos para alívio da dor e parto humanizado, como também foi notório a importância da participação ativa durante esse período.