TCC Linguagem e Práticas Sociais
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Navegando TCC Linguagem e Práticas Sociais por Orientador "Souza, Adriana Nunes de"
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Item Conservadorismo e preconceito racial em o mulato, de Aluísio Azevedo: um olhar voltado ao ensino(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-01-24) Santos, Maria Cléia Alves dos; Souza, Adriana Nunes de; http://lattes.cnpq.br/9445221981244067Este trabalho tem como principal objetivo relatar os traços de uma sociedade conservadora e preconceituosa presentes na obra O Mulato, escrita por Aluízio Azevedo em 1881 durante o Naturalismo, período em que o Brasil ainda era um país escravista. Infelizmente, alguns alunos, acham as obras literárias propostas pelos professores na educação básica ultrapassadas, devido ao fato da sua data de publicação ser distante de sua realidade, porém, o que eles devem compreender é que a literatura serve de base para muitas questões da sociedade atual, basta olhar para ela de maneira crítica, e assim, com este trabalho pretendemos desmistificar essa visão, e pretendemos ainda, fazer uma abordagem voltada ao ensino, de forma que o aluno seja levado a compreender a raiz do preconceito, fazendo assim, uma ponte entre: história, obra e atualidade, após essa reflexão o aluno colocará em prática as discursões de forma que a leitura vista como velha e antiga, agora será viva e atuante, também na sociedade moderna. Para tanto, embasaremos este trabalho nas teorias de Bosi (2015); Cândido (1999) e nas pesquisas de Paiva (2016).Item A leitura e interdisciplinaridade no ensino de língua inglesa(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2020-06-19) Magalhaes, Antonio Carlos de; Souza, Adriana Nunes de; http://lattes.cnpq.br/9445221981244067Mesmo diante do advento das novas tecnologias da informação e comunicação, no qual proporcionou o acesso à internet e às novas formas de busca do conhecimento, por um número considerável de cidadãos, a prática da leitura ainda se destaca como de grande importância para a formação das pessoas. Diante disso, este trabalho tem como objetivo trazer algumas reflexões a cerca da leitura e interdisciplinaridade no ensino de língua inglesa, considerando as particularidades do contexto atual de ensino no Brasil. Trata-se de um levantamento bibliográfico a respeito do ensino de língua inglesa no Brasil, do ensino da leitura e interdisciplinaridade, embasados nos Parâmetros Curriculares Nacionais e em autores como Magalhães (2017) e Luquetti e Souza (2016). A pesquisa aponta que a leitura é uma ótima maneira de se trabalhar conteúdos de forma interdisciplinar. Além disso, mostrou que ainda existem grandes limitações na formação de professores, em se tratando de trabalhar a habilidade da leitura, que demandam do professor uma constante formação no sentido de acompanhar as demandas atuais de ensino no Brasil.Item Morte e vida Severina: um retrato do sertanejo nordestino(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-12-14) Santos, Thamirys Melo dos; Souza, Adriana Nunes de; http://lattes.cnpq.br/9445221981244067O presente trabalho vem apresentar uma análise da obra Morte e Vida Severina, de João Cabral de Melo Neto, por uma perspectiva social e trazer ainda um método de ensino do livro em sala de aula.Item Refletindo o racismo por meio da obra o mulato de Aluísio Azevedo(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-03-29) Barbosa, Simone Cristina Silva; Souza, Adriana Nunes de; http://lattes.cnpq.br/9445221981244067Compreendendo a Literatura como manifestação artística, possuidora de um papel socialmente e culturalmente importante, esse trabalho tem como objetivo refletir sobre o forte impacto causado pelo racismo por meio da obra literária O mulato de Aluísio Azevedo na sociedade. Em um esforço para suplantar práticas pedagógicas que contribuam para um melhor desenvolvimento da leitura em sala de aula e para uma educação linguística crítica e transformadora, a pesquisa, de base qualitativa bibliográfica envolve uma obra considerada marco do movimento literário do Naturalismo. Os estudos teóricos foram embasados, principalmente em: Azevedo (1990); Goffredo (2016); Precioso (2011); Rocha (2016). Conclui-se que é possível promover práticas de leitura no ensino-aprendizagem de literatura, desenvolvendo a partir disto uma visão crítica acerca das consequências previstas e imprevistas do racismo.