TCC Docência na Educação Profissional
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando TCC Docência na Educação Profissional por Autor ": http://lattes.cnpq.br/7413041757828843"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Educação e escola inclusiva(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-09-22) Batista, Carlos Augusto; Gama, José Aparecido da Silva; : http://lattes.cnpq.br/7413041757828843; Ataide, Walker Araújo; http://lattes.cnpq.br/6633919671327276; Santos, José Roberto Nunes dos; http://lattes.cnpq.br/2776939893721016A educação inclusiva é um tema relevante e desafidor nas discussões educacionais comtemporâneas. Este estudo trata de uma proposta de intervenção pedagógica que aborda sobre a importância da inclusão. O trabalho também destaca que a promoção da inclusão pode levar a uma sociedade mais justa, tolerante e igualitária. O objetivo geral da presente trabalho foi elaborar uma proposta de intervenção pedagógica para trabalhar educação e escola inclusiva com alunos do ensino técnico em adoministração.Conclui-se que a escola inclusiva é um caminho fundamental para proporcionar uma educação de qualidade para jovens e adultos, permitindo que todos os indivíduos tenham igualdade de oportunidades no acesso ao conhecimento e ao desenvolvimento pessoal. Nesse sentido, a proposta de intervenção pedagógica ressalta a importância de políticas públicas que apoiem e fortaleçam a educação inclusiva, bem como o papel essencial dos educandos e educadores na construção de ambientes educacionais acolhedores e inclusivos.Item A modelagem 3D no Ensino Médio Técnico do Campus Coruripe do Instituto Federal de Alagoas(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2021-12-20) Péres, Ana Paula Flores; Conceição, Sheilla Silva da; http://lattes.cnpq.br/1311174126450930; Gama, José Aparecido da Silva; : http://lattes.cnpq.br/7413041757828843; Almeida, Diôgo Barbosa de; http://lattes.cnpq.br/4812351752021535As tecnologias digitais estão proporcionando aos alunos infinitas possibilidades de inclusão social, estimulando assim o processo de aprendizagem. Tem por objetivo contribuir para o processo de formação profissional junto aos estudantes do Curso Técnico em Edificações do Campus Coruripe, do Instituto Federal de Alagoas (IFAL); mediante efetivação de projeto de Arquitetura/Engenharia, através da pesquisa-ação, do tipo participante-intervenção, com base em Thiollent (2011). A abordagem da oficina possibilitou uma experiência em que os alunos tiveram a oportunidade de elaborar um projeto residencial de baixa complexidade, assimilando e comprovando conhecimentos necessários para tal e colaborando assim, na sua formação e futura inserção no mercado de trabalho.