TCC Docência na Educação Profissional
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando TCC Docência na Educação Profissional por Autor "Almeida, Patrícia dos Santos"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Whiteboard: proposta de aplicação do recurso digital na gestão da sala de aula em anatomia no ensino médio-técnico em enfermagem(2024-08-24) Almeida, Patrícia dos Santos; Bezerra, Fábio Marques; http://lattes.cnpq.br/0554084996494650; Bezerra, Fábio Marques; http://lattes.cnpq.br/0554084996494650; Oliveira, Esdras Carlos de Lima; http://lattes.cnpq.br/6492625987351779; Barros, José Romero de Souza; http://lattes.cnpq.br/2249359709431884Diversas profissões das Ciências da Saúde, em diferentes níveis de formação, se apropriam da Anatomia Humana como objeto de estudo, pesquisa e trabalho. Mesmo no nível médio-técnico, as matrizes curriculares ainda são mantenedoras de componentes teórico-práticos subordinados a uma determinada duração de horaaula, na qual conteúdos densos e vastos em nomenclaturas técnico-científicas, diferenciações topográficas e classificações anatômicas devem ser explorados e relacionados a diagnósticos/condutas clínicas; o que demanda do professor metodologias de acompanhamento de classe que sejam eficientes. Dessa forma, pensou-se no fortalecimento das práticas de gestão de sala de aula a partir dos usos de um recurso tecnológico com foco no apoio pedagógico em Anatomia Humana em Cursos Técnicos de Enfermagem, sobretudo considerando o agravante de possíveis desnivelamentos de conhecimento em Ciências da Natureza pelos alunos, carreados de um ensino básico por vezes deficitário. Portanto, considera-se importante ambientar os educadores ao uso do Whiteboard (quadro-branco) como estratégia de mitigação das barreiras de compreensão e espaço-tempo interpostos ao percurso formativo em área básica no âmbito do Eixo Tecnológico Ambiente e Saúde. A presente proposição de Projeto de Intervenção para a Educação Profissional e Tecnológica (EPT), caracteriza-se como pesquisa qualitativa, do tipo Pesquisa-Ação, utilizando a técnica de Oficina Pedagógica em Grupos, executada junto a professores ministrantes da disciplina de Anatomia Humana, com atuação profissional em curso de nível médio-técnico em Enfermagem. Espera-se instrumentalizá-los através do recurso Whiteboard (quadro-branco) hospedado na plataforma Miro, como suporte à organização de classe e ensino; ouvir as percepções desses profissionais, e identificar se as condições da realidade coincidem ou não com a problemática aqui levantada; colaborar para o acervo de recursos educacionais em saúde no contexto da Educação Profissional e Tecnológica; e por fim, executar o plano de intervenção aqui proposto como instrumento próprio de sua viabilidade.