TCC Letras-Português
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando TCC Letras-Português por Orientador "Dias, Marcos Antônio de Araújo"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Educação e tecnologia: um estudo sobre os desafios da utilização das TICs nas aulas de Língua Portuguesa no ensino fundamental(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2024-02-28) Silva, Fábio Rodrigues da; Dias, Marcos Antônio de Araújo; http://lattes.cnpq.br/5582189967033444; Ferreira, Aline Suely Dias de Souza; http://lattes.cnpq.br/4622379932169180; Rocha, Woshimgton Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/8585981346940095A tecnologia e os seus avanços se mostram fundamentais à educação de crianças e adolescentes, em especial, durante pandemia de Covid-19, que fez com que os conteúdos educacionais fossem repassados para os alunos mesmo que eles não estivessem presentes em uma sala de aula. Analisou-se a inserção da tecnologia aliada à educação, visto que este recurso pode tornar as aulas de língua portuguesa mais atraentes, chamando a atenção do público desinteressado. Estudou-se os modos pelos quais os professores têm dificuldade de usar a tecnologia em sala de aula; avaliou os professores quanto ao uso da tecnologia em suas aulas de Língua Portuguesa e propôs possíveis soluções acerca das interfaces utilizadas pelos docentes para a satisfação dos alunos em sala. Atualmente, as velhas cartolinas foram substituídas por modernos e luxuosos slides, confeccionados em PowerPoint, Prezi ou Canva, o que jamais se poderia imaginar anteriormente. De fato, até o aluno que só segurava o cartaz evoluiu também para o passador de slides. E é essa, portanto, é possível notar . A metodologia abordada foi a qualitativo, com ênfase no estudo de caso com a aplicação de um questionário on-line, através do Forms do Google, enviado a 17 professores de língua portuguesa do ensino fundamental, de diferentes cidades alagoanas, de escolas públicas e privadas para que pudessem responder a 14 questões sobre o uso das aplicações tecnológicas em suas salas de aula de escolas municipais, estaduais e de ensino privado, desde jovens professores até veteranos, que vão de graduação ao doutorado, atendendo a algumas cidades alagoanas. Os resultados obtidos citam que há grandes desafios na utilização de recursos tecnológicos para muito docentes o qual é preciso que eles reconheçam dificuldade e busquem qualificação para utilizar a tecnologia em suas aulas.