TCC Ciências Biológicas
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando TCC Ciências Biológicas por Orientador "Lima Filho, Adalberon Moreira de"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item O uso da webQuest na prática educativa durante o ensino remoto(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2021-06-11) Moura, Maria Valéria Pereira; Lima Filho, Adalberon Moreira de; http://lattes.cnpq.br/5204293561529304; Bezerra, Danielle Barbosa; http://lattes.cnpq.br/2898315857629924; Toledo, Mário Tãnio Fonseca; http://lattes.cnpq.br/8795127120350475Devido ao grande avanço das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), o sistema pedagógico tem reverberado sobre como apoderar-se dos recursos digitais para contribuir com o processo de ensino e aprendizagem. Uma ferramenta que pode colaborar nesta ação é a WebQuest, caracterizada por uma pesquisa orientada na qual se utiliza a Internet para construir conhecimentos. Sendo assim, a presente proposta busca expor uma reflexão sobre o relato de experiência da elaboração e aplicação de uma ferramenta WebQuest (WQ), onde foi trabalhado um conteúdo do componente curricular de ciências das turmas do 7o ano do Ensino Fundamental de uma escola do município de Boca da Mata – Alagoas, realizado na prática de período de regência da disciplina do estágio supervisionado III, durante o ensino remoto. Para isso, utilizamos uma abordagem metodológica descritiva, desta forma, apresentando uma proposta desafiadora e interativa, a pesquisa foi dividida em três etapas: o processo de criação da WebQuest sobre animais vertebrados, em seguida a aplicação aos alunos e, por fim, realizando a análise e reflexões da metodologia. Com objetivo de identificar as principais habilidades dos estudantes a partir da tarefa proposta, os alunos foram avaliados por meio da avaliação por rubrica. O resultado contribui para a importância da ferramenta e o aumento da informação, oportunizando o conhecimento e o aprendizado escolar dos alunos. Ressaltando ainda que o acesso à internet de forma igualitária nos espaços escolares, e até mesmo fora deles, contribui para um resultado mais satisfatório.Item Uso do Kahoot no modelo de ensino remoto - Ensino de Biologia(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-10-25) Santos, Alexandro Lourenço; Lima Filho, Adalberon Moreira de; http://lattes.cnpq.br/5204293561529304; Araujo, João Paulo Alves de; http://lattes.cnpq.br/8249646392563896; Silva, Luis Antonio Costa; http://lattes.cnpq.br/3146634152566002No final de 2019, com o surgimento do novo corona vírus, houveram várias alterações nos comportamentos sociais ao decorrer do tempo, dentre estas mudanças, está a área educacional, que por ser um dos principais pilares para o desenvolvimento, não poderia permanecer parada por muito tempo. Sendo assim, com estado de urgência, deu-se início às aulas remotas na maioria dos institutos educacionais. Como consequência da grande mudança de ambientes, professores e alunos sentiram bastante dificuldade no aprendizado, pois até então não teriam praticado tal habilidade anteriormente. Levando em consideração tais dificuldades encontradas para ministrar uma sala online, era óbvio a necessidade de novas metodologias. As instituições de ensino utilizaram várias ferramentas que auxiliaram tanto no desenvolvimento das aulas quanto nos métodos de atividades avaliativas e revisões, portanto, o presente relato de experiência, realizado com alguns bolsistas e professora supervisora do PIBID-IFAL, busca enfatizar o uso da plataforma Kahoot. Como resultado da atividade realizada, a plataforma foi de grande proveito para os alunos, pois traz consigo uma diversidade de atividades que atrai o interesse do aluno.