TCC Letras-Português
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Navegando TCC Letras-Português por Orientador "Lima, Alisson Hudson Veras"
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Item Em qual escola literária do Brasil se encontra a produção literária de Alcina Leite?(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-06-15) Santos, Felipe Pereira dos; Lima, Alisson Hudson Veras; http://lattes.cnpq.br/8806187550295871; Lima, Alisson Hudson Veras; http://lattes.cnpq.br/8806187550295871; Souza, Adriana Nunes de; http://lattes.cnpq.br/9445221981244067; Cavalcante, Sandra Araujo Lima; https://orcid.org/0000-0002-5438-3591; http://lattes.cnpq.br/1201376467996441O presente trabalho trata-se de uma pesquisa aplicada e de caráter descritivo-explicativo, com vistas a descrever em qual escola literária se encontra a obra Campesinas, de Alcina Leite, conforme a análise de seus poemas. O trabalho tem como objetivo central classificar a obra poética de Alcina Leite, em uma escola literária nacional, a saber: o romantismo, parnasianismo ou simbolismo. Para cumprirmos nosso objetivo, a pesquisa foi desenvolvida por meio do método hipotético-dedutivo que, por natureza, é um método que prevê o uso de referencial bibliográfico, podemos afirmar que nossa investigação dar-se-á por meio do método monográfico, especificamente como uma pesquisa bibliográfica. Logo, o corpus da pesquisa foi analisado considerando a temática, as características e o contexto histórico no qual a poeta produziu seus poemas. Assim sendo, utilizamos como base teórica (i) Os conceitos de metrificação e rimas em versos seguido da teoria de metrificação apresentado por Bandeira (1960), Duque-Estrada (1914), Bilac e Passos (1905) e Said Ali (1999); (ii) as escolas literárias do Romantismo, do Parnasianismo e do Simbolismo, a partir do que é proposto por críticos literários como Candido (2001), Bosi (2017) e Moisés (2003), a fim de melhor compreender o que são esperados dos poemas produzidos em cada uma destas vertentes e, a partir de então, respondermos à seguinte pergunta: em qual escola literária do Brasil se encontra a produção literária de Alcina Leite?Item A multissignificação e desautomatização na linguagem clariceana: um reconhecimento intrapessoal(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-11-30) Almeida, Gisleide Maria de; Lima, Alisson Hudson Veras; http://lattes.cnpq.br/8806187550295871; Souza, Adriana Nunes de; http://lattes.cnpq.br/9445221981244067; Silva, Vitor Emmanuell Pinheiro da; http://lattes.cnpq.br/5708863338829527Esta pesquisa tem por objetivo analisar a linguagem escrita de Clarice Lispector na obra Água Viva, a partir da Teoria do Romance de Mikhail Bakhtin, compreender a concepção do gênero romance, inclusive como é ensinado em sala de aula; investigar elementos de narração na escrita fragmentada e descontinua e ainda, compreender os elementos multissignifigativos e desautomatizantes como recurso estilístico do livro Água Viva. Investiga-se, portanto, como esses recursos permitem um reconhecimento intrapessoal a partir das fragmentações e desconstrução da escrita no texto. Iniciamos os estudos na Teoria do Romance de Mikhail Bakhtin para entendermos a evolução do gênero romanesco, passando pelo romance tradicional, finalizando a pesquisa no romance moderno e pós-moderno com os processos da Multissignificação e desautomatização, a partir de uma leitura da obra em fragmentos poéticos os quais ultrapassam a (des)construção do gênero romance e permite ao interlocutor, senão o eu leitor, o despertar de consciência por meio dos processos da multissignificação e desautomatização. A principal intenção é mostrar que a leitura das obras clariceanas pode ser construída por fragmentos e a partir destes, boa parte das pessoas conseguem adquirir conhecimento literário capaz de transformar o eu leitor e consequentemente o eu coletivo. Recorremos aos estudos de Mikhail Bakhtin (2019), Georg Lukács (2009), Benedito Nunes (1973), Neiva Pitta Kadota (1997), Regina Pontieri (2001), Ana Maria Agra Guimarães(2015), Maria Lucia Homem(2012), Ivan Hegenberg (2018), Maussed Moisés (2019), Evandro Nascimento(2012), Ricardo Iannace (2001). Além de outros trabalhos que pesquisaram sobre a escrita e a linguagem de Clarice Lispector.Item Uma proposta de ensino de literatura: estudo do texto literário a partir das funções da literatura(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-12-01) Santos, Adriana Vital dos; Lima, Alisson Hudson Veras; http://lattes.cnpq.br/8806187550295871; Santos, Erinaldo da Silva; http://lattes.cnpq.br/7428490483642315; Cavalcante, Sandra Araujo Lima; http://lattes.cnpq.br/1201376467996441O presente trabalho trata-se de uma pesquisa de caráter aplicada, pois buscamos, a partir da leitura dos textos literários e do reconhecimento de suas funções, propor novos caminhos para o ensino de Literatura. O trabalho tem como objetivo central sugerir uma proposta de ensino de literatura sobre o estudo do texto literário a partir das funções da literatura. Para cumprimos com nosso objetivo, a pesquisa foi desenvolvida por meio do método indutivo, pois partimos de um fato específico, a saber: o uso das funções da literatura na leitura de textos literários para, a partir disso, mostrar a análise de textos da literatura brasileira comumente usados no primeiro ano do Ensino Médio, visando uma nova proposta de ensino. Ademais, por ser esta uma pesquisa desenvolvida, em sua maior parte, por meio do método indutivo que, por natureza, é um método que prevê o uso de referencial bibliográfico, podemos afirmar que nossa investigação dar-se-á por meio do método monográfico, especificamente como uma pesquisa bibliográfica. Logo, o Corpus da pesquisa foi construído a partir de diversos textos de diferentes escolas literárias, cujo foram analisados considerando as funções da literatura. Assim sendo, utilizamos como referencial teórico (i) Os conceitos de Língua e Linguagem apresentados por Saussure (2008), Lyons (1982) e Chomsky (1978); (ii) As perspectivas sobre Comunicação e suas funções a partir de Chalhub (2003), (Jakobson, 2008); (iii) As funções da literatura e seus conceitos a partir de D’Onofrio (2007), Almeida e Lima (2019), e Lopes (2021); e (iv) e por meio do pensamento de Candido (1972), Zilberman (2008), Aguiar e Suassuna (2013), Soares (2002) e Cosson (2009) buscar compreender a literatura como importante instrumento de transformação social no ensino de Língua Portuguesa. Dito isso, foi possível perceber que a gênese do ensino de literatura é o texto literário como o centro das práticas de leitura na escola, sem o abandono do prazer e com o compromisso de conhecimento que todo saber exige. Levando em consideração a formação do leitor, vencer a noção conteudista do ensino é compreender que mais que um conhecimento literário, trabalhar a literatura é partilhar experiências falar de autorreconhecimento é, como diria Cosson (2009), incorporar o outro em mim sem a renúncia da minha própria identidade, e nos deixar sermos constituídos por meio da palavra.Item Teste Cloze compreensão de dígrafos com estudantes do 6º ano e da EJA: um estudo comparativo(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-11-30) Santos, Jéssica Oliveira dos; Lima, Alisson Hudson Veras; http://lattes.cnpq.br/8806187550295871; Reis, Divanir Maria de Lima; http://lattes.cnpq.br/9955165966530603; Cavalcante, Sandra Araujo Lima; http://lattes.cnpq.br/1201376467996441O presente trabalho visa analisar o processo de aquisição da linguagem escrita de estudantes do 6 ano e da Educação de Jovens e Adultos, por meio de um estudo comparativo. A partir das teorias da aquisição da linguagem pelos vieses da Psicologia Behaviorista, Epistemologia genética e interacionismo, bem como a aquisição da linguagem pela Linguística, com gerativismo e Conexionismo. Além disso, utilizou-se teorias da aquisição da escrita por Emília Ferreiro e Ana Teberosky (1991). Através do método hipotético-dedutivo, e a pesquisa do tipo descritiva, utilizou-se o teste Cloze de compreensão; para a realização dessa técnica, visando analisar os conhecimentos prévios dos estudantes, recorremos ao conteúdo correspondente a sua série escolar, sendo este, dígrafos consonantais. A partir da seguinte investigação é possível traçar estratégias pedagógicas e comportamentais pautadas em dados diversificados, tendo em vista a perspectiva sociocultural que abrange os dois grupos observados, sendo eles, de faixa etária totalmente distinta, fator determinante para a análise de dados. Os resultados mostram significativas lacunas no processo de aquisição da escrita dos alunos que cursam o ensino fundamental II, que revelam desafios, enquanto os alunos da EJA, que apresentam processo educacional fragmentado, obtiveram resultados satisfatórios na compreensão dos dígrafos. Pode-se explicar tais resultados através das características essenciais do aprendizado, pois, ele acarreta vários processos do desenvolvimento internamente, os quais, funcionam apenas quando o indivíduo interage com seu ambiente de convívio, sendo assim, o estudo comparativo permite averiguar o nível de percepção de acordo com as vivências de cada grupo estudado. Essas percepções são processos mentais, segundo a teoria sociocultural de Vygotsky, fazendo parte da formação do pensamento humano. Assim os processos de internalização influenciam na formação dos conceitos científicos desenvolvidos na escola, ou seja, há saberes que os indivíduos aprendem antes mesmo de frequentar a escola. Por fim, é através de diferentes correntes teóricas que se observa concepções distintas no processo de aquisição da linguagem escrita.Item A variação linguística no livro didático do ensino médio(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-10-26) Santos, Jeane de Brito; Lima, Alisson Hudson Veras; http://lattes.cnpq.br/8806187550295871; Lima, Alisson Hudson Veras; http://lattes.cnpq.br/8806187550295871; Cavalcante, Sandra Araujo Lima; http://lattes.cnpq.br/1201376467996441; Leite, Wilma Albuquerque da Silva; http://lattes.cnpq.br/9019670882435484O livro didático é um recurso que serve como instrumento de apoio ao trabalho docente, por isso é essencial verificar como os conteúdos são disponibilizados e tratados para os estudantes. O presente trabalho tem como objetivo analisar de que maneira a variação linguística é abordada nos livros didáticos de língua portuguesa do Ensino Médio. Assim, nesta pesquisa, pretende-se refletir sobre o tratamento dedicado ao tema considerando como os conceitos são apresentados e qual o nível de aprofundamento dedicado. Para tanto, apoiamo-nos nas discussões realizadas por Bortoni-Ricardo (2004), Bagno (2007), (2015), Antunes (2003) e Alckmin (2004), dentre outros. Ademais, levamos em consideração as orientações descritas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (1997) e da Base Nacional Comum Curricular - BNCC (2018) a respeito de como a variação linguística deve ser abordada no âmbito educacional e também nas obras didáticas. Analisamos duas coleções de livros didáticos da língua portuguesa voltadas para o Ensino Médio sendo elas volumes únicos Se Liga nas Linguagens, de Wilton Ormundo e Cristiane Siniscalchi, e Multiversos, de Maria Tereza Arruda Campos e Lucas Sanches Oda, ambas aprovadas no Plano Nacional do Livro Didático de 2021. Esta pesquisa é considerada uma pesquisa documental de abordagem qualitativa/interpretativa que verificou a partir de leituras dessas obras, análise dos conceitos abordados e atividades propostas. Nossos estudos revelaram como resultado final que o tema variação linguística foi abordado em ambas as coleções: não sendo muito aprofundada na coleção Multiversos, sendo mais assertiva na coleção Se liga nas Linguagens, embora não fazendo uma abordagem completa. Também foi percebido a preocupação dos autores em incorporar conceitos fundamentados pela sociolinguística e também seguir as orientações da BNCC na abordagem do conteúdo, conceitos como heterogeneidade linguística, variantes de prestígio/estigmatizadas e diversidade linguística. Contudo, o conceito de preconceito linguístico foi abordado somente na obra "Se Liga nas Linguagens".