TCC Física
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando TCC Física por Autor "Costa, Alex Emanuel Barros"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Aplicações da Física no estudo de astronomia utilizando o jogo digital "As aventuras do Cachonauta".(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-06-16) Silva, Ana Luiza Pimentel da; Campêlo, Siquele Roseane de Carvalho; http://lattes.cnpq.br/1730383946648149; Costa, Alex Emanuel Barros; http://lattes.cnpq.br/2231272728491909; Oliveira, Marcos Henrique Abreu de; http://lattes.cnpq.br/7597524437699021; Pereira, Fabrícia de Almeida Cortez; http://lattes.cnpq.br/8734194200913133O presente TCC apresenta o desenvolvimento de um jogo digital que aborda os conceitos básicos de Astronomia, nomeado de “As aventuras do Cachonauta”. O objetivo geral desta pesquisa é analisar como a gamificação aplicada ao jogo digital que aborda conceitos de Astronomia, pode contribuir para o ensino aprendizagem de estudantes do 6º ano do EF (Ensino Fundamental). Como objetivos específicos temos a elaboração de um jogo construído na plataforma Scratch para abordar conceitos básicos de Astronomia de forma lúdica e interativa, a proposição de um planejamento de aula gamificada sobre conceitos básicos de Astronomia para estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental utilizando o produto educacional elaborado como principal recurso didático, e por fim, analisar a adequação do jogo, observando as suas possibilidades para a compreensão de conteúdos: a observação do céu, instrumentos e modelos astronômicos. O jogo conta com um percurso de casas com diversos níveis e temas diferentes, como a Terra, o Sol, a Lua, os planetas do sistema solar, as estrelas e as galáxias. Cada casa possui perguntas e desafios relacionados ao tema, que devem ser resolvidos pelo jogador para que se possa avançar para a próxima casa. A metodologia trata da caracterização da pesquisa, o material de análise da pesquisa, a organização da pesquisa e a análise e discussão dos dados, mostrando-se assim, os resultados atingidos, através de toda elaboração do produto educacional, a proposição do plano de aula e as análises pedagógicas realizadas.Item Dificuldades Encontradas por Estudantes Brasileiros nas Aulas de Física do Ensino Médio: Investigação sobre Práticas Experimentais em Escolas Públicas(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-06-15) Silva, Samara Karolynne Vieira da; Oliveira, Marcos Henrique Abreu de; http://lattes.cnpq.br/7597524437699021; Costa, Alex Emanuel Barros; http://lattes.cnpq.br/2231272728491909; Matsumoto, Ederson Monteiro; http://lattes.cnpq.br/2871962608536791O presente trabalho trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica e tem como propósito ressaltar as deficiências no Ensino de Física para o nível médio, evidenciadas em algumas publicações nacionais, principalmente quanto às práticas experimentais. Desse modo, a partir das pesquisas realizadas, foi constatado haver um certo desinteresse por parte dos discentes com relação a disciplina de Física, em escolas públicas, o que é apontado por diversos autores. Alguns deles afirmam que os fatores que contribuem para essa deficiência, vão desde a formação dos professores, passando pelas dificuldades dos estudantes em entender a disciplina, e chegando até a necessidade de políticas públicas educacionais que promovam melhores condições de trabalho para os docentes. Sendo assim, tem-se uma consequência direta dos problemas levantados um evidente prejuízo no processo ensino-aprendizagem de Física, já que muitos estudantes demonstram uma falta de afinidade e motivação para com esta disciplina. Nessa perspectiva, considera-se o arcabouço conceitual da aprendizagem significativa de Ausubel, levando em consideração a importância de organizar o tempo das aulas com espaço para os discentes mostrarem conhecimentos já adquiridos sobre os conteúdos abordados em sala de aula. Entende-se que a importância da participação e da interação dos estudantes é parte de um aprendizado com qualidade, pois estimula descobertas e criatividade. Ademais, ao longo deste trabalho também foi enfatizada a importância das práticas experimentais em Física, os problemas encontrados que impossibilitam a realização das mesmas e as possíveis soluções para tais problemas