Trabalhos Acadêmicos e Técnicos
URI Permanente desta comunidade
Inclui trabalhos de conclusão de cursos de especialização e graduação produzidos no IFAL e fora dele
Navegar
Navegando Trabalhos Acadêmicos e Técnicos por Orientador "Brasileiro, Regina Maria de Oliveira"
Agora exibindo 1 - 10 de 10
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Ciências Biológicas na Educação de Jovens e Adultos: olhar dos/as discentes sobre suas aprendizagens(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-07-26) Cidreira, Cícera; Brasileiro, Regina Maria de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/4146119273576569; Luz, Merylane Porto da Silva; http://lattes.cnpq.br/4940334471477236; Limeira, Ana Cristina Santos; http://lattes.cnpq.br/8492241199102646A proposta desse trabalho é analisar as dificuldades enfrentadas pelos alunos da EJA na disciplina Ciências Biológicas na Escola Tavares Bastos. E ao mesmo tempo identificar seus limites e desafios no processo de ensino e aprendizagem da disciplina de Biologia. Abordou-se de forma breve a história da EJA, ressaltando as concepções de ensino-aprendizagem na EJA, desde uma perspectiva tradicional a educação libertadora. Assim como, as perspectivas para o ensino-aprendizagem de Ciências Biológicas na EJA. Além disso, a problemática do trabalho está embasada no seguinte questionamento: Quais as principais dificuldades encontradas pelos alunos no processo de ensino-aprendizagem da disciplina de Ciências Biológicas na Escola Estadual Tavares Bastos? A pesquisa envolveu uma revisão de literatura e de campo baseada em artigos publicados na internet e que tratam sobre o referido tema. Contudo, os resultados obtidos pela pesquisa não se pretende esgotar o tema pois a temática sobre educação de jovens e adultos na educação básica e gratuita no ensino brasileiro é bastante ampla.Item Conto Etiológico : um gênero distinto que estima a imaginação, a leitura e escrita(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2019-08-21) Tcham, Kelly Jane da Silva; Brasileiro, Regina Maria de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/4146119273576569; Oliveira, Elisabete Duarte de; http://lattes.cnpq.br/7781886522973384; Agra, Christiane Batinga; http://lattes.cnpq.br/0715128190591513Este trabalho de conclusão de curso surge a partir das atividades desenvolvidas no projeto de extensão “Senta que lá vem a história”, fomentado pelo Instituto Federal de Alagoas, tendo como proposta o incentivo à leitura entendida como basilar para o processo de formação da criança leitora e como um excelente aparato didático de inserção à literatura, uma vez que o mesmo foi percebido como capaz de mostrar o universo literário de modo prazeroso. Este trabalho tem como objetivo analisar a importância do conto etiológico no processo de incentivo a leitura e a produção textual para as crianças de seis a doze anos. Metodologicamente, optamos pelo estudo de caso, que consiste em analisar o tema, identificando os fatores que contribuem para a aprendizagem das crianças do projeto. Buscamos analisar, à luz dos estudos do texto literário, a importância do conto etiológico no incentivo à leitura e produção textual das crianças integrantes do projeto por meio do gênero conto. Para tanto, valemo-nos das reflexões de autores que tratam da importância da leitura literária por meio do gênero em questão, a saber: Antunes (2010), Cascudo (2014), Góes (2005), Marcuschi (2002), entre outros. Na conclusão do estudo, observou-se o quanto o uso conto etiológico pode ser eficaz para auxiliar as crianças a despertar o interesse e o prazer pela leitura e o estímulo à produção textualItem Diretor pedagógico e a atividade compromissora no ambiente escolar(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2021-11-25) Silva, Alexandra Alves da; Brasileiro, Regina Maria de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/4146119273576569; Araújo, Antônio Cícero de; http://lattes.cnpq.br/4716895949004675; Soeira, Elaine dos Reis; http://lattes.cnpq.br/2699971179132910A função do diretor pedagógico no Brasil esteve ligado aos diferentes momentos históricos políticos educacionais passando por muitos entraves até conquistar seu verdadeiro papel na educação. Hoje ele está à frente do trabalho da escola, observando as dificuldades refletindo sobre estas e traçando estratégias para sancionar os problemas. O principal objetivo deste trabalho é compreender o comprometimento do diretor pedagógico em quanto função no ambiente escolar, por isso, foi analisada uma escolas da rede pública estadual no município de São José da Laje - AL. A metodologia utilizada para a pesquisa foi: bibliográfica e de campo, para pesquisa bibliográfica buscaram-se informações em livros e artigos referentes a teoria dos autores: Alarcão (2001), Freire (1998), Libâneo (2001), Medel (2008), Pimenta (2004) e Saviani (2002), dentre outros. O trabalho de campo baseou-se na aplicação de questionários, um para o diretor pedagógico e outro para os professores. Os dados coletados evidenciaram que apesar do diretor ter demonstrado desempenho no processo pedagógico ainda há muito o que se fazer, é necessário que haja mais compromisso no acompanhamento do ensino e da aprendizagem e na democratização do PPP (projeto político pedagógico). Portanto, o diretor pedagógico deve saber seu verdadeiro papel, e constantemente acompanhar, avaliar, pensar e repensar, ressignificando sua atuação na prática do ensino e na aprendizagem dos discentes.Item Educação especial na formação inicial de professores: uma análise dos currículos dos cursos de licenciatura em Química de Alagoas(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2021-12-08) Silva, Jaiane Nascimento da; Brasileiro, Regina Maria de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/4146119273576569; Oliveira, Elisabete Duarte de; http://lattes.cnpq.br/7781886522973384; Ferreira Júnior, Jésu Costa; http://lattes.cnpq.br/5859354241648167Esta pesquisa busca compreender como os currículos dos cursos de Licenciatura em Química do Estado de Alagoas dialogam e se dialogam com as concepções e percepções da Educação Especial. Com cunho qualitativo, utilizou-se a pesquisa bibliográfica com análise documental a fim de sistematizar os dados obtidos a partir das análises dos Projetos Pedagógicos dos Curso. Foram revisados todos os normativos legais que orientam a modalidade no Brasil, assim como a história por trás do desenvolvimento das políticas públicas que asseguravam/asseguram às pessoas com deficiência. Construiu-se seis categorias para análise de dados: “Normativos orientadores dos currículos dos cursos de Licenciatura em Química das instituições públicas do estado de Alagoas”, “Carga horária, semestres e núcleos por instituição”, “Eixos/núcleos e suas cargas horárias”, “Componentes que abordam conceitos importantes da Educação Especial de caráter não específico”, “Componentes específicos referentes a Educação Especial/Educação Inclusiva” e “Tópicos dos componentes curriculares específicos”, todos eles com a finalidade de sistematizar a organização curricular dos PPC’s analisados. Ao fim, dialogando essencialmente com as perspectivas de Minetto (2008), Silva (2010), Guebert (2007), conclui-se que os currículos das instituições de ensino analisadas não oferecem a formação necessária para que o futuro professor de química possa atuar com alunos com deficiência.Item Educação inclusiva e o ensino de ciências: relato de uma experiência(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-06-14) Silva, Lucivan Santos da; Brasileiro, Regina Maria de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/4146119273576569; Coelho, Sheyla Ferreira Lima; Bastos, Alexandre Fleming Vasques; http://lattes.cnpq.br/7239157167819125O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo compreender o papel dos professores de ciências quanto ao contexto da educação inclusiva e a utilização de abordagens metodológicas para o processo de ensino-aprendizagem do aluno surdo, correlacionando com as vivências realizadas no estágio supervisionado. Trata- se de uma pesquisa de caráter qualitativo descritivo, que se utiliza da pesquisa bibliográfica e do relato e análise da experiência do estágio supervisionado. O estudo está dividido em seções, que discutem a educação inclusiva, relacionando-a com o ensino de ciências; e aborda o ensino de ciências para a pessoa surda. Conclui-se que a vivência no estágio supervisionado foi gratificante e enriquecedora para a formação do futuro professor; entretanto, quanto à educação inclusiva observa-se que para o efetivo processo de ensino-aprendizagem ocorrer não basta apenas a presença do intérprete de libras na sala de aula, mas, faz-se necessário a utilização de recursos pedagógicos que permitam a integração e interação dos alunos surdos.Item O ensino de ciências e as metodologias da problematização frente às tentativas de integração curricular(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2024-02-29) Oliveira, Carlos Henrique Araújo de; Brasileiro, Regina Maria de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/4146119273576569; Santos, Eduardo Lima dos; http://lattes.cnpq.br/0426360378881187; Bastos, Alexandre Fleming Vasques; http://lattes.cnpq.br/7239157167819125A integração entre metodologias ativas e a progressão curricular no ensino fundamental é uma temática complexa e dinâmica no cenário educacional contemporâneo, bem como a articulação dessa progressão com a inserção de metodologias ativas. Com isso, este estudo busca compreender a implementação dessas práticas nos anos finais do ensino fundamental, especialmente em Ciências da Natureza, em consonância com as mudanças na organização curricular, especialmente delineadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A pesquisa se justifica pela necessidade de aprofundar a discussão sobre a integração entre a progressão e a organização curricular, aliada à eficácia das práticas metodológicas. No que se refere à metodologia do estudo, optou-se por uma pesquisa descritiva, buscando características detalhadas dos fenômenos e identificação de correlações entre variáveis. A abordagem qualitativa foi escolhida para promover diversidade e flexibilidade na compreensão das perspectivas analisadas. A pesquisa bibliográfica foi conduzida na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), abrangendo o período de 2017 a 2023. A análise e interpretação dos resultados foram realizadas por meio da análise de conteúdo guiada por Bardin (2016). Os resultados revelam duas categorias principais: metodologias ativas da problematização com foco em integração curricular e outros modelos de aprendizagem ativa com foco em integração curricular. As teses exploram a aplicação dessas metodologias, destacando a importância da integração curricular, autonomia do aluno e pensamento crítico. Conclui-se que a interligação entre metodologias ativas, progressão curricular e BNCC é vital para uma abordagem educacional mais eficaz e holística. A falta de estudos que abordem simultaneamente esses elementos destaca a necessidade de promover uma mudança de paradigma na pesquisa educacional, incentivando a colaboração interdisciplinar entre pesquisadores e a superação das resistências à mudança nas estruturas tradicionais. Essa abordagem pode contribuir para uma compreensão mais aprofundada do processo educacional e preparar os alunos para os desafios do século XXI.Item A formação de jovens leitores: relato de uma experiência com contação de histórias(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2019-07-08) Santos, Carlos Augusto da Silva; Brasileiro, Regina Maria de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/4146119273576569; Agra, Christiane Batinga; http://lattes.cnpq.br/0715128190591513; Bastos, Alexandre Fleming VasquezO presente trabalho se constitui em um estudo sobre a contação de histórias e sua importância na formação de leitores e produtores textuais. Com ênfase na utilização do gênero textual fábula, e as estratégias de leitura utilizadas pelos leitores para refletirem e assimilarem a mensagem trazida pelo texto. As histórias são verdadeiros meios de alargar o horizonte da criança, aumentando seu conhecimento em relação ao mundo e a capacidade de imaginação, sendo importante no desenvolvimento de futuros leitores. Neste contexto, o trabalho se constitui em um estudo de caso, tendo como metodologia uma pesquisa qualitativa, a partir de observações de vários momentos de contacão, entrevistas, produção e análise de fábulas produzidas pelas crianças. O estudo se apoiou no projeto de incentivo à leitura “Senta Que Lá Vem a História”, desenvolvido na comunidade do Alto da Boa Vista, na Chã da Jaqueira. O projeto atende aproximadamente 30 crianças com idades entre 5 a 12 anos. A partir das análises, fica evidente a influência da contação de histórias como instrumento de formação de leitores e produtores textuais competentes, pois as evidências apontam uma evolução nos alunos que participam do projeto, seja na compreensão do que leem, seja na produção de textos coerentes.Item Metodologias ativas no ensino de biologia: um estudo bibliográfico do período de 2012 a 2022(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2024-07-25) Nascimento Júnior, José Rubens Oliveira do; Brasileiro, Regina Maria de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/4146119273576569; Coelho, Sheyla Ferreira Lima; http://lattes.cnpq.br/9377424161004165; Bastos, Alexandre Fleming VasquezO ensino da Biologia é imprescindível para formação de agentes transformadores da sociedade. Mas, o processo de transmissão de conhecimento centrado na figura do professor representa um dos grandes desafios a serem superados, e por isso, as metodologias ativas surgem como uma estratégia capaz de promover autonomia e a criticidade dos educandos. Este estudo apresenta como objetivo realizar um estudo bibliográfico, com recorte temporal de 2012 a 2022, acerca das metodologias ativas no ensino da Biologia através de uma revisão da literatura com análise qualitativa e descritiva, utilizando como bases de dados as plataformas Scielo e Google Acadêmico. A partir disso, foi identificado que as metodologias ativas são ferramentas importantíssimas para o ensino atual por empoderar o aluno, favorecendo também a alteração do ensino tradicional, trazendo uma ideia de construção de conhecimento em que os estudantes fazem parte não como meros ouvintes, mas como agentes transformadores, repletos de conhecimentos prévios que devem ser agregados a esse processo.Item O TANGRAM enquanto material didático para o aprendizado de conceitos e cálculo de área no ensino de matemática(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2010-01-31) Santos Neto, Adelmo Francisco dos; Brasileiro, Regina Maria de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/4146119273576569; Oliveira, Elisabete Duarte de; http://lattes.cnpq.br/7781886522973384; Rodrigues, Gracino Francisco; http://lattes.cnpq.br/6448071433328182O uso de instrumentos que trabalham a ludicidade no ensino é bastante importante, por diversos motivos, dentre eles, a motivação que causa no aluno. Como estratégia para isso, pode-se empregar jogos pedagógicos, aproximando o sujeito com o conteúdo científico. Dentre os jogos empregados pode-se citar o Tangram. Para a análise será utilizada a interação entre desenvolvimento algébrico e construção geométrica, através do uso do jogo TANGRAM relacionando o conceito e o cálculo de áreas de figuras planas. O estudo tem como objetivo geral analisar a utilização do jogo “TANGRAM” como recurso didático no ensino-aprendizagem no conceito e no cálculo de área de figuras planas. Quanto ao método, trata-se de uma pesquisa qualitativa, mediante aplicação de questionário, a técnica é o estudo de caso. Os sujeitos da pesquisa são alunos do 6º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Professora Ana Coelho Palmeira. Conclui-se que o jogo Tangram, de fato ajuda, uma vez que auxilia o aluno no pensamento acerca de como elaborar a resolução da questão, através da observação. Logo, no estudo percebem-se algumas deficiências no uso do jogo não conseguindo, o aluno, identificar, dentre outros, as áreas das figuras, de modo que se perceberam deficit na aprendizagem na disciplina matemática, como não aplicar a sequência para resolver a questão, sugerida por alguns autores neste estudo ao tratar sobre a resolução de problemas.Item Uso de jogos no ensino de ciências na Educação de Jovens e Adultos(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2024-07-05) Terto, Fraçois da Silva; Brasileiro, Regina Maria de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/4146119273576569; Soeira, Elaine dos Reis; http://lattes.cnpq.br/2699971179132910; Santos, Reinaldo Batista dos; http://lattes.cnpq.br/8664524414563817Essa é uma pesquisa qualitativa e bibliográfica tem como objetivo trazer uma proposta sobre utilização de jogos para o ensino-aprendizagem de alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no ensino de ciências, trazendo para sala de aula novos métodos de ensino para que o aluno possa aprender, de forma dinâmica e atrativa, os conteúdos. A ludicidade atualmente vem se tornando um tema bastante abordado no meio escolar, pois é um grande aliado quando se trata de teoria e prática. O uso de jogos na turma da EJA não se resume apenas no brincar, ele vai ajudar na formação de estratégias, percepções e interações com os demais, sendo assim o aluno irá alcançar uma dimensão mais ampla na assimilação dos conteúdos.