Dissertação Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT
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Navegando Dissertação Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT por Orientador "Lima, Antônio Carlos Santos de"
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Item Contribuições da contação de histórias para a formação integral: caminhos criativos e humanizados em aulas de língua portuguesa(2022) Oliveira, Gicele Rose dos Santos; Lima, Antônio Carlos Santos de; Lima, Antônio Carlos Santos de; Cavalcanti, Ricardo Jorge de Sousa; Nascimento, Maria Edna Porongaba doNo contexto escolar, a contação de histórias pode proporcionar, tanto a alunos/as quanto a professores/as, a possibilidade de se apropriarem, disseminarem e produzirem suas culturas, promovendo diversas formas de ler o mundo, a si e o meio mais imediato que os cerca. Nessa perspectiva, a presente pesquisa tem como objetivo refletir sobre o lugar dessa prática, a contação de histórias, no processo de formação integral em aulas de Língua Portuguesa. Em se tratando de uma pesquisa situada no contexto educacional, cujo compromisso também se relaciona com a transformação social, este estudo está ancorado na perspectiva da Análise de Conteúdo (AC) e se caracteriza como de natureza qualitativa, do tipo pesquisa-ação. A partir de vivências com estudantes de um curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Agroindústria do Instituto Federal de Alagoas, as quais se constituíram como sujeitos de pesquisa, participando de oficinas e respondendo a questionários, concluiu-se que a contação de histórias, ao permitir a essas estudantes vivenciarem experiências que contemplam diversos aspectos da dimensão humana, contribui para a construção do conhecimento, em um processo de aprendizagem significativa que culmina com a formação humana integral. Isso devido ao caráter humanizador, dinâmico e criativo dessa prática no processo de ensino e aprendizagem. Como ação da pesquisa, apresenta-se um Produto Educacional (PE), um “Caderno de Oficinas”, cujo objetivo é contribuir para que tal prática, como recurso complementar em Língua Portuguesa, seja incorporada ao currículo do Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio com vistas à formação integral.Item O livro-jogo e o desenvolvimento da formação humana integral de estudantes da EJA EPT (PROEJA)(2024) Beirouti, Mayara Romeiro Lins; Lima, Antônio Carlos Santos de; Lima, Antônio Carlos Santos de; Cavalcanti, Ricardo Jorge de Souza; Maraschin, Mariglei SeveroDesenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), esta pesquisa teve como objetivo refletir sobre a relação entre os conhecimentos de mundo e os conhecimentos escolares de estudantes da EJA EPT (PROEJA), bem como as implicações dessa relação na formação humana integral desses/as estudantes. Situada na Linha de Pesquisa “Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica” e no Macroprojeto “Inclusão e diversidade em espaços formais e não formais de ensino na EPT”, o estudo se configurou como de natureza qualitativa, do tipo participante, cujos instrumentos de coleta de dados foram questionário e entrevista. Os/as participantes da pesquisa foram estudantes do primeiro período, ou módulo, do curso Técnico em Cozinha, modalidade EJA EPT, ofertado no IFAL, campus Marechal Deodoro. Do ponto de vista teórico, o estudo baseou-se em teorias do currículo, currículo integrado e formação humana integral. A partir da análise dos dados obtidos com as entrevistas e com os questionários, identificou-se que há conhecimentos que ainda não são do domínio desses sujeitos e que tais conhecimentos não são contemplados no currículo escolar, apesar da natureza do trabalho pedagógico inerente à EJA EPT. A pesquisa culminou na elaboração de um Produto Educacional (PE), configurado como um Livro-jogo, o qual possibilitará aos/às estudantes da EJA o contato com esses conhecimentos, que ficaram à deriva em seus processos de formação, podendo contribuir para o desenvolvimento da formação humana integral desses sujeitos.